Connect with us

Araguatins

Das instituições de ensino superior no Bico, apenas FAIARA consegue avaliação do MEC

Publicado

em

O Ministério da Educação divulgou nesta quinta-feira, 17, novos indicadores do Índice Geral de Cursos (IGC) que mede o nível das instituições de ensino superior no país. O IGC é resultado da média ponderada do Conceito Preliminar de Curso (CPC), indicador de avaliação de cursos de graduação, e obedece a um ciclo de três anos, em combinação com o resultado do Enade, que mede o desempenho dos estudantes. A pontuação varia de 1 a 5.

É considerado pelo MEC que uma instituição alcançou índices satisfatórios quando se encaixa na faixa de pontuação de 3 a 5. E insatisfatória na faixa de 1 a 2.

No Tocantins o número de instituições de ensino superior com IGC que atende de forma satisfatória a avaliação do MEC aumentou de 3, em 2009, para 5, em 2010. Das 29 instituições do Tocantins, avaliadas pelo MEC – 38%, ou seja, 11 tiveram o IGC 2, considerado abaixo da média satisfatória pelo MEC.

No Bico do Papagaio

Atualmente a região do Bico do Papagaio conta com 2 instituições de ensino superior em Araguatins: Instituto Federal de Ciências e Tecnologia (IFTO) e  Faculdade Integrada de Araguatins (FAIARA), e, 1 em Augustinópolis, Faculdade do Bico do Papagaio (FABIC).

Das 3 instituições apenas a FAIARA atende todas as exigências e aparece nos índices do MEC, com pontuação 2, obtendo IGC Continuo de 108,07 ocupando a posição 1764º nacional de 2.177 instituições avaliadas.

Já o IFTO campus de Araguatins esta entre as 12 do Estado que não obtiveram conceito, segundo o MEC por não terem realizado o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) ou porque não foi possível avaliar algum outro conceito.

Já a FABIC de Augustinópolis, que oferece os cursos de Direito, Enfermagem, Ciências Contábeis e Tecnologia em Gestão de Agronegócios, não é identificada no levantamento apresentado pelo MEC, ficando de fora dos índices ou até da simples citação. Questionado porque a instituição não é lembrada no levantamento, o diretor geral, Pablo Lopes Rêgo, não soube responder e limitou-se a dizer que a FABIC está em processo de mudanças, migrando do sistema público para o privado e que o Conselho Estadual de Educação é quem poderia dar satisfações sobre o assunto. Vale aqui ressaltar que outras instituições passam pelo mesmo sistema de mudança, como FAIARA, Faculdade Integrada de Ensino Superior de Colinas (FIESC) e Faculdade de Guaraí (FAG), todas aparecem com índices do MEC, exceto a FABIC.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
12 Comments

Araguatins

ARAGUATINS: Técnicos em Agropecuária colam grau no IFTO

Publicado

em

A noite do último sábado, 10, foi especial para o Campus do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFTO), que celebrou a colação de grau de cerca de 100 estudantes do curso técnico em Agropecuária, integrado ao Ensino Médio.

A solenidade, que reuniu no Campus autoridades, amigos e familiares dos formandos, foi marcada pela emoção e alegria. Durante o evento os novos técnicos em Agropecuária proferiram o juramento e enfatizaram o sentimento de carinho e agradecimento pelo Campus Araguatins, que segundo eles proporcionou mais do que uma formação profissional, uma formação para a vida.

Na ocasião o diretor-geral do Campus, professor Décio dos Reis, destacou aos estudantes que a formatura é apenas o primeiro passo de uma nova jornada e desejou “que a ética, o respeito e a fé sejam sempre companheiras de vocês em todas as atividades que realizarem durante a vida”.  O diretor ressaltou ainda o esforço dos estudantes, lembrando que: “A persistência e a dedicação trouxeram vocês até aqui e acreditem, elas podem levá-los muito mais além. Sonhem, tenham atitude, foco e determinação, pois este é o caminho para o sucesso”.

Os formandos, que homenagearam no nome da turma o professor Mauro Gomes dos Santos, foram apadrinhados pelos professores Carla Marina da Silva e Paulo Hernandes Gonçalves. A patronesse da turma foi a prefeita do município de Augustinópolis, Maria do Carmo Alcântara. (ASCOM/IFTO)

Continue lendo

Araguatins

Araguatinense coordena plantio de espécies nativas no município de Campos Lindos

Publicado

em

Em atendimento ao pedido da Prefeitura de Campos Lindos do Tocantins, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio da diretoria de Controle e Uso dos Recursos Hídricos, doou e contribuiu com o plantio de 660 mudas de espécies nativas do cerrado tocantinense. A ação ocorreu entre os dias 26 e 30 de dezembro, no perímetro urbano do município, sob o comando do araguatinense Maurivan Braga de Almeida, responsável direto por esse tipo de ação no Naturatins. (mais…)

Continue lendo

Araguatins

ARAGUATINS: AD realiza batismo antes a virada de ano

Publicado

em

Cinco integrantes pertencentes as congregações da igreja Assembléia de Deus (CIADSETA) em Araguatins, desceram as águas batismais na manhã do sábado, 31, ultimo dia de 2011, no balneário do Antonio Guedes, localizado no povoado Transaraguaia. (mais…)

Continue lendo
publicidade Bronze