Connect with us

Tocantins

Conselho Estadual de Segurança Pública do TO elege novos membros

Publicado

em

O processo de eleição dos conselheiros representantes de entidades da sociedade civil e de trabalhadores de segurança do Conselho Estadual de Segurança Pública do Tocantins (Conesp) foi realizado na tarde dessa quarta-feira, 12, no auditório da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). Participaram do pleito sete instituições, sendo cinco de representantes de classe e duas da sociedade civil. Ao final, seis entidades foram eleitas.

 Antes do início da votação, realizada pelo voto secreto, a secretária executiva do Conesp e diretora de Políticas de Segurança da Secretaria da Segurança Pública, Mariana Rodrigues da Silva, fez uma breve exposição sobre o Conesp. Logo depois, os inscritos tiveram cinco minutos para exporem os projetos de suas entidades e pedirem voto. Em seguida, o pleito foi realizado sob a supervisão da Comissão Eleitoral formada por integrantes da Polícia Militar, do Corpo de Bombeiros, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça.

Resultado

Pela sociedade civil, foram eleitas duas organizações: o Conselho Comunitário de Segurança de Porto Nacional, cuja chapa foi encabeçada pela presidente Ides de Nazaré Ribeiro Neres Souza, e como suplente Mayanne Cristina Rodrigues Muniz; a Associação de Moradores da Quadra 304 Norte, presidida por Mário Agostinho Coelho Pinto, tendo como suplente Erenal Barbosa da Silva.   

Dos representantes de classe foram eleitos como titular e suplente, respectivamente José Filho e Marcos Aurélio Jacome pelo Sindicato de Peritos Oficiais do Estado do Tocantins (Sindiperito); major Danilo Argolo e Capitão Arione Glauber Guilherme pela Associação dos Oficiais Militares do Estado do Tocantins (Aometo); Hugle Carneiro Ivo Dias e Adriano José Vieira pela Associação dos Agentes de Trânsito e Transporte do Estado do Tocantins (AAGTRANSITO) e na disputa da categoria Agentes Penintenciários, a chapa da Associação dos Servidores do Sistema Penintenciário do Estado do Tocantins (Assispen) venceu a Associação de Profissionais do Sistema Penintenciário do Estado do Tocantins (Prosipen). A Assispen foi encabeçada  por Abraão Rezende Valença e Ádamo Tadeu Póvoa Melo.

Segundo o major Argolo da Polícia Militar, um dos eleitos, a criação do Conesp e a eleição realizada nesta quarta-feira são de suma importância, pois trata-se de uma iniciativa positiva que em muito vai ajudar na prevenção e no combate à criminalidade em Palmas e em todo o Tocantins. “A união de forças em prol de um bem comum, que é a segurança pública, tem um significado muito importante, porque a população vai poder estar mais alinhada e em consonância com as decisões que serão estabelecidas pelas forças de segurança no planejamento de ações e estratégias de combate e enfrentamento à violência e à criminalidade”, ressaltou o oficial da Polícia Militar.

Para o presidente do conselho de segurança da região norte de Palmas, Mário Pinto, a eleição no conselho representa um maior engajamento com a segurança pública e isso resultará em uma maior aproximação da comunidade com as forças de segurança pública, trazendo as demandas e levando os serviços e projetos que serão elaborados da ação em conjunto. Para ele, a eleição dos conselheiros em muito irá contribuir para a melhoria das condições de segurança em todos os bairros da cidade.

Marco

Para a secretária executiva do Conesp, Mariana Rodrigues, a eleição foi um primeiro passo para um processo histórico, um marco para as instituições de segurança pública. “Ter uma instância para se pensar e construir coletivamente as ações no âmbito da segurança pública é muito importante. Pois, trazer todos os componentes do sistema de segurança para uma atuação articulada qualifica planejamentos, permite um acompanhamento efetivo do Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social e aproxima as instituições das demandas da sociedade e de seus profissionais”, frisou a diretora.

Conesp

O Conselho Estadual de Segurança Pública (Conesp) foi instituído no mês de julho de 2019 e tem como presidente o secretário de Estado da Segurança Pública, Cristiano Barbosa Sampaio. (Rogério de Oliveira/Foto: Dennis Tavares)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Tocantins

Mauro Carlesse vistoria instalações de hospital contratado para atender pacientes da Covid-19

Publicado

em

Governador disse que a política de saúde do Estado é voltada para atender as pessoas que mais precisam e a contratação de um hospital devidamente equipado foi a solução mais viável encontrada 

Depois de selar cooperação técnica com o Centro Oncológico de Palmas para a oferta de leitos em caráter temporário, destinados ao atendimento de vítimas da Covid-19, o governador do Estado do Tocantins, Mauro Carlesse, acompanhado do secretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini, vistoriou na tarde desta quarta-feira, 8, as instalações da unidade. A iniciativa atende recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), de não instalação de grande número de leitos destinados ao tratamento da Covid-19 no mesmo espaço.

O pavilhão contratado pelo Governo do Tocantins conta dez Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e 60 leitos clínicos com capacidade de conversão para leitos com assistência respiratória. A contratação inclui ainda equipamentos, aparelhos de ar condicionado, mobiliário hospitalar e administrativo, enxoval hospitalar, material cirúrgico, dentre outros.

O Governador sustentou que a política de saúde do Estado é voltada para atender as pessoas que mais precisam nesse momento de pandemia e a contratação de um hospital devidamente equipado foi a solução mais viável encontrada pela equipe de saúde. “As instalações são novas e de excelente qualidade, tomara que não haja necessidade, mas temos que estar preparados, o Estado não pode ficar esperando e estamos procurando novos leitos para termos essa reserva de segurança para atender a nossa população”, pontuou o governador Mauro Carlesse, lembrando que a recomendação é para proporcionar o melhor atendimento possível ao cidadão tocantinense.

Edgar Tollini destacou que essa contratação foi uma determinação do governador Mauro Carlesse, a partir do entendimento de ofertar a melhor estrutura de tratamento de saúde aos tocantinenses. “Essa iniciativa foi muito importante, porque vai proporcionar maior tranquilidade à comunidade caso venha precisar. A recomendação do Governador desde o início da pandemia é que não poupássemos esforços para entregar à população o máximo que o Estado é capaz”, ressaltou.

Também acompanharam o Governador, o secretário de Estado da Comunicação, Élcio Mendes; o secretário Executivo da Governadoria e chefe de Gabinete do Governador, Divino Alan; o secretário Executivo de Parcerias Público Privadas, Claudinei Quaremin; além do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Jaizon Veras. (Jarbas Coutinho/Foto: Esequias Araújo)

Continue lendo

Tocantins

63.37% dos que pegaram Covid-19 no Tocantins estão curados

Publicado

em

Segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio de seu 115º Boletim Epidemiológico, divulgado nesta quarta-feira, 08 de julho, foram contabilizados 439 novos casos confirmados para Covid-19.

Agora o Tocantins contabiliza 13.440 casos confirmados da doença, destes 8.517 pacientes estão recuperados e 4.690 estão ainda ativos (em isolamento domiciliar ou hospitalar), além de 233 óbitos.

Veja AQUI o boletim detalhado.

Continue lendo

Tocantins

ARAGUAÍNA: Educação de Araguaína disponibiliza Portal do Aluno com material didático

Publicado

em

Em Araguaína, os alunos da Rede Municipal de Ensino já contam com uma nova plataforma para ajudar na educação não-presencial: o Portal do Aluno, que pode ser acessado no site da Prefeitura ou aplicativo GEP – Sala de Aula. O sistema on-line era usado pela Secretaria da Educação para diário eletrônico e foi adaptado para disponibilizar digitalmente todo o material didático que é retirado na escola, a cada 15 dias, e ainda também as videoaulas.
 
Por meio de login e senha individual, as crianças podem acessar o portal para resolver todas as atividades propostas on-line ou mesmo imprimir individualmente uma folha da apostila. “Para as perguntas objetivas, os alunos já sabem na hora se erraram ou acertaram, e nas subjetivas o professor irá corrigir”, explicou Letícia Guimarães, diretora da Escola Municipal Leia Raquel Dias Mota, na Vila Ribeiro.
 
Incentivo e suporte
Letícia ainda contou que inicialmente o trabalho de aproximação com os pais foi realizado pelo Whatsapp para incentivar e dar suporte. “A gente vem trabalhando questões motivacionais, estimulando que os pais simulem a rotina da escola dentro de casa, tendo um momento com os filhos para que possamos usar esse afastamento da escola como momento familiar”.
 
Competição saudável
A partir desta semana, os 351 alunos, de 1º ao 5º ano, da Escola Leia Raquel, serão incentivados a usarem mais o portal, sem deixar o apoio da rede social. “Os pais também mandam fotos da rotina e isso tem sido fantástico porque isso cria uma competição saudável entre eles”, concluiu a diretora.
 
Acesso a todos
A mesma intensificação do portal deve ocorrer para os cerca de 20.500 alunos da Rede Municipal de Ensino, entre escolas, creches e Educação de Jovens e Adultos (EJA) da zona urbana. “O material disponibilizado representa uma carga horária de duas horas, por dia, e toda tarefa também tem data, assim os pais podem fixar um horário para realização das atividades”, detalhou o superintendente da Educação, Railon Borges. (Marcelo Martin/Foto: Marcos Sandes)

Continue lendo
publicidade