Connect with us

Bico do Papagaio

Crédito Fundiário vai beneficiar quebradeiras de coco babaçu

Publicado

em

Sem títuloFamílias de quebradeiras de coco babaçu do Bico do Papagaio vão ser beneficiadas pela Secretaria Estadual de Desenvolvimento Agrário e Regularização Fundiária (SEDAF) no programa do Crédito Fundiário para a compra de terra. Foi o que anunciou o secretário Irajá Abreu em reunião na tarde desta quarta-feira, 14, à líder comunitária dona Raimunda Gomes da Silva, mais conhecida dona Raimunda Quebradeira de Coco. Na audiência, Irajá destinou ainda uma Arca das Letras com acervo de 200 livros para a criação de uma biblioteca no Memorial Raimunda Gomes da Silva (MERGOSCIP).

O Crédito Fundiário oferece condições para que os trabalhadores rurais sem terra ou com pouca terra possam comprar um imóvel rural por meio de um financiamento. O recurso ainda é usado na estruturação da infra-estrutura necessária para a produção e assistência técnica e extensão rural. Além da terra, o agricultor pode construir sua casa, preparar o solo, comprar implementos e ter acompanhamento técnico.

À dona Raimunda, Irajá destacou que o Crédito Fundiário é uma forma de dar mais dignidade aos trabalhadores que não têm terra e afirmou que o objetivo do dar independência e autonomia ao homem do campo.

“Levar mais desenvolvimento ao campo naquela região é essencial. Vamos trabalhar com o Crédito Fundiário e conforme for se desenvolvendo o programa vamos ampliando as ações”, disse Irajá acrescentando ter ficado honrado com a visita de dona Raimunda.

A líder comunitária destacou que “foi muito bom o bate-papo”. “Vamos aguardar e ver como o Crédito Fundiário vai funcionar. Estamos contentes em termos sido recebidos pelo secretário Irajá Abreu. Queremos mesmo é levar melhorias para o nosso povo que vive sem a terrinha para trabalhar”, disse dona Raimunda.

O Crédito Fundiário

Agora, a Unidade Técnica Estadual da SEDARF vai dar assistência técnica para a associação de dona Raimunda, Memorial Raimunda Gomes da Silva (MERGOSCIP) para fazer o cadastro no Crédito Fundiário e desenvolver as ações.

Dona Raimunda

Moradora da comunidade Sete Barracas, em São Miguel do Tocantins, doutora Honoris Causa pela Universidade Federal do Tocantins, dona Raimunda, ganhou o mundo como responsável pela mobilização e organização das mulheres da região do Bico do Papagaio na busca pelos seus direitos e desenvolvimento sócioeconômico. (Eduardo Lobo)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
1 Comment

Bico do Papagaio

Veja quantas doses da CoronaVac cada município do Bico vai receber nesta quarta, 20

Publicado

em

Após o pedido do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO), a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) encaminhou nesta terça-feira, 19, a relação de doses da vacina CoronaVac, contra a Covid-19 que serão distribuídas aos municípios.

As doses chegam a Central de Distribuição em Araguaína no final da tarde desta terça, 19, e serão entregues aos municípios biquenses, a partir das 14h, desta quarta, 20.

Confira quantas doses cada município deve receber:

Continue lendo

Bico do Papagaio

Municípios do Bico ainda não sabem cota e quando iniciam imunização contra Covid-19

Publicado

em

Com a chegada do primeiro lote de vacinas CoronaVac, contra Covid-19, nesta segunda, 18, ao Tocantins, os municípios do Bico do Papagaio ainda não tem definida a data de inicio da vacinação e nem a quantidade de doses que serão recebidas.

É aguarda para esta terça, 19, que a Secretaria de Estado da Saúde (SES), informe as Secretaria Municipais de Saúde, cada cota.

A princípio, a SES recebeu o comunicado do Ministério da Saúde, que neste primeiro lote, seriam enviadas 29.840 doses da CoronaVac, depois, esse número cresceu para 44 mil.

As vacinas para os municípios do Bico, serão transportadas ainda nesta terça, para a Central de Distribuição, em Araguaína. De lá, os municípios farão a retirada e ficam responsáveis pela aplicação do imunizante e pela escolha das pessoas dos grupos prioritários indicados pelo Ministério da Saúde.

A CoronaVac foi desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, e está sendo produzida, no Brasil, pelo Instituto Butantan, em São Paulo. O uso emergencial da vacina foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no último domingo, 17. A agência também aprovou o uso emergencial da vacina de Oxford.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Vacinas CoronaVac para o Bico serão levadas para Centro de Distribuição em Araguaína

Publicado

em

Começou na noite desta segunda, 18, à campanha de vacinação contra a Covid-19. As três primeiras pessoas escolhidas, que pertencem aos grupos prioritários, já foram imunizadas durante a solenidade de lançamento da campanha, realizada no Laboratório Central do Estado (Lacen), em Palmas, capital do estado.

O secretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini, ressaltou que as vacinas serão enviadas imediatamente para todos os municípios, sendo que o ente municipal será responsável pela aplicação do imunizante e pela escolha das pessoas dos grupos prioritários indicados pelo Ministério da Saúde.

As vacinas destinadas aos 27 municípios do Bico do Papagaio, serão enviadas ainda nesta terça, 19, para um centro de Distribuição, na cidade de Araguaína. Lá, cada município biquense fica responsável pela retirada de sua cota. “Cada município tem a responsabilidade por seus cidadãos e com as pessoas dos grupos prioritários”, frisou o secretário Edgar Tollini, ao adiantar que a expectativa é vacinar a maior parte da população tocantinense ainda neste semestre.

A CoronaVac foi desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, e está sendo produzida, no Brasil, pelo Instituto Butantan, em São Paulo. O uso emergencial da vacina foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no último domingo, 17. A agência também aprovou o uso emergencial da vacina de Oxford.

Continue lendo
publicidade Bronze