Connect with us

Maranhão

Dados do Ibama mostram que desmatamento diminuiu 70 % no MA

Publicado

em

É comemorado neste 17 de julho o dia de proteção às florestas. Deixando a data ainda mais especial, um levantamento feito pelo Ibama mostrou que o desmatamento vem diminuindo no Estado.

No primeiro semestre de 2012, o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) realizou 32 operações de combate ao desmatamento e à extração ilegal de madeira em terras indígenas e na reserva biológica do Gurupi, além de monitoramentos e a desmontagem de serrarias. Apenas este ano, 270 autuações foram efetuadas no Maranhão, mais da metade com relação ao desmatamento. São mais de R$ 32 milhões de multas. De acordo com a Superintendência do Ibama, as fiscalizações mais atuantes e as punições rigorosas estão ajudando a reduzir o índice de desmatamento no estado.

Estatísticas do Instituto mostram que em 2008 foram devastados 1.271 quilômetros quadrados de florestas maranhenses. No ano passado, esse índice caiu para 396 quilômetros quadrados, uma redução de cerca de 70%. Mesmo assim, o Maranhão ainda está em 5º lugar entre os nove estados com maiores taxas de desmatamento na Amazônia Legal. “A participação da sociedade é fundamental.

Tanto no sentido de regularizar a situação ambiental dos proprietários, preservar as áreas de preservação permantente, como também a colaboração da população com o orgão ambiental, denunciando, identificando irregularidades, sendo parceiro nestas ações de proteção ao meio ambiente”, disse o superintendente substituto do Ibama, Ricardo Arruda. (G1)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

ESTREITO: Orla corre risco de desmoronamento

Publicado

em

A Defesa Civil informou que há riscos de desmoronamento em partes da estrutura da Orla, na cidade de Estreito, na região Tocantina maranhense, que faz divisa com o Bico do Papagaio.

A Prefeitura solicitou que a população não ultrapasse as áreas interditadas que estão identificadas com as fitas zebradas.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Marginais estão saqueando casas alagadas

Publicado

em

Famílias da cidade de Imperatriz, na região Tocantina, sul do Maranhão, que faz divisa com o Bico do Papagaio, em São Miguel, além de passagem por sérias dificuldades por conta da enchente do Rio Tocantins, estão sendo vítimas de criminosos que estão saqueando as casas durante a madrugada.

Os marginais estão roubando telhas e fiação elétrica das residências.

A Polícia Militar de Imperatriz deflagrou a “Operação Anfibius” para caçar os delinquentes. A operação, que irá ocorrer até a normalização do nível do Rio Tocantins, com patrulhamento nas áreas alagadas com utilização de carros e lanchas.

Continue lendo

Maranhão

Técnico de enfermagem é suspeito de furtar medicamentos da rede pública no Maranhão

Publicado

em

Um técnico de enfermagem, pertencente a Rede Municipal de Saúde de Santa Luzia, a 294 km de São Luís, foi preso na tarde de domingo (16) suspeito de furtar medicamentos do hospital do município. A prisão foi realizada pela Polícia Militar (PM) após denúncia anônima.

A PM foi informada que o técnico de enfermagem, de 46 anos, que não teve a sua identidade revelada, aproveitava os plantões de fim de semana para praticar os furtos. A polícia revistou o carro do funcionário e no local foram encontrados alguns medicamentos do hospital público.

A polícia apreendeu frascos, de pelo menos, oito tipos de medicamentos. Além disso, foi encontrada uma carteira de identidade com a foto dele e o nome de outro homem. Também havia com ele um bloco de receita de controle especial, que fica sob responsabilidade do diretor do hospital e que somente o diretor deveria liberar esse documento.

Os policiais ainda apreenderam também carimbos em nome de dois médicos. O técnico de enfermagem foi apresentado na delegacia de Polícia Civil de Santa Inês.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze