Connect with us

Tocantins

Crimes mal solucionados e insegurança até nas delegacias são reflexos do déficit de pessoal na Segurança Pública do TO

Publicado

em

Depois de um ano preso, o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ-TO) absolveu, nesta semana, pelo crime de estupro a vulnerável o professor do ensino fundamental, Geová Rodrigues Pinheiro, concursado há 15 anos no município de Figueirópolis. Para a Justiça ele foi considerado inocente e não havia cometido o abuso, ou seja, durante um ano o professor ficou detido, sujeito a abusos físicos e psicológicos por conta de um caso que foi reparado apenas um ano depois.

Situações como essa provam que é necessário mais investimento na Polícia Civil na hora de realizar a perícia e investigações dos crimes. Com provas e depoimentos colhidos que sustentem e dê força à acusação, a possibilidade de situações como a de Geová acontecerem no futuro serão cada vez menores.

Outra prova da falta de policiais é a insegurança que existe nos próprios departamentos de polícia. Na madrugada da última segunda-feira (16), uma Delegacia da Polícia Civil em Palmas foi alvo de bandidos. A Delegacia da Mulher da Capital, localizada na localizada na quadra 604 Sul, teve o portão derrubado e os criminosos levaram o carro do departamento, computador, DVD, TV, botijão de gás, nobreak, dentre outros objetos.

Se não há segurança nas delegacias, certamente o cidadão não tem a garantia de que haverá segurança nas ruas. E casos como esses são registrados porque não existem profissionais, tanto delegados, como peritos, suficientes nas delegacias para responder a demanda que foi crescendo de acordo com o Estado. Contudo, a sobrecarga de trabalho e o déficit de pessoal trazem mais impunidade e crimes mal resolvidos para a sociedade.

Aumentar o contingente de policiais que compõem o quadro da Segurança Pública com a convocação de todos os aprovados no concurso da Polícia Civil pode solucionar este problema.

“A Segurança Publica, para ter efetividade, necessita de investimento em recursos humanos, precisa ser estruturada com pessoas tecnicamente habilitadas e preparadas para exercer as funções que são a base para condenação de criminosos, por tudo se inicia nas investigações feitas na Polícia Civil. Hoje estamos treinados, foi investido tempo e dinheiro público em nossa academia de polícia e nos dedicamos a horas e horas de estudo, estamos aguardando para contribuir com a melhoria da Segurança Publica de nosso Tocantins”, enfatiza Ênio Walcácer, aprovado para o cargo de delegado no concurso da PC.

Concurso

O certame da Polícia Civil, realizado em 2014, trazia mais de 500 vagas diretas no edital. No entanto, o Governo ainda não cumpriu com todas as convocações.

Na primeira chamada, em maio deste ano, o Estado convocou 53 candidatos para o provimento dos cargos de delegado, 13 médicos legistas, 35 peritos, 63 escrivães, 44 agentes e 26 necrotomistas.

Já em agosto, o Diário Oficial do Estado (DOE) trouxe o nome dos cinco peritos, 31 delegados e 50 escrivães que serão nomeados. No entanto, conforme o edital, o governo ainda deve convocar os 175 aprovados remanescentes.

Desta forma, os 175 remanescentes ainda aguardam a nomeação final de 88 escrivães, 47 delegados e 40 peritos.

O aprovado para o cargo de perito, Heyder Monteiro, ressalta que a convocação desses candidatos irá atender não somente um grupo de aprovados, mas também toda uma sociedade que não suporta mais viver com tanta violência em um estado que deveria ser exemplo na segurança.

“O problema nas delegacias, o déficit de pessoal e o aumento de crimes no Tocantins hoje é um problema real e o Governo sabe como solucionar isso, mas precisamos de mais vontade política para essas convocações, o que consequentemente proporcionaria mais paz e tranquilidade nas casas de cada morador tocantinense”, concluiu.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Tocantins

BRK Ambiental divulga ruas que serão interditadas para obras de esgoto em Araguaína e Colinas

Publicado

em

A BRK Ambiental, empresa responsável pelos serviços de saneamento em 47 cidades do Tocantins, está realizando a implantação de redes de esgoto em novas áreas de Araguaína e Colinas do Tocantins, na região norte do estado. 

Durante os trabalhos, ruas e avenidas serão interditadas para a segurança dos motoristas, pedestres e trabalhadores. As interdições ocorrem das 07h às 18h. Confira os setores com ruas e avenidas que serão interditadas, e opte por transitar em vias alternativas.

Setor Tocantins em Araguaína

Segunda-feira (19)

Rua das Samambaias

Terça-feira (20)

Rua Araça

Rua das Malvas

Quarta-feira (21)

Rua das Sempre-Vivas

Setor Santo Antônio em Colinas do Tocantins

Segunda-feira (19)

Rua Goiás entre as Ruas Santos Dumont e Pachorel

Terça-feira (20)

Rua Joviano Manoel de Oliveira entre as Ruas das Flores e Goiás

Rua Domingos Rodrigo Coelho entre Rua das Flores e Gurupi

Quarta-feira (21)

Avenida Santos Dumont entre as Ruas das Flores e Gurupi

Rua Gurupi entre Avenida Santos Dumont e Rua Pachorel

Quinta-feira (22)

Avenida Santos Dumont entre ruas Gurupi e Cuiabá

Rua Cuiabá entre Avenida Santos Dumont e Rua Araguaína

Sexta-feira (23)

Avenida Santos Dumont entre as Ruas Cuiabá e São Francisco

Rua São Francisco entre Avenida Santos Dumont e Rua Araguaína

Sábado (24)

Avenida Santos Dumont entre as Ruas São Francisco e São João

Ruas Luiz Alves Guida entre Avenida Santos Dumont e Rua Araguaína

Continue lendo

Tocantins

ARAGUAÍNA: Município registra menor número de casos ativos da Covid-19 desde o mês de maio

Publicado

em

Os dados divulgados na ultima sexta-feira pela Secretaria Municipal da Saúde por meio do boletim epidemiológico mostram uma queda constante no número de novos infectados pela covid-19 em Araguaína. De acordo com os dados, o número de casos confirmados por semana, que chegou a atingir 1.219 no período de pico da pandemia, teve uma redução de mais de 86%, registrando apenas 167 na última semana.

Os novos casos que necessitem de internação estão sendo encaminhados para o prédio da primeira etapa do Hospital Municipal Eduardo Medrado (HMEM), inaugurado na semana passada, que está atualmente funcionando como unidade referência para tratamento de pacientes com covid-19, com capacidade de 20 leitos em unidade de terapia intensiva (UTI) e 40 leitos clínicos.

“Nós estamos chegando em um momento importante de redução no número de casos que já era esperado devido a quantidade de pessoas que já venceram o vírus em Araguaína. Mas essa redução só foi possível com o cumprimento de todas as medidas de combate que temos realizado desde o início da pandemia”, afirmou o superintendente da Vigilância em Saúde, Eduardo Freiras.

Grupos mais atingidos

Os gráficos também apontam os grupos por faixa etária que foram mais atingidos pelo vírus em Araguaína, destacando as pessoas entre 30 e 39 anos, com 25% dos casos na cidade, seguidos do grupo entre 20 e 29 anos com 23,6%.

Apesar da queda também na média de novas mortes por semana, que atualmente está abaixo da margem de erro de +15%, o Município alerta para o número de óbitos de pessoas sem nenhum tipo de comorbidade, como doenças respiratórias crônicas, que foi o maior até agora, destacando a importância da prevenção mesmo com os índices positivos.

“A população precisa estar ciente que ainda há riscos, podendo haver uma nova onde de infecções, por isso é importante manter todas as medidas preventivas, como uso de máscaras e higienização das mãos, até que tenhamos uma vacina”, alertou Eduardo Freiras.

Cuidados importantes

O novo coronavírus é transmitido de pessoa a pessoa, por meio de gotículas de saliva ou secreção nasal quando uma pessoa infectada tosse ou espirra. Como até o momento não existe uma vacina ou tratamento específico para a covid-19, a recomendação dos órgãos de Saúde ainda é o isolamento domiciliar de todos os casos suspeitos ou confirmados por 14 dias após o início dos sintomas.

Em caso de aparecimento de sintomas leves, como febre até 38 graus, coriza, espirro e tosse seca, o morador deve procurar uma das unidades básicas de saúde (UBS) de referência: Albeny Soares e José Rezende. O paciente ainda pode entrar em contato com o médico pelo Telecovid 63 9105-3625.

Continue lendo

Tocantins

Painéis debaterão finanças, transformação digital, Ecommerce e Agronegócio digital durante Arena do Conhecimento

Publicado

em

Dentro da programação do Arena do Conhecimento, que ocorrerá online entre os dias 19 e 23 de outubro, foram pensados grandes encontros, um momento de debates, de mostrar a realidade de cada segmento da economia brasileira, como tem se comportado frente a pandemia e as perspectivas futuras.

O Senador da República Jorginho Mello – autor do Projeto que originou a Lei 13.999 de 2020, criando o Programa Nacional de Apoio às Microempresas de Pequeno Porte (Pronampe), responsável por disponibilizar recursos para os pequenos negócios e manter empregos durante a pandemia – conversará com os superintendentes de instituições bancárias do Tocantins. Serão discutidas a liberação de recursos no Estado e a perspectiva de uma nova rodada do programa com ampliação dos limites de empréstimo.

A Transformação Digital – processo onde as empresas usam a tecnologia para aumentar os resultados -, será tema da conversa do diretor de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Eduardo Diogo com Chico Saboya, superintendente do Sebrae – PE e Luiz Alberto Ferla, CEO da DOT Digital Group (um dos maiores grupos de educação digital). Juntos vão mostrar que a verdadeira mudança está em enxergar a tecnologia como peça fundamental, que auxilia os empreendimentos a se tornarem ágeis e produtivos, quer seja ele pequeno ou não.

Para debater o Ecommerce, o Sebrae Tocantins organizou um time de peso, a senadora Katia Abreu será a mediadora dos convidados Carlos Melles, diretor presidente do Sebrae Nacional e a empresária varejista Luiza Trajano, presidente do Magazine Luiza, que deve compartilhar a experiência frente a empresa que preside e também das novas aquisições, entre elas a compra de uma plataforma de cursos voltados para o ecommerce e performance digital.

E na sexta-feira, 23, às 16h, teremos o Agro Digital, com a participação do secretário de Inovação do Ministério da Agricultura, Fernando Camargo; do CEO da SP Ventures, Francisco Jardim, do reitor da Unitins, Augusto Rezende e do reitor da UFT, Luis Eduardo Bovolato.

Programação dos painéis:

Terça-feira – 20/10 – 20h às 21h00 – Painel: Finanças/Pronampe
Painelista – Jorginho Mello – Senador da República
Convidado 1 – Marivaldo Gonçalves – Superintendente do Banco da Amazônia -TO
Convidado 2 – Raul Mohamed – Superintendente do Banco do Brasil – TO

Quarta-feira – 21/10 – 20h às 21h00 – Painel: Transformação Digital
Painelista – Eduardo Diogo – Diretor Administração e Finanças do Sebrae Nacional
Convidado 1 – Chico Saboya – Superintendente do Sebrae-PE
Convidado 2 – Luiz Alberto Ferla – Grupo DOT

Quinta-feira – 22/10 – das 17h10 às 19h10 – Painel: Ecommerce
Painelista – Mediadora Kátia Abreu
Convidado 1 – Carlos Melles
Convidado 2 – Luiza Trajano – Presidente Magazine Luiza

Sexta-Feira – 23/10 – 16h00 às 16h30 – Painel AGRO Digital
Convidado 1 – Fernando Camargo -Secretário de Inovação do Ministério da Agricultura
Convidado 2 – Francisco Jardim – CEO SP Ventures
Convidado 3 – Augusto Rezende- Reitor da Unitins
Convidado 4 – Luis Eduardo Bovolato – Reitor da UFT

Continue lendo
publicidade Bronze