Connect with us

Bico do Papagaio

DARCINÓPOLIS: Mesmo em lockdown e mais de 100 casos de Covid-19, moradores tentam infringir medidas

Publicado

em

Na quarta-feira, 27, a Polícia Civil Tocantins, por meio da 31ª Delegacia de Polícia (31ª DPC – Darcinópolis), lavrou Termo Circunstanciado de Ocorrência contra dois moradores do referido município por descumprimento de medida sanitária destinada a prevenir a propagação do novo coronavírus.

Segundo o delegado titular da 31ª DPC, Romeu Fernandes,  apesar das ações de fiscalização desempenhadas pelas Forças Policiais do Estado, são muitas as denúncias de infringência do isolamento social por pessoas suspeitas ou contaminadas pelo Covid-19, o que tem despertado a atenção das autoridades locais.

No contexto das ações de planejamento estratégico integrado implementadas durante a vigência do lockdown no município, que foi prorrogado até o dia 6 de junho, a Polícia Civil tem buscado prestar apoio nas barreiras sanitárias e atuar na repressão aos casos de descumprimento do isolamento domiciliar por pessoas contaminadas ou suspeitas, tendo em vista o grave risco à saúde pública causado por essas condutas.

O delegado informou que a pena para quem desobedece a medida sanitária é de até um ano de detenção, podendo ser aumentada em um terço se o agente for funcionário da saúde pública ou exercer a profissão de médico, farmacêutico, dentista ou enfermeiro.

A Polícia Civil orienta a população a não sair de casa, salvo nos casos das pessoas que trabalham em atividade essencial, para buscar atendimento de saúde ou para comprar alimentos ou medicamentos.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Rede Municipal supera meta do Ideb 2019 nas séries iniciais

Publicado

em

Alunos da rede municipal de ensino de Araguatins, superaram a meta projetada do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019 para os primeiros anos do ensino fundamental (1° ao 5° ano). Os dados foram divulgados no último dia 15 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O Ideb vai de 0 a 10 e leva em conta dois fatores: quantos alunos passam de ano e qual o desempenho deles em português e em matemática.

Araguatins cresceu de 4,8 em 2017 para 5,2 em 2019 no Ensino Fundamental I, índice igual à meta estabelecida para 2021, superando a estipulada para 2019 que era de 4,9.

Nos anos finais do ensino fundamental (até o 9º ano), o desempenho das escolas do município não tem média no SAEB: Não participou ou não atendeu os requisitos necessários para ter o desempenho calculado.

Apesar do crescimento significativo nos índices da primeira fase do Ensino Fundamental, na comparação entre os principais municípios do Bico, Araguatins fica atrás. Tocantinópolis e Augustinópolis tem melhor desempenho com índice de 5,4. O detalhe é que diferente de Araguatins, que avançou e superou sua meta, Tocantinópolis e Augustinópolis, não tingiram seus índices projetados que eram respectivamente 5,8 e 5,7.

Araguatins

Tocantinópolis

Augustinópolis

Continue lendo

Bico do Papagaio

Justiça Eleitoral já recebeu 14 pedidos de candidaturas a prefeito no Bico

Publicado

em

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já registrou 14 pedidos de candidatura para concorrer aos cargos de prefeito nas eleições municipais de 2020, até o início da manhã desta segunda, 21.

O eleitor pode acompanhar as solicitações de registro, bem como seus deferimentos, dados dos candidatos e planos de governo por meio da plataforma desenvolvida pelo TSE DivulgaCandContas.

A quantidade exata de candidatos nas eleições de novembro ainda está muito aquém da previsão. O prazo de entrega da documentação exigida pela Justiça Eleitoral para a solicitação dos registros pela internet expira às 8h do dia 26 de setembro. Após esse horário, a entrega terá que ser presencial e agendada, exigindo deslocamento ao cartório e os devidos cuidados sanitários.

O agendamento para atendimento presencial será feito pelos meios informados por cada Cartórios Eleitorais, e estará disponível das 8h30 às 19h. O atendimento será marcado conforme a ordem de chegada dos pedidos – o interessado não poderá escolher o horário.

Depois de receber os requerimentos, a Justiça Eleitoral valida a documentação e a encaminha à Receita Federal para emitir o CNPJ. Tendo CNPJ e o registro, os candidatos já podem abrir conta corrente da campanha e estão aptos para iniciar a arrecadação de recursos após o dia 26 de setembro.

Pedidos de registros já entregues:

AGUIARNÓPOLIS – 2

ANANÁS – 1

ANGICO – 1

ARAGUATINS – 1

AUGUSTINÓPOLIS – 2

AXIXÁ – 1

CACHOEIRINHA – 1

SÃO BENTO – 1

SÃO MIGUEL – 2

SÍTIO NOVO – 1

TOCANTINÓPOLIS – 1

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: SD de Osemar vai ocupar vaga de vice de Cláudio Santana. Nome é Edgar Tolentino

Publicado

em

Na noite deste domingo 20, o prefeito Cláudio Santana (MDB), fechou acordo com a direção do Solidariedade (SD), partido de Osemar Mousinho, e a legenda vai indicar o candidato a vice-prefeito.

O nome escolhido foi do até então, pré-candidato a vereador, Edgar Tolentino, filho do ex-deputado Luís Tolentino.

O SD abortou homologar o nome de Osemar, na corrida pelo Palácio Araguaia, por conta do então pré-candidato, ser acometido de Covid-19, e precisar de tratamento fora do estado, estando em uma UTI se recuperando.

Desde a impossibilidade de Osemar, SD e MDB vem conversando nos bastidores sobre a composição, que foi acertada na noite deste domingo.

Cláudio e Edgar ainda não se pronunciaram oficialmente sobre o assunto.

Continue lendo
publicidade Bronze