Connect with us

Maranhão

Corpo de Bombeiros forma Turma de Brigadistas no Centro Administrativo do Estado

Publicado

em

Dezessete servidores do Centro Administrativo do Estado (CAE) receberam certificados do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA), durante a cerimônia de encerramento do Curso de Formação de Brigada de Incêndio do CAE realizada, no auditório do Palácio Henrique de La Roque, na tarde de sexta-feira (23). Antes da solenidade, os novos brigadistas de incêndio participaram de uma simulação de Plano de Evacuação, comandada pelo Corpo de Bombeiros.

O Curso de Formação de Brigada de Incêndio do Centro Administrativo do Estado foi promovido pela Secretaria de Estado de Gestão e Previdência (Segep), por meio da prefeitura do CAE e, em parceria com o Corpo de Bombeiros. O objetivo do curso era orientar acerca dos procedimentos que devem ser seguidos pelos servidores e visitantes dos prédios e áreas do CAE, quando da ocorrência de um eventual princípio de incêndio, sinistro ou ameaça externa. A formação de uma brigada de incêndio no Centro Administrativo foi sugerida em dezembro de 2012, durante o workshop de encerramento de exercício da Segep, onde são apresentados os resultados e os projetos prioritários do órgão.

Para a servidora e coordenadora da 1ª brigada de incêndio do CAE, Edilene de Almeida Campos, “o projeto da Segep vai nos motivar a ajudar o máximo possível, a realizar os procedimentos básicos de um socorro, em um princípio de incêndio, até a chamada do Corpo de Bombeiros. Estamos aptos a partir de agora, mas vamos fazer outros treinamentos. Além dessa turma, pretendemos iniciar outra em breve, com mais voluntários. Vamos convidar todas as secretarias do Centro Administrativo, para que abracem também esse projeto”.

Já o gestor da prefeitura do CAE, Carlos Magno Ferreira, comentou que “além de ser a primeira turma de brigadistas do Governo do Estado vale ressaltar a importância de se ter, hoje, uma brigada de incêndio no CAE, que tem atualmente quatro mil servidores e uma visita diária de aproximadamente 2.500 mil pessoas. Um grande complexo que precisa ter um combate contra incêndio mais eficaz, além de todo o sistema de hidrante e extintores existente”.

Carlos Magno diz que, segundo o Corpo de Bombeiros, o Centro Administrativo precisa de 60 brigadistas de incêndio, no total. “Por isso teremos a formação de mais duas turmas, ainda para este ano. Vai depender da disponibilidade de tempo dos técnicos do Corpo de Bombeiros”, informou o gestor.

Sobre o curso de formação, que durou cinco dias, com aulas pela manhã e tarde, o tenente coronel Marcelo Ferreira Costa, disse se tratar de uma ação muito importante e pioneira da Segep. “Nossa intenção é propalar essa formação de brigadas em hospitais, escolas e repartições públicas, para dar um primeiro suporte antes dos bombeiros chegarem ao local”, complementou o oficial.

O comandante geral do Corpo de Bombeiros, coronel João Vanderlei Costa Pereira, afirmou que serão feitos o acompanhamento e a orientação, a curto e médio prazos, dos brigadistas. “Pretendemos percorrer o máximo possível de instituições, sejam elas públicas ou privadas, justamente para otimizar essas atividades na área de prevenção e, junto com a comunidade, trabalhar cada vez mais para prevenir algum tipo de sinistro”, acentuou.

Na saudação aos novos brigadistas do CAE, o subsecretário da Segep, Marcos Fernando Jacinto, declarou que a iniciativa começou a partir do workshop. “Nós partimos então para o desenvolvimento dessa brigada de incêndio e, nesse processo, tivemos todo o apoio do Corpo de Bombeiros, o qual agradecemos. Destacamos como fundamental a participação dos brigadistas, que são as pessoas-chave desse processo. Sem eles, não teríamos a brigada, por isso agradecemos a todos. Às vezes, infelizmente, a prevenção só é pensada depois de um acidente. Não foi o nosso caso. Estamos fazendo a prevenção antes de ocorrer algum acidente. Também, por medidas preventivas, a prefeitura do Centro Administrativo revisou todo o sistema de combate a incêndio, trocou mangueiras, testou e recarregou os extintores. Mas, felizmente, nunca tivemos nenhum acidente grave nas nossas dependências. Mesmo assim, nós colocamos, investimos e partimos atrás dessa importante ação, que é a instauração da nossa brigada de incêndio”.

Integraram a mesa da cerimônia de encerramento do curso o subsecretário da Segep, Marcos Fernando Jacinto; o comandante Geral do Corpo de Bombeiros, coronel João Vanderlei Costa Pereira; o comandante do 1º Grupamento de Bombeiro Militar do Parque do Bom Menino, tenente coronel Marcelo José Ferreira Costa; o subcomandante do 1º Grupamento de Bombeiro Militar do Parque do Bom Menino, major Jhonwilson Nascimento Rodrigues; o coordenador do Curso de Formação de Brigada de Incêndio, capitão Hildo Costa da Rocha; e o gestor da Prefeitura do CAE, Carlos Magno Oliveira Martins Ferreira.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

IMPERATRIZ: Após retirada de radares, aumenta número de acidentes de trânsito na Avenida Pedro Neiva

Publicado

em

Depois que foram retirados os radares de fiscalização eletrônica de velocidade da Avenida Pedro Neiva de Santana, perímetro de Imperatriz a João Lisboa (10 km de extensão), o número de sinistros de trânsito aumentou de forma considerável nestes últimos meses na rodovia estadual que registra intenso fluxo de veículos, principalmente durante os chamados horários de rush.

O coordenador geral de Trânsito, Hodislan Maciel, da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, Setran, manifesta preocupação com o crescente número de sinistros na rodovia Pedro Neiva de Santana, fato verificado com o aumento de ocorrências para deslocamento de equipes do Grupo Tático de Trânsito, o GTT.

“A causa da maioria dos sinistros é devido a imprudência; excesso de velocidade e a falta de atenção do condutor nesta rodovia que agora está sem fiscalização por radar, fato que tinha diminuído bastante esse tipo de ocorrência”, explica ele, que considera essenciais os radares de fiscalização eletrônica de velocidade na diminuição de sinistros na Avenida Pedro Neiva de Santana.

O secretário de Trânsito e Transportes, Leandro Braga, explicou que mantém tratativas com a diretoria do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão, Detran-MA, para que o município de Imperatriz possa assumir a fiscalização eletrônica da Avenida Pedro Neiva de Santana, perímetro urbano de Imperatriz.

“Em São Luís, algumas vias que são de competência do Governo do Estado foram repassadas à Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, SMTT, por meio de celebração de convênio”, exemplifica.

Leandro Braga considera de suma importância para melhoria da segurança viária a reativação dos radares de fiscalização eletrônica de velocidade, pois os resultados obtidos mostraram eficácia na redução dos índices de sinistros de trânsito na Avenida Pedro Neiva de Santana, perímetro que liga Imperatriz até João Lisboa.

“É indiscutível que os radares eletrônicos ajudam a salvar vidas, pois disciplina os motoristas sobre o limite de velocidade permitido na via”, frisou.

PRONTO ATENDIMENTO

Equipes do Grupo Tático de Trânsito, GTT, e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, SAMU, foram acionadas na manhã desta quinta-feira, 25, para prestar atendimento a vítima de sinistro de trânsito na Avenida Pedro Neiva de Santana, em frente à Escola Municipal Paulo Freire, no Parque Amazonas.

“Esse é mais um caso típico de sinistro de acidente de trânsito nesta avenida depois que foram retirados os radares eletrônicos, dispositivo essencial ao trabalho de fiscalização da via”, observou o coordenador geral de Trânsito, Hodislan Maciel.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Período de matrículas para o Ensino Fundamental será aberto dia 1º de março

Publicado

em

A Secretaria Municipal de Educação iniciará na próxima semana última etapa do calendário de matrículas da rede municipal de Ensino de Imperatriz. Conforme as matrículas da Educação Infantil, a reserva de vagas para o Ensino Fundamental também será de forma on-line. 

Começa na segunda-feira, 01 de março, e segue até o dia 05, o prazo de rematrículas para os alunos que integram o ensino público do Município. Esta segunda etapa é direcionada aos estudantes de 1º a 9º ano na modalidade regular e para a Educação de Jovens e Adultos, EJA.
As famílias poderão acessar o portal da prefeitura www.imperatriz.ma.gov.br e renovar a vaga do estudante na unidade de ensino em que já está inserido. Aguarda-se para esse momento a rematrícula de mais de 30 mil alunos.

O calendário contempla ainda o período de transferências e pré-matrícula para alunos novatos. Os dias 08 e 09 serão destinados para transferência de alunos entre escolas. De 10 a 12 de março para pré-matrículas de novos alunos. 

“Esse período também está reservado para entrega dos documentos indicados no comprovante da pré-matrícula na instituição da vaga reservada. A confirmação da matrícula ocorrerá com o cumprimento dessa exigência, tanto para os novatos quanto para os casos de transferência”, esclareceu José Antonio Pereira, secretário municipal de Educação. 

A Secretaria Municipal de Educação, Semed, orienta que para manter os cuidados com a saúde de todos nesse momento de pandemia e restrição de público, que pais e responsáveis façam a entrega da documentação de forma imediata para não gerar aglomeração em cima da hora. 

“Como essa etapa de entrega de documentação são menos alunos, tende a ser tranquila. Esperamos que os pais se organizem dentro do prazo e assim não gere pequenas aglomerações. De qualquer modo, iremos atender a todos”, reforçou o prefeito Assis Ramos.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Canteiros centrais da BR-010 são desobstruídos

Publicado

em

Nesta quarta-feira, 24 de fevereiro, a Prefeitura de Imperatriz realiza a limpeza e desobstrução dos bueiros localizados nos canteiros centrais da BR-010, mais especificamente os da proximidade do aeroporto da cidade. O serviço realizado por intermediação da Secretaria de Limpeza Pública, SLP, tem como objetivo garantir maior fluxo no escoamento das águas, provenientes do período chuvoso, prevenindo assim possíveis alagamentos.

Além do trabalho nos canteiros da BR-010, as equipes do mutirão de serviços do Arrastão da Limpeza também atuam na área com varrição manual, paliação de montes, remoção de entulhos e de pontas de lixos e roço nas margens das vias em alguns pontos. O trabalho é realizado ainda nas avenidas Industrial, JK, Pedro Neiva de Santana e na Beira Rio.

De acordo com alerta emitido pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil, Sumpdec, há previsão de fortes chuvas para os próximos dias, “estando ciente do possível aumento no fluxo pluvial, a gestão do prefeito Assis Ramos tem mobilizado várias frentes de serviços voltadas para a prevenção de alagamentos. E a SLP tem atuado principalmente na limpeza e desobstrução de riachos e bocas de lobo”, explica Alan Johnes, secretário de Limpeza Pública.

As equipes do município trabalham ainda na limpeza e manutenção de praças, cumprindo cronograma, hoje, nas do Caminhoneiro, Jarbas Passarinho, Bíblia, Nova Imperatriz, Ferro de Engomar e na da Rodoviária Antiga. Os agentes responsáveis pela remoção de entulhos e de pontas de lixos atuam na BR-010, no Bacuri, na rua Rafael de Almeida, e nos bairros Morada do Sol e Vila Nova. E as frentes de serviços responsáveis pela realização de podas e remoção de gralharias e resíduos verdes, atuam no bairro Vila Conceição II e na rua P.

O Cata Treco, que atua no recolhimento de móveis velhos e outros bens inutilizáveis por agendamento prévio, cumpre cronograma nos bairros Vila Nova, Nova Imperatriz, Vila Fiquene, Vila Vitória, Vila Cafeteira, Parque Vitória, Beira Rio, Santa Rita, Santa Inês, São José e Recanto Universitário. Para solicitar qualquer um dos serviços da SLP, a secretaria disponibiliza o número de telefone (99) 99162-6101, de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h.

Devido à grande demanda, o Cata Treco possui prazo de três dias úteis, contando a partir da data do agendamento, até o recolhimento dos trecos. Já o recolhimento de entulhos e gralharias possuem prazo de até sete dias úteis, pois são atividades realizadas por outras equipes.

Continue lendo
publicidade Bronze