Connect with us

Tocantins

Coronel Edvan de Jesus assume Comando da PM do TO

Publicado

em

O coronel Edvan de Jesus Silva assumiu na tarde desta segunda-feira (6) o comando da Polícia Militar do Tocantins. Durante entrevista, o novo comandante disse que as relações entre PM e Polícia Civil devem ser fortalecidas. O discurso faz referência ao delegado baleado por militares durante uma abordagem em Guaraí, região central do estado. Durante entrevista, ele disse que o caso está sendo investigado e será superado.

“Somos parceiros e amigos da Polícia Civil. Não vejo nenhum tipo de problema e o que vamos fazer é estreitar cada vez os nossos laços porque as nossas missões são comuns e juntos seremos mais fortes. Creio que não há necessidade de colocar lenha da fogueira. É algo que está sendo investigado e o importante é que o relacionamento entre as instituições deve ser fortalecido”, disse o novo comandante.

A troca de comando ocorreu no quartel do Comando Geral da Polícia Militar, em Palmas. O coronel Glauber de Oliveira Santos deixou o cargo, após 2 anos e 10 meses, para ser efetivado na Secretaria de Cidadania e Justiça.

A mudança foi anunciada após falas polêmicas do ex-comandante sobre o delegado que foi confundido com um criminoso e baleado. Em entrevista, Santos disse que “a abordagem foi realizada dentro dos padrões do procedimento operacional padrão de um veículo identificado como suspeito.”

Nesta segunda-feira (6), ele agradeceu o tempo que passou no comando. “Eu completo 30 anos na corporação e o que a gente sempre procurou fazer foi trabalhar da melhor forma possível”, afirmou.

O governo não confirmou oficialmente o motivo da mudança no comando. “O que nós queremos são resultados, a sociedade nos cobra resultados e nós temos procurado dar esses resultados. Eu acredito que pela experiência do coronel Edvan, o coronel Glauber, que assume a Cidadania e Justiça, e os demais companheiros, vocês vão ver todos trabalhando bem para a sociedade”, disse o governador Marcelo Miranda (PMDB), durante transferência de comando.

Aumento da criminalidade

O novo comandante assume a Polícia Militar em período de críticas e relatos de aumento na criminalidade em todo o estado. Além disso, um levantamento feito pelo Ministério Público Estadual aponta que o número de policiais está bem abaixo do ideal.

A PM do Tocantins tem atualmente há 3.660 militares para uma população de mais de 1,5 milhão de habitantes. O número representa apenas 40% do que seria necessário. O déficit é de 5,4 mil PMs.

Delegado baleado

O delegado da Polícia Civil Marivan da Silva Souza foi baleado durante uma ação de policiais militares em Guaraí, na região central do estado, no dia 28 de outubro. Os policiais estavam descaracterizados procurando suspeitos do assalto a um carro forte no dia anterior.

Souza levou três tiros, um na mão, um na orelha e outro de raspão na cabeça. Ele perdeu parte da orelha. Os policiais militares que participaram da abordagem estão presos no Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, em Palmas e entregaram as armas e a viatura usadas na ação. (G1)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Tocantins

Painéis debaterão finanças, transformação digital, Ecommerce e Agronegócio digital durante Arena do Conhecimento

Publicado

em

Dentro da programação do Arena do Conhecimento, que ocorrerá online entre os dias 19 e 23 de outubro, foram pensados grandes encontros, um momento de debates, de mostrar a realidade de cada segmento da economia brasileira, como tem se comportado frente a pandemia e as perspectivas futuras.

O Senador da República Jorginho Mello – autor do Projeto que originou a Lei 13.999 de 2020, criando o Programa Nacional de Apoio às Microempresas de Pequeno Porte (Pronampe), responsável por disponibilizar recursos para os pequenos negócios e manter empregos durante a pandemia – conversará com os superintendentes de instituições bancárias do Tocantins. Serão discutidas a liberação de recursos no Estado e a perspectiva de uma nova rodada do programa com ampliação dos limites de empréstimo.

A Transformação Digital – processo onde as empresas usam a tecnologia para aumentar os resultados -, será tema da conversa do diretor de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Eduardo Diogo com Chico Saboya, superintendente do Sebrae – PE e Luiz Alberto Ferla, CEO da DOT Digital Group (um dos maiores grupos de educação digital). Juntos vão mostrar que a verdadeira mudança está em enxergar a tecnologia como peça fundamental, que auxilia os empreendimentos a se tornarem ágeis e produtivos, quer seja ele pequeno ou não.

Para debater o Ecommerce, o Sebrae Tocantins organizou um time de peso, a senadora Katia Abreu será a mediadora dos convidados Carlos Melles, diretor presidente do Sebrae Nacional e a empresária varejista Luiza Trajano, presidente do Magazine Luiza, que deve compartilhar a experiência frente a empresa que preside e também das novas aquisições, entre elas a compra de uma plataforma de cursos voltados para o ecommerce e performance digital.

E na sexta-feira, 23, às 16h, teremos o Agro Digital, com a participação do secretário de Inovação do Ministério da Agricultura, Fernando Camargo; do CEO da SP Ventures, Francisco Jardim, do reitor da Unitins, Augusto Rezende e do reitor da UFT, Luis Eduardo Bovolato.

Programação dos painéis:

Terça-feira – 20/10 – 20h às 21h00 – Painel: Finanças/Pronampe
Painelista – Jorginho Mello – Senador da República
Convidado 1 – Marivaldo Gonçalves – Superintendente do Banco da Amazônia -TO
Convidado 2 – Raul Mohamed – Superintendente do Banco do Brasil – TO

Quarta-feira – 21/10 – 20h às 21h00 – Painel: Transformação Digital
Painelista – Eduardo Diogo – Diretor Administração e Finanças do Sebrae Nacional
Convidado 1 – Chico Saboya – Superintendente do Sebrae-PE
Convidado 2 – Luiz Alberto Ferla – Grupo DOT

Quinta-feira – 22/10 – das 17h10 às 19h10 – Painel: Ecommerce
Painelista – Mediadora Kátia Abreu
Convidado 1 – Carlos Melles
Convidado 2 – Luiza Trajano – Presidente Magazine Luiza

Sexta-Feira – 23/10 – 16h00 às 16h30 – Painel AGRO Digital
Convidado 1 – Fernando Camargo -Secretário de Inovação do Ministério da Agricultura
Convidado 2 – Francisco Jardim – CEO SP Ventures
Convidado 3 – Augusto Rezende- Reitor da Unitins
Convidado 4 – Luis Eduardo Bovolato – Reitor da UFT

Continue lendo

Tocantins

Tocantins totaliza 1.042 mortes pela Covid-19 e 72.571 infectados

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que neste sábado, 17 de outubro, foram contabilizados 273 novos casos confirmados para Covid-19.

Deste total, 117 foram registrados nas últimas 24 horas e o restante por exames coletados em dias anteriores e que tiveram seus resultados liberados na data de ontem.

Desta forma, hoje o Tocantins registra um total de 222.823 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 72.571 casos confirmados da doença. Destes 58.536 pacientes estão recuperados e 12.993 estão ainda ativos (em isolamento domiciliar ou hospitalar), além de 1.042 óbitos.

Veja AQUI o boletim completo.

Continue lendo

Tocantins

Colisão provoca morte de três pessoas e deixa duas crianças em estado grave no Tocantins

Publicado

em

Pai e filho estão entre as vítimas do acidente registrado nesta sexta-feira (16), na BR-153, perto de Presidente Kennedy, região central do Tocantins. Eles e mais três pessoas estavam em um carro de passeio, que ficou destruído ao colidir de frente contra uma caminhonete do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

Três pessoas morreram e duas crianças tiveram ferimentos graves. De acordo com o Instituto Médico Legal de Araguaína, as vítimas fatais são: Francisco Vieira de Sousa, de 75 anos, o filho Luziano Oliveira de Sousa, de 26 anos, e a jovem Tamires da Silva Martins, também de 26. Não há confirmação se a moça faz parte da família.

As vítimas eram do Maranhão. No primeiro momento, os corpos foram levados para o IML de Guaraí, mas como a unidade não tem câmara fria, eles tiveram que ser encaminhados para Araguaína, onde ainda aguardam a liberação da família.

A batida foi registrada na tarde desta sexta-feira. Ainda não há detalhes de como o acidente ocorreu. A Polícia Rodoviária Federal informou que esteve no local e foi necessário interditar a pista parcialmente por cerca de três horas, mas que o trânsito já está liberado.

Em nota, o governo do estado informou que a perícia foi acionada para desvendar as causas do acidente e prestou solidariedade às famílias dos envolvidos.

De acordo com a nota, o motorista do Naturatins passa bem e presta esclarecimentos às autoridades. As duas crianças estão no Hospital Regional de Guaraí. (G1)

Continue lendo
publicidade Bronze