- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quarta-feira, 17 / agosto / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img

Corpo de Bombeiros e Defesa Civil ajudam ribeirinhos no Bico do Papagaio

Mais Lidas

Equipes de bombeiros militares estão em todos municípios no Bico do Papagaio, ao longo do Rio Tocantins, onde se registram problemas com inundações nos últimos dias, em razão da elevação do nível das águas. A determinação é do comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militares (CBMTO) e coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Carlos Eduardo de Souza Farias, visando cobrir a extensa área desde São Salvador, no sul do Estado, a Esperantina, no Bico do Papagaio. Ao longo do rio, militares com embarcações dão apoio às famílias e auxiliam em caso de segurança, orientações e ou na retirada de pertences.

Por meio da Defesa Civil Estadual, o Corpo de Bombeiros Militar está monitorando todas as regiões, com apoio das Defesas Civis Municipais. O trabalho ocorre de forma contínua e foi intensificado nos últimos cinco dias, quando o volume de chuvas aumentou no Tocantins, e, consequentemente, elevou os níveis dos rios.

Segundo o diretor-executivo da Defesa Civil Estadual, o major Alex Matos Fernandes, “estamos acompanhando a vazão do Rio Tocantins nos últimos cinco dias, a partir das Usinas Hidrelétricas instaladas desde São Salvador a Estreito, no norte do Estado, passando por Peixe e Lajeado”. 

“O trabalho é feito em parceria com as Defesas Civis Municipais, com monitoramento e emissão de alertas para os moradores ribeirinhos, para diminuir riscos e manter a segurança da comunidade”, afirmou o major Alex Matos.

“A gente continua trabalhando e alertando as Defesas Civis Municipais, para que comuniquem e alertem as comunidades locais. A recomendação é de que, quem mora em áreas de risco, ou seja, áreas inundáveis, bem próximas às margens dos rios em questão, se desloquem para um local seguro com as orientações da Defesa Civil local”, informou o major Alex Matos.

“Equipes do Corpo de Bombeiros Militar estão desde Pedro Afonso a Esperantina, no Bico do Papagaio, realizando prevenção, orientação e ajudando as comunidades que precisam. Havendo alguma intervenção, esses militares já atuam de imediato, garantindo a segurança das famílias”, assegurou Alex Matos, informando que já se observa o volume do rio Tocantins baixando a jusante das UHEs de Peixe-Angical e São Salvador.

“Aos poucos, estamos vendo as vazões dos rios baixando, para muito em breve voltar à normalidade. Assim é em São Salvador e Peixe, e a gente acredita que em breve será com Lajeado a jusante de Lajeado”, concluiu o major.

- Publicidade -spot_img
Assinar
Notificar-me
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias