Connect with us

Bico do Papagaio

DARCINÓPOLIS: Acusado de tentativa de homicídio e feminicídio ganha direito de responder processo em liberdade

Publicado

em

Um acusado dos crimes de tentativa de homicídio e de feminicídio ganhou o direito de responder ao processo em liberdade após passar mais de dez meses na prisão. A decisão é do juiz da 1ª Escrivania Criminal de Wanderlândia, José Carlos Ferreira Machado, proferida na última terça-feira, 14.

O caso aconteceu em em novembro de 2020, em Darcinópolis, quando Jucenil Silva Pereira, motivado por ciúmes, teria tentado matar o casal com golpes de facão. Apesar do alvará de soltura, o acusado ainda será levado a júri popular por tratar-se de um crime doloso contra a vida.

O advogado criminalista Maurício Araújo, que defende o réu, argumenta que Jucenil teria agido em legítima defesa e pediu que os crimes fossem desclassificados para o delito de lesão corporal, pois ele não teria agido com animus necandi (intenção de matar). Essa tese deve ser apresentada aos jurados no dia do julgamento.

OS FATOS

De acordo com a denúncia do Ministério Público, as vítimas, Emivaldo Guedes e sua mulher, Francisca Elma, estavam bebendo em um bar na cidade de Darcinópolis, quando foram atacados por Jucenil.

O acusado teria atacado primeiramente Emivaldo, com um golpe nas costas e outro golpe no braço. Nesse momento, Francisca teria se armado com uma faca e partido para cima de Jucenil, atingindo-o com alguns golpes. Jucenil ainda teria corrido, mas Francisca foi atrás, e ambos ficaram feridos.

Os três envolvidos na confusão foram socorridos por populares e encaminhados para o hospital. A Polícia Militar foi acionada.

Emivaldo levou 24 pontos nas costas e dois no braço. Já Francisca, ficou 11 dias internada e perdeu dois dedos e a mão está com movimentos restritos. Já o acusado, após atendimento médico, foi capturado em flagrante e sua prisão foi convertida para preventiva (sem prazo definido em lei).

O MOTIVO DO CRIME

Segundo o processo, o crime teria sido motivado por ciúmes. Francisca é casada com Emivaldo, mas passou um mês separada dele e, nesse período, ficou com Jucenil uma vez. Contudo, ela voltou para o marido, mas o acusado ficou inconformado. Jucenil era amigo do casal. (AF Notícias)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

PALMEIRAS: Homem é morto com facada no peito e suspeito foge

Publicado

em

Um homem foi morto com uma facada no peito em Palmeiras, no Bico do Papagaio, após uma discussão em um bar. O suspeito foi identificado pela Polícia Militar, mas fugiu do local e ainda não foi localizado. O crime aconteceu na manhã deste domingo (24).

A PM informou que quando chegou uma equipe da saúde do município tinha confirmado a morte. A vítima foi golpeada com uma perfuração de faca na altura do peito.


Testemunhas contaram à polícia que os dois homens estavam conversando e logo depois, sem motivo aparente, o autor atingiu a vítima com uma facada. O suspeito fugiu do local a pé e não foi localizado.

A PM informou que o autor do crime é conhecido na região por envolvimento com outras duas mortes. Os militares isolaram o local do fato, chamaram a perícia científica e o IML para recolher o corpo. O caso foi repassado para a Polícia Civil e o suspeito está sendo procurado. (G1)

Continue lendo

Bico do Papagaio

AXIXÁ: Saúde apresenta projeto “Fortalece Pré-Natal”

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO), por meio da Superintendência de Políticas de Atenção à Saúde, das Diretorias de Atenção Primária e Especializada e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (Cosems-TO), promoveu na sexta-feira, 22, reunião híbrida no auditório da Superintendência do Ministério da Saúde para apresentação do projeto-piloto Fortalece Pré-natal.

No Bico do Papagaio, o município de Axixá, está entre os selecionados.

A apresentação do projeto feita pela diretora de Atenção Primária da SES-TO, Laudecy Soares, especificou a origem do projeto, os objetivos, os benefícios, o público-alvo, a metodologia, os critérios de eleição dos municípios prioritários e os próximos passos que serão dados para implantação.

Para Laudecy Soares, “o projeto tem como objetivo ofertar apoio às equipes de APS [Atenção Primária à Saúde] no processo de qualificação e fortalecimento do pré-natal nos municípios prioritários, contemplando as oito regiões de saúde do Tocantins”, destacando ainda que “o projeto é uma das prioridades para a Diretoria, considerando o cenário epidemiológico em relação ao pré-natal e à morbimortalidade materna e infantil”, completou.

Também esteve presente na reunião, de forma presencial, Rondinelly Souza, Presidente do Cosems-TO, pontuando que é de extrema importância para quem está na ponta, receber projetos como este. Nós temos condições de pegar este projeto e torná-lo referência em ação, quando falamos de gestação, de pré-natal e na maternidade de forma geral. Foi pensada a participação de todas as esferas: judiciário, Estado – que é o intermediário neste processo, e os municípios que são os executores. Continuem contando com o Cosems, porque sabemos que o papel institucional é acima de tudo dar condições para essa operacionalização, para que o projeto possa rodar, para que esse projeto possa ser um caso de sucesso em âmbito nacional”, completou.

Ao final da reunião, ficaram como encaminhamentos assinatura do Termo de Adesão pelos gestores dos municípios prioritários, indicação de equipe de Saúde da Família (ESF) e respectivas equipes de Saúde Bucal (ESB) e equipe multiprofissional, referências para a ESF selecionada, até o dia 29 de outubro de 2021.

Critérios de seleção e municípios selecionados

Os municípios foram selecionados com base na análise do resultado dos indicadores, definidos como critérios de priorização, proporção de nascidos vivos de mães, com sete ou mais consultas de pré-natal; número de nascidos vivos prematuros (menores de 22 a 36 semanas), e, estimativa de gestantes de 2021, por município.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Kátia entrega perfuratrizes para municípios do Bico. Wanderlei participa

Publicado

em

Na manhã desta segunda-feira, 25, a senadora Kátia Abreu (PP), entregou aos municípios que integram o Consórcio Público Intermunicipal para o Desenvolvimento Sustentável da Região do Bico do Papagaio (COINBIPA), duas perfuratrizes.

A solenidade teve a participação do governador em exercício, Wanderlei Barbosa (Sem Partido).

O evento foi realizada pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (CODEVASF). (Fotos: Whashigton Luís)

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze