Connect with us

Bico do Papagaio

Debates sobre CREAS e acolhimento regionalizado passa por Xambioá e Wanderlândia

Publicado

em

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) encerra nesta sexta, 28, no Bico do Papagaio, a primeira etapa das discussões sobre a implantação de Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e serviços de acolhimento regionalizados no Tocantins. Os encontros trataram sobre a cooperação técnica e financeira entre o Estado e os municípios buscando parceria sobre a implantação dos serviços.

Esta semana, integrantes da Gerência de Proteção Especial da Setas estiveram em Xambioá, Axixá, Wanderlândia discutindo com os municípios-sede e cidades que integram a regional sobre a regionalização dos serviços de proteção especial.

Sobre os encontros, o técnico de Proteção Especial da Setas, Vanderli Candido considera como bastante positivos. “Os municípios conseguem enxergar a regionalização como uma alternativa para o funcionamento dos serviços de proteção social”, pondera, explicando ainda que o próximo passo é efetuar a adesão dos municípios por meio de um termo de aceite até o mês de agosto, com a expectativa de começar a efetuar os serviços a partir do mês de setembro.

Em Wanderlândia, na reunião realizada na quinta, 27, o prefeito Eduardo Madruga manifestou total interesse na adesão. “Vemos como uma importante ferramenta que eleva os municípios da política do assistencialismo para a política de assistência social propriamente dita”, comentou o gestor durante o encontro.

Já em Xambioá, na quarta, 26, o secretário municipal de assistência social Chardison Aguiar explicou que a cidade será sede dos atendimentos e o fato de já possuir uma casa de acolhimento ajuda muito. “Se fosse para cada município implantar esses programas individualmente seria inviável para todos e a regionalização chega como uma solução possível e bastante satisfatória”, considerou.

Regionalização

A implantação dos referidos serviços faz parte de um termo de aceite pactuado com o Governo Federal, que tem como meta a implantação de seis Creas no Estado para atender 48 municípios, além do programa Família Acolhedora. Ao todo, nove municípios, que sediarão os serviços regionalizados, foram visitados.

Creas

Os Cras e os Creas são espaços que buscam o empoderamento destas famílias e de seus membros para o enfrentamento das situações de vulnerabilidade e de risco social. O Cras trabalha na prevenção de ocorrências de risco, enquanto o Creas, especificamente, trabalha com pessoas em que o risco já se instalou, oferecendo apoio especializado a estas pessoas e/ou famílias.

Família Acolhedora

É um serviço que organiza o acolhimento de crianças e adolescentes afastados da família por medida de proteção em residência de famílias acolhedoras cadastradas. O acolhimento é previsto até que seja possível o retorno à família de origem ou, na sua impossibilidade, o encaminhamento para adoção.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Vacinação contra Covid-19 é iniciada. Dr Wiston é o primeiro vacinado

Publicado

em

Nesta manhã de quinta, 21, a Secretaria Municipal de Saúde, iniciou a vacinação contra a Covid-19. A primeira etapa serão 147 doses, destinadas aos profissionais de saúde que estão na linha de frente do enfrentamento da doença.

O primeiro paciente a ser vacinado foi, Wiston Fernandes Dantas, o médico mais tradicional da cidade, que atua há várias décadas na região e mora em Araguatins.

A Secretaria informou q a vacinação dos demais profissionais prossegue nesta quinta.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Confira as vagas de emprego no Sine para esta quinta, 21

Publicado

em

SINE – ARAGUATINS
Rua 13 de outubro, n° 1073, Centro.
Fone: 3474-3003 / 1100
CEP: 77.950-000 – Araguatins – TO
Veja as vagas de emprego em Araguatins e outras cidades do estado clicando AQUI

Continue lendo

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Regional está com 80% das UTIs Covid ocupadas

Publicado

em

Segundo informações consolidadas da Secretaria de Estado da Saúde (SES), para esta quarta, 20, a taxa de ocupação de leitos UTI Covid-19, no Hospital Regional de Augustinópolis (HRAug), está em 80%. A unidade possui ao todo, 10 leitos, estando portanto, apenas 2 desocupados.

Os números só são menores que do Hospital Estadual de Combate a Covid-19 (Hospital de Campanha), que está com todos os seus 10 leitos de UTI ocupados.

A situação geral do estado, quanto aos leitos de UTI para Covid-19, é nesta quarta de 60% de ocupação. Ao todo, o estado tem 147 leitos, estando 88 ativos.

Com relação a ocupação de leitos clínicos, o HRAug está em uma situação um pouco melhor, com tomada de 67%. A unidade dispõe de 12 leitos, estando 8 com pacientes.

Continue lendo
publicidade Bronze