Connect with us

Tocantins

Conselho Regional de Farmácia do TO vai eleger diretoria do biênio 18/19

Publicado

em

Marttha Ramos atual presidente do CRF-TO

De 8 a 10 de novembro, o Conselho Regional de Farmácia do Tocantins, elegerá sua nova diretoria para o biênio 2018/2019. Ao todo são 1.404 profissionais registrados na entidade. A atual presidente da instituição, Marttha Ramos, falou com nossa reportagem sobre o processo eleitoral e sobre os projetos futuros.

Acompanhe a entrevista:

1 – Quantos farmacêuticos estão aptos a votar existem hoje no Tocantins? 

São 1.404 segundo nossos registros do CRF/TO.

2 – Como serão realizadas as eleições nos dias 8 e 10 de novembro? 

A votação será realizada dás 12h do dia 08 de novembro até as 12h do dia 10 de novembro. Os farmacêuticos deverão votar pela Internet, no sitewww.votafarmaceutico.org.br, mediante senha individual e intransferível que receberá pelos correios. Nas eleições desse ano você escolherá: Conselheira Federal + Suplente; Uma chapa de Diretoria Regional; 03 Conselheiros regionais para o mandato de 2018/2021 + 1 suplente; 03 Conselheiros regionais para o mandato 2019/2022 + 1 suplente

3 – Porque a senhora acha que deve ser eleita pra representar o Tocantins, no Conselho Federal de Farmácia? 

Após quase quatro anos à frente do Conselho Regional de Farmácia do Tocantins, posso falar que tive o prazer decolaborar com a profissão farmacêutica. Esta que um dia sonhei em me formar e que hoje, tenho a honra de serrepresentante da classe, a nível regional. Procurei sempre lutar e colaborar com a divulgação da importância do trabalho farmacêutico para a sociedade, afinal de contas somos partes de uma das esferas mais importantes, para vida humana: a saúde!

Só que ainda sinto uma imensa coragem e vontade de buscar mais recursos, de trazer mais novidades e estímulos para os profissionais farmacêuticos tocantinenses e foi por isso, que resolvi ficar mais tempo trabalhando pela classe… Foi por isso, que resolvi então me candidatar a Conselheira Federal de Farmácia pelo Estado do Tocantins! Porque sei que com união, empenho e engajamento ainda podemos ir além! Outro motivo que me fez escolher achapa pela qual sou integrante. Formada por profissionais gabaritados e cheios de energia para dar seguimento à luta de construir pilares firmes para a classe farmacêutica do Tocantins.

4 – Quais foram os principais avanços conseguidos durante a sua gestão à frente do CRF/TO? 

Olha, posso ter a honra de dizer que foram muitos, graças a Deus! Como: a inauguração as sedes da Seccional deAraguaína e o Escritório de Gurupi do Conselho Regional de Farmácia do Tocantins; a abertura do processo de escrituração do lote, onde hoje funciona a sede do CRF/TO; atribuição de mais atendimentos ao escritório de Gurupi, no sul do estado e a seccional de Araguaína! Nestes locais, agora é possível renovar asCertidões de Regularidade Técnica dos Farmacêuticos; Reforma Seccional Araguaína; parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) que buscará melhorias para pequenas empresas da área farmacêutica; realização do III Congresso Tocantinense de Farmácia e I Congresso de Saúde, Estética e Nutrição; busca pela implantação da Farmácia Clínica nas unidades básicas de saúde da família em Palmas, inclusive neste aspecto já realizamos uma primeira reunião com o município. Entre outras coisas que realizamos, sempre no sentido de buscar apoio e crescimento para classe farmacêutica!

5 – Quais são as principais demandas dos farmacêuticos do Tocantins?

Hoje, muita coisa tem se conseguido em torno da nossa profissão. Tudo isso, graças a um trabalho árduo dos Conselhos de todo o Brasil. Temos gente engajada, em busca de melhorias para classe. Vejo que hoje, a implantação da Integralidade farmacêutica no restante de municípios que ainda falta, a implantação da Farmácia Clínica nas Unidades de Saúde e principalmente o reconhecimento do farmacêutico como um profissional de trabalho essencial ao sistema único de saúde são demandas da classe que ainda podem trazer muitos benefícios para a sociedade como um todo. Estamos cada dia mais próximos disso. É uma evolução necessária para saúde pública não só dos tocantinenses, mas de todo os brasileiros.

6 – O que a senhora pretende fazer pelos farmacêuticos do Tocantins, caso seja eleita membro do Conselho Federal?

Montamos um planejamento com boas propostas. Baseado em tudo aquilo que eu disse anteriormente. Na necessidade da ampliação do serviço prestado para os farmacêuticos do estado. Assim, fomentamos a área da saúde e classe também.

7 – O governo do estado dispõe de quadro de farmacêuticos suficientes para atender a demanda do setor público? 

Bom, olha com a Integralidade dos serviços farmacêuticos sendo ampliado para todos os municípios, o governo precisará contratar mais profissionais para suprir as demandas dos hospitais. Aí teremos sim um quadro completo.

8 – E no setor privado, como à senhora vê o número crescente de farmácias, principalmente em Palmas, principalmente de grandes redes? As farmácias de pequeno porte vão acabar? 

Olha, existem vários fatores que impulsionaram este crescimento do ramo. Grandes redes de farmácias perceberam um potencial muito grande, aqui no Tocantins e se instalaram aqui. Gerando mais empregos diretos e indiretos na área. Tem também o fator do estado possuir quatro faculdades de Farmácia renomadas e que estão pondo anualmente no mercado, novos profissionais qualificados para atender a demanda. E estes novos farmacêuticos também estão empreendendo e abrindo muitas vezes, o próprio negócio. E de forma alguma isso acaba com as farmácias de pequeno porte. Até porque as redes só se instalam em grandes cidades, em capitais como Palmas, por exemplo. No interior são as empresas de pequeno porte que atendem a população. São à base de toda cadeia farmacêutica. Elas devem se modernizar cada vez mais, mas acabar não.  Além disso, um aspecto importante que fez o setor farmacêutico crescer foi o fato dos estabelecimentos terem inovado buscados mais alternativos para os consumidores. E o modelo de negócio farmacêutico está apenas se adaptando e a gente vê com bons olhos esta tendência de mercado. As mudanças da legislação também contribuíram! Porque elas são voltadas ao trabalho dos profissionais da área que agora prestam a sociedade um serviço mais próximo, chamado de “Assistência Farmacêutica” como mais um ponto positivo. Modelo em que a farmácia conta com um profissional preparado para realizar pequenas consultas como aferição de pressão e testes de glicemia, por exemplo.

9 – Que mensagem a senhora deixa para seus colegas e eleitores? 

Primeiramente que confie no nosso trabalho. Que veja o que já foi feito. Sem desmerecer as gestões anteriores, nunca tivemos graças a Deus, um conselho tão atuante, desenvolvendo tantas atividades em prol da classe. Fico feliz quando falo sobre estes números citados anteriormente, sobre o crescimento da área  no Tocantins e creio que esta será a tendência para no mínimo os próximos cinco anos. Como presidente de uma instituição tão importante para o nosso estado, estou acompanhando de perto tudo que é feito. “A gente crê que novos tempos, ainda melhores virão”!

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Tocantins

Sala do Empreendedor é instalada no Jalapão

Publicado

em

A região do Jalapão contará com mais um local de atendimento para os pequenos negócios. O novo Ponto de Atendimento e Sala do Empreendedor do Sebrae foram inaugurados neste sábado, 19, localizado na Praça do CAT – Sedematur, em Mateiros, município onde está localizada a maior parte da região ecoturística do Jalapão.

Mais de 1.700 pequenos negócios serão beneficiados com o atendimento presencial e local do Sebrae Tocantins, contando, inclusive, com orientação para acesso ao crédito.  O prefeito de Medeiros, João Martins, comemorou o novo Ponto, ressaltando o quanto será importante para todos os municípios que fazem parte do consórcio de municípios do Jalapão.

O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, Rogério Ramos enfatizou o quanto a presença dos micro empreendedores é importante para o desenvolvimento do Jalapão. “A região se destaca muito pelos pequenos negócios e isso se soma a uma grande estrutura, de um lugar rico, já conhecido internacionalmente. O Sebrae tem uma equipe muito qualificada para atender e transformar grandes regiões”, pontuou.

Para o superintendente do Sebrae, Moisés Gomes, com este Ponto de Atendimento, o time do Sebrae irá reforçar as ações para fortalecer o atendimento aos pequenos negócios da região. “As pequenas empresas vão fazer do Jalapão uma região turística como qualquer outra do País. Não tenho dúvidas que podemos ser o ponto turístico mais visitado do Norte do Brasil”, afirmou.

A inauguração contou ainda com a presença do diretor de Administração e Finanças Jarbas Meurer, a senadora Kátia Abreu, o Diretor de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Eduardo Diogo, o vice-presidente de varejo da Caixa, Celso Leonardo,  o prefeito de São Félix do Tocantins, Carlos Irael, a prefeita de Lizarda, Suelen Lustroso, além de autoridades locais.

Cidade Empreendedora

Na ocasião, também foi assinado o Termo de Adesão do município de Mateiros ao Programa Cidade Empreendedora. O objetivo é promover o crescimento e o fortalecimento dos pequenos negócios nos municípios do Tocantins através de dez eixos, que vão das compras públicas, sala do empreendedor à implantação do Projeto Força Mulher, ações de educação empreendedora, entre outros.

Continue lendo

Tocantins

Evento em parceria com Sebrae reúne educadores de todo o Tocantins

Publicado

em

Nesta segunda e terça-feira, 21 e 22, profissionais de todo o Estado participam do I Simpósio de Educação da Regional Portal do Jalapão. O evento, gratuito e on-line, é uma realização da Prefeitura de Porto Nacional, em parceria com o Sebrae, com abordagem nas Novas Aprendizagens em Uma Nova Escola – Estreitando Fronteiras.  Interessados podem se inscrever pelo link http://bit.ly/estreitandofronteiras e a transmissão será pelo canal do Sebrae Tocantins, no Youtube.

“A ideia do Simpósio surgiu a partir da observação que fizemos neste período de pandemia, sobre o fato de educadores e escolas terem que se reinventar para levar o ensino e aprendizagem para os alunos da rede. A parceria do Sebrae neste evento é importante, porque visualizamos que podemos ir mais longe com o apoio de todos”, enfatizou a diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Porto Nacional, Alexandra Albuquerque Gomes.


A coordenadora de Educação Empreendedora do Sebrae, Izana Assunção, ressaltou o papel da instituição de fortalecer as escolas no sentido de fomentar o empreendedorismo. “Queremos reforçar o protagonismo dos professores e estudantes e tornar as escolas mais empreendedoras, inspirando alunos e professores”, destacou.

A programação conta com os temas de ensino e avaliação durante e pós pandemia, modelos híbridos e flexíveis de ensino, Inteligência Emocional na Adversidade, além de interação entre as secretarias municipais e sorteio de livros. Um dos palestrantes é o professor doutor Hamilton Werneck. Autor de 26 livros, entre eles, “Se você finge que ensina, eu finjo que aprendo”, ele vai abordar Como Ensinar Bem e Avaliar Melhor na Pandemia e Pós-Pandemia. “

A analista e gestora do Sebrae de Porto Nacional, Milena Rodrigues, afirmou que a instituição “não poderia ficar de fora de um evento como esse, logo que apoia as empresas do Estado, capacitando-as para cumprir com eficácia o seu papel no processo de desenvolvimento econômico e social”, pontuou.

Programação

21/06

8h – Abertura

9h – Tema: Como Ensinar Bem e Avaliar Melhor na Pandemia e Pós-Pandemia – Professor doutor Hamilton Werneck.

14h – Tema: Modelos Híbridos e Flexíveis – Professora doutora Arlenes Spada

16h – Case Escola de Araguaína  – Professora mestra Elisangela Silva de Sousa

22/06

8h – Acolhimento e interação no chat com secretarias municipais de Educação da Regional

9h – Inteligência Emocional na Adversidade – Professor e master treinador Emerson Pinduka

Continue lendo

Tocantins

Polícia Civil do Tocantins ganha nova estrutura denominada “Cidade da Polícia”

Publicado

em

A partir desta segunda-feira, 21, as unidades administrativas da Polícia Civil do Tocantins (PC-TO), começam a funcionar na nova estrutura denominada Cidade da Polícia. O prédio está localizado na Quadra 202 Sul, em Palmas, e possui uma área de 2.823m² construída, com mobiliários novos e ambiente adaptado para receber a comunidade em geral.

Na nova instalação, inicialmente passam a funcionar a Delegacia Geral da Polícia Civil e suas diretorias de polícia da Capital, do Interior, e a de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado. No local também está sendo instalado o administrativo da Superintendência da Polícia Científica.  Além de moderna e integrada, com o novo prédio a redução de despesas com aluguel será de 23%, uma vez que as unidades, que estavam instaladas em diversos prédios, agora estarão reunidas na Cidade da Polícia.


O secretário de Segurança Pública do Tocantins, Cristiano Sampaio, celebrou a importante conquista que, segundo ele, trará benefícios não só a PC-TO. “Toda a sociedade ganha com a mudança uma vez que terá acesso aos principais serviços oferecidos pelo PC-TO em um só lugar, além do aparelhamento da polícia que irá trabalhar de forma mais integrada”, informou.

A delegada-geral da Polícia Civil, Raimunda Bezerra, explicou sobre a fase de mudança e adaptação, destacando os ganhos para a PC-TO. “Essa é a oportunidade de continuar levando segurança à população de uma forma inovadora, seguindo exemplos nacionais. A proposta do espaço também permitirá um trabalho mais integrado, beneficiando uma comunicação interpessoal e uma vivência presencial”, destacou.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze