- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
domingo, 22 / maio / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img

Das instituições de ensino superior no Bico, apenas FAIARA consegue avaliação do MEC

Mais Lidas

O Ministério da Educação divulgou nesta quinta-feira, 17, novos indicadores do Índice Geral de Cursos (IGC) que mede o nível das instituições de ensino superior no país. O IGC é resultado da média ponderada do Conceito Preliminar de Curso (CPC), indicador de avaliação de cursos de graduação, e obedece a um ciclo de três anos, em combinação com o resultado do Enade, que mede o desempenho dos estudantes. A pontuação varia de 1 a 5.

É considerado pelo MEC que uma instituição alcançou índices satisfatórios quando se encaixa na faixa de pontuação de 3 a 5. E insatisfatória na faixa de 1 a 2.

No Tocantins o número de instituições de ensino superior com IGC que atende de forma satisfatória a avaliação do MEC aumentou de 3, em 2009, para 5, em 2010. Das 29 instituições do Tocantins, avaliadas pelo MEC – 38%, ou seja, 11 tiveram o IGC 2, considerado abaixo da média satisfatória pelo MEC.

No Bico do Papagaio

Atualmente a região do Bico do Papagaio conta com 2 instituições de ensino superior em Araguatins: Instituto Federal de Ciências e Tecnologia (IFTO) e  Faculdade Integrada de Araguatins (FAIARA), e, 1 em Augustinópolis, Faculdade do Bico do Papagaio (FABIC).

Das 3 instituições apenas a FAIARA atende todas as exigências e aparece nos índices do MEC, com pontuação 2, obtendo IGC Continuo de 108,07 ocupando a posição 1764º nacional de 2.177 instituições avaliadas.

Já o IFTO campus de Araguatins esta entre as 12 do Estado que não obtiveram conceito, segundo o MEC por não terem realizado o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) ou porque não foi possível avaliar algum outro conceito.

Já a FABIC de Augustinópolis, que oferece os cursos de Direito, Enfermagem, Ciências Contábeis e Tecnologia em Gestão de Agronegócios, não é identificada no levantamento apresentado pelo MEC, ficando de fora dos índices ou até da simples citação. Questionado porque a instituição não é lembrada no levantamento, o diretor geral, Pablo Lopes Rêgo, não soube responder e limitou-se a dizer que a FABIC está em processo de mudanças, migrando do sistema público para o privado e que o Conselho Estadual de Educação é quem poderia dar satisfações sobre o assunto. Vale aqui ressaltar que outras instituições passam pelo mesmo sistema de mudança, como FAIARA, Faculdade Integrada de Ensino Superior de Colinas (FIESC) e Faculdade de Guaraí (FAG), todas aparecem com índices do MEC, exceto a FABIC.

- Publicidade -spot_img

12 Comentários

Assinar
Notificar-me
guest
12 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
PEDRO 0 GRANDE

PARABENS AOS PROFESSORES E ACADÊMICOS DA FAIARA, MAS NÃO DURMAM NO PONTO E DEIXEM O BONDE PASSAR, A JORNADA É LONGA E AINDA FALTA MUITO PARA QUE A FAIARA SE TORNE UMA FACULDADE DE EXELÊNCIA.

A Voz da Verdade!

OPAAA…. MINHA FACULDADE UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS, CAMPUS DE TOCANTINÓPOLIS ESTA AÍ…..VENHAM PRA CÁ… AINDA TEM VAGAS;;;

Esclarecedores

Esclareço que o Instituto Federal do Tocantins – Campus Araguatins não poderia passar pela avalição do Enade, pois nenhum dos cursos da instituição foi concluído ainda, portanto o Instituto só participará dessa avaliação no ano de 2012 quando haverá concludentes.

Bras

Fecha fabic kd o mec p fechar essa merda!

Borges

O q diabo q vamos fazer em tocantinopolis ai ta se acabando lugar mais isolado do mundo! Dizem q e melhor lugar p criar filho pois nao tem festa nao tem nada!

antonio

FAIARA NÃO SE EXALTE POIS COM A MEDIA 2, PARA CHEGAR A 5 PRECISA MELHORAR MAIS DE 100%. DESPERTA!!!

ALFREDO DOS SANTOS

Este resultado serve para mostrar que a FAIARA tem credibilidade e merece a atenção dos jovens da região, apesar de que alguns políticos não acreditaram nem demonstraram interesse em ajudar a instituição nem a região…
EM FRENTE FAIARA… A REGIÃO TEM MUITOS JOVENS PRECISANDO DE EDUCAÇÃO DE QUALIDADE…

PARABÉNS AOS FUNCIONÁRIOS DA FAIARA, PELO ESFORÇO E DEDICAÇÃO…

Marianna

Parabéns ao campus da Faiara, porém esta pesquisa deixou algumas interrogações, está parecendo com aquela que o prefeito de Araguatins está entre os 100 melhores prefeito do Brasil, o que é uma piada… Quero dizer que o IFTO, tem uma instrutura boa, prédio próprio, vários mestres e doutores, etc. Creio que há uma pontuação.. Mas fico feliz ao saber que várias instituições do Tocantins melhoraram a nota, é uma conquista.

esclarecendo

Nossa falta ver o que significa o 2 isso não atende, o 1 fecha a instituição. Quem ta razoável precisa ter 3 e as com 4 e 5 estão atendendo os requisitos.

A Voz da Verdade!

(BORGES) ATÉ AONDE EU SEI TOCANTINÓPOLIS AO CONTRÁRIO DO QUE VOCÊ DISSE, ESTÁ CRESCENDO E MUITO, O RESULTADO DO PIB 2011 DIZ ISSO… AGORA SE VC ESTA INTERESSADO DE CRIAR SEUS FILHOS SEM UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE, COM PROFESSORES MESTRES E DOUTORES QUE TEMOS NA UFT FIQUE AI, COMO VC MESMO DISSE, CRIANDO SEUS FILHOS NAS FESTAS!

borges

a senhor voz da verdade e tao sabichao segundoo ibge a populacao de tocantinopolis diminuir a populacao a baixou p 22 mil habitntes ja capital do bico araguatins teve um crescimento de mais 5 mil habitantes chegando a quase 32 mil habitantes sendo 6 maior do estado e maior cidade do bico do papagaio se informe senhor voz da verdadee onde agora vai abrir uma industria de pneus e uma fabrica da suzano se informe pois a economia aq e pujante tb e muito!!!

A VERDADE

AS AULAS DO ENSINO SUPERIOR NO CAMPUS ARAGUATINS DO IFTO COMEÇARAM EM SETEMBRO DE 2009. Portanto, só terá avaliação no ano 2013. Repito, este campus somente será avaliado em 2013. È por isso que não tem nota.

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias