- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sábado, 20 / abril / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Crédito Fundiário vai beneficiar quebradeiras de coco babaçu

Mais Lidas

Sem títuloFamílias de quebradeiras de coco babaçu do Bico do Papagaio vão ser beneficiadas pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agrário e Regularização Fundiária (SEDAF) no programa do Crédito Fundiário para a compra de terra. Foi o que anunciou o secretário Irajá Abreu em reunião na tarde desta quarta-feira, 14, à líder comunitária dona Raimunda Gomes da Silva, mais conhecida dona Raimunda Quebradeira de Coco. Na audiência, Irajá destinou ainda uma Arca das Letras com acervo de 200 livros para a criação de uma biblioteca no Memorial Raimunda Gomes da Silva (MERGOSCIP).

O Crédito Fundiário oferece condições para que os trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra possam comprar um imóvel rural por meio de um financiamento. O recurso ainda é usado na estruturação da infra-estrutura necessária para a produção e assistência técnica e extensão rural. Além da terra, o agricultor pode construir sua casa, preparar o solo, comprar implementos e ter acompanhamento técnico.

À dona Raimunda, Irajá destacou que o Crédito Fundiário é uma forma de dar mais dignidade aos trabalhadores que não têm terra e afirmou que o objetivo do dar independência e autonomia ao homem do campo.

“Levar mais desenvolvimento ao campo naquela região é essencial. Vamos trabalhar com o Crédito Fundiário e conforme for se desenvolvendo o programa vamos ampliando as ações”, disse Irajá acrescentando ter ficado honrado com a visita de dona Raimunda.

A líder comunitária destacou que “foi muito bom o bate-papo”. “Vamos aguardar e ver como o Crédito Fundiário vai funcionar. Estamos contentes em termos sido recebidos pelo secretário Irajá Abreu. Queremos mesmo é levar melhorias para o nosso povo que vive sem a terrinha para trabalhar”, disse dona Raimunda.

O Crédito Fundiário

Agora, a Unidade Técnica Estadual da SEDARF vai dar assistência técnica para a associação de dona Raimunda, Memorial Raimunda Gomes da Silva (MERGOSCIP) para fazer o cadastro no Crédito Fundiário e desenvolver as ações.

Dona Raimunda

Moradora da comunidade Sete Barracas, em São Miguel do Tocantins, doutora Honoris Causa pela Universidade Federal do Tocantins, dona Raimunda, ganhou o mundo como responsável pela mobilização e organização das mulheres da região do Bico do Papagaio na busca pelos seus direitos e desenvolvimento sócioeconômico. (Eduardo Lobo)

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

1 Comentário

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias