Connect with us

Tocantins

Coodenador adjunto representa o Tocantins em Fórum Nacional de Defesa Civil

Publicado

em

O coordenador adjunto da Defesa Civil Estadual, major Carlos Eduardo Farias, juntamente com o tenente Diógenes Madeira, participou do IX Fórum Nacional de Defesa Civil, realizado nos últimos dias 4, 5 e 6 de junho, no município de Angra dos Reis (RJ), realizado em parceria com a Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional.

O evento reuniu coordenadores estaduais e municipais de Defesa Civil, técnicos e gestores da área, comunidade, membros de universidades e demais interessados em compartilhar experiências e boas práticas sobre prevenção de desastres e redução de riscos.

A temática central dos debates do Fórum Nacional foi a redução de ricos e desastres em áreas vulneráveis do país. O público de mais de mil pessoas, sendo a maioria representantes de órgãos de Defesa Civil estaduais e municipais, participam das atividades.

Geologia, hidrologia, mudanças climáticas e ferramentas estratégicas para a redução de desastres no país também foram discutidas, tendo como tema “Desastres acontecem quando não estamos preparados”.

“Nosso objetivo é unir ideias e contribuições destes profissionais para unificarmos a linguagem da Defesa Civil brasileira. A prevenção é possível e deve ser primordial. Para isso, precisamos de pessoas capazes e dispostas”, afirmou o secretário nacional de Defesa Civil, Humberto Viana, que representou o ministro Fernando Bezerra Coelho durante plenária de abertura do fórum.

Um dos assuntos de destaque do segundo dia de discussão, a criação de cursos de especialização em Defesa Civil, está em fase de estudo pela Sedec para formar novos profissionais, ainda mais qualificados.

O IX Fórum Nacional de Defesa Civil contou também com estandes de universidades federais e órgãos relacionados que apresentaram projetos e propostas inovadoras no campo da redução de desastres e minimização de áreas de riscos.

Entre os trabalhos expostos destaque para o Atlas Brasileiro de Desastres Naturais – 1991 a 2010, produção da Universidade de Santa Catarina, em parceria com a Sedec. O material disponibiliza o histórico de desastres naturais nos últimos 20 anos em todos os estados do Brasil.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Tocantins

Abertura da 7ª Sicteg On destaca ciência e transformação digital

Publicado

em

Na noite de quarta-feira (20), foi realizada de forma remota a abertura oficial da 7ª edição da Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi (Sicteg ON). Representantes dos segmentos governo, academia e empresas destacaram a importância da ciência, inovação e da tecnologia nos tempos atuais.

A prefeita de Gurupi, Josi Nunes, ressaltou a importância da Sicteg para a transformação da economia e educação na região. “Isso tudo tem mostrado a potencialidade que nós temos em transformar conhecimento em produtos, serviços e processos, em políticas públicas, soluções inovadoras para os problemas existentes”, destacou.

A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Cultura e Turismo, Lady Sakay também reforçou a relevância do evento e das parcerias firmadas. “Nós queremos inovar com ciência e tecnologia, para isso precisamos de união entre o poder públicos, as academias e as empresas. A Sicteg nos proporciona isso”, pontuou.


O superintendente do Sebrae Tocantins, Moisés Gomes, agradeceu ao convite e enalteceu a proposta da Sicteg On. “O ano de 2021 nos mostrou que a transformação digital chegou para mudar e acelerar alguns processos, e, o ambiente de popularização da ciência não poderia ser diferente. Esta iniciativa da Sicteg está inserida na nossa proposta do Mês Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI)”, disse.
A diretora técnica do Sebrae, Eliana Castro, enfatizou que a “Semana demonstra a força e o potencial de Gurupi e região na promoção do conhecimento em diversas áreas, como a inovação, tecnologia e o empreendedorismo”.

Palestra
Após a cerimônia, foi realizada a palestra de abertura, ministrada pelo psicólogo, professor, consultor em Educação e Desenvolvimento Humano, Rossandro Klinjey, com o tema: “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovação para o planeta”. “Precisamos usar tecnologias renováveis, inovar neste quesito, pensar além do hoje, no futuro para nossos filhos. Todos os desafios que temos enfrentado foram vencidos pela ciência e tecnologia”, destacou o professor.

Mostra Cultural
A noite encerrou com a apresentação cultural dos cantores Everton dos Andes e Dorivã Passarim, que destacaram a importância das novas tecnologias dentro da cultura. “Fico muito feliz em participar de um evento como esse, pois hoje a tecnologia está em tudo, tá na música, tá na arte. A música hoje é audiovisual, acho que não dá mais pra se pensar em música sem tecnologia e inovação”, citou Dorivã.

A Sicteg On
 “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”, é o tema da 7ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi/TO, que acontece entre os dias 20 a 22 de outubro de 2021. A Sicteg é uma ação alinhada à 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT/MCTI. A atividade se efetiva a partir da Integração Governo, Academia, Empresas, estratégia diversificada para popularização da Ciência, em abrangência Regional. O evento gratuito é coordenado pelo Programa InovaGurupi da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia de Gurupi, Conselho de Gestores de Instituições de Ensino Superior de Gurupi e conta com a colaboração do Governo Federal/Estadual, Fecomércio, UFNT, Senac, Sesi, Senai e Sebrae.

Durante a Sicteg On serão realizadas palestras, workshops, minicursos, mesas-redondas, desafio de games, campeonatos de LOL e Minecraft, apresentação de trabalhos acadêmicos, além de apresentações culturais. O evento segue até esta sexta-feira (22). (Assessoria de Imprensa do Sebrae Tocantins)

Continue lendo

Tocantins

GURUPI: SICTEG começa nesta quarta

Publicado

em

Com o tema “A transversalidade da ciência, tecnologia e inovações para o planeta”, tem início nesta quarta-feira (20) a 7ª Semana Integrada de Ciência e Tecnologia de Gurupi/TO (SICTEG). A edição segue até sexta (22) e faz parte da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT/MCTI. O evento, gratuito, é coordenado pelo Programa InovaGurupi, da Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia de Gurupi, Conselho de Gestores de Instituições de Ensino Superior de Gurupi e conta com a colaboração do Governo Federal/Estadual, Senac, Sesi, Senai e Sebrae.

A SICTEG sempre é realizada de forma rotativa em uma das três Instituições públicas de Ensino Superior de Gurupi: Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Universidade Federal do Tocantins (UFT) ou Universidade de Gurupi (UnirG). Este ano, devido à pandemia, a Semana será toda online.


De acordo com a gerente do Sebrae em Gurupi, Paula Alencar, o “Seminário é riquíssimo com conteúdos de diversas áreas, explorando o conhecimento e possibilitando a troca de experiências com as pesquisas e participação dos alunos e professores de instituições importantes para o nosso estado”.

No site oficial do evento, em https://sicteg.4.events/#/, está publicada a relação dos trabalhos selecionados para apresentações orais. Na programação serão realizados seminários voltados para pedagogia, inovação, cultura, assuntos comunitários, tecnologia, além de campeonato de games, entre outros.

Palestras

Quarta-feira (20/10)

19h – Professor Rossandro Klinjey, abordando o tema da SICTEG, sobre como desenvolver a inovação na sala de aula.
Faça Sua inscrição em https://bit.ly/3jdpLMz

Quinta-feira (21/10)

16h – Como empreender sendo criança? Com o Ryan Maia, de apenas 10 anos, membro da Academia de Letras do Brasil,  Co-Fundador do Projeto Crianças de Negócios, Empreendedor Infantil e CCO da Hamburgueria Ryan Maia. Com participação da Maryana com Y.
Inscreva-se em https://bit.ly/3ppBv2q

19h – Como alavancar o protagonismo na comunidade educacional? Com o palestrante Prof. Clóvis de Barros vai falar no programa EU QUERO, EU POSSO.
Inscrições em https://bit.ly/3lTDl9D

Acesso

Todo o evento será realizado no site. Para acompanhar, basta fazer o login no “Painel do Participante” para ter acesso à Feira Virtual do evento, que foi preparado em 2D , para fácil visualização e que contempla o Espaço Academia: com salas de palestras, minicursos e stands para atividades das instituições de ensino participantes; o Hub de Inovação: com salas de palestras e stands para atividades relacionadas à inovação; e o Espaço Governo: com salas de palestras e stands para atividades do setor público. (Assessoria de Imprensa do Sebrae Tocantins)

Continue lendo

Tocantins

ARAGUAÍNA: Saúde levará veículo da vacina móvel contra covid-19 para os bairros

Publicado

em

Com objetivo de continuar alcançando mais pessoas na imunização contra a covid-19, a Prefeitura de Araguaína, por meio das equipes da Secretaria da Saúde, segue realizando a vacinação itinerante. Nesta semana, contará com uma nova estratégia, o veículo da vacina móvel, com atendimento nos bairros. Os primeiros setores a receberem o carro com a imunização serão o Lago Azul e o Centro.

Ao todo, 4.099 moradores já foram vacinados nos mutirões realizados de 8 a 15 de outubro. “Dessa forma estamos conseguindo levar o imunizante até aquelas pessoas que não estão indo tomar a segunda dose nos mais de 21 pontos disponibilizados. Com a vacina móvel teremos uma equipe que vai percorrer vários bairros, e assim aumentar a cobertura vacinal no município”, informou a diretora de Imunização de Araguaína, Samilla Braga.

Cronograma

Do dia 18 a 22, as equipes da saúde continuam na calçada da Câmara dos Vereadores, atendendo das 9 às 12 horas e das 14 às 18 horas. Enquanto a vacina móvel irá estacionar no Setor Lago Azul em frente ao Supermercado Tiradentes entre os dias 20 e 21, das 17 às 20 horas.


Na tarde do dia 22, a vacina móvel estará imunizando os moradores no Mercado Municipal de Araguaína, das 14 às 18 horas. No dia seguinte, 23, o atendimento seguirá apenas no período matutino, das 8 às 12 horas.

O que é preciso

Para receber a vacina contra a covid-19, é necessário ter idade a partir dos 12 anos e, em caso de menor de 18 anos, estar acompanhado de um responsável com autorização escrita e documento de identidade com foto. Aqueles que tomaram a primeira dose, devem levar também o cartão de vacina.

Além dos postos avançados, a vacina está disponível nas UBS (unidades básicas de saúde) e no Ginásio Poliesportivo Pedro Quaresma, na Via Lago, das 8 às 12 horas e das 14 às 17h30. As UBS Dr. Francisco (Vila Aliança) e a Araguaína Sul atendem em horário ampliado, das 7 às 19 horas, sem intervalo. As demais salas de vacinação estão disponíveis das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30. (Giovanna Hermice / Foto: Marcos Sandes)

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze