Connect with us

Bico do Papagaio

Debates sobre CREAS e acolhimento regionalizado passa por Xambioá e Wanderlândia

Publicado

em

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas) encerra nesta sexta, 28, no Bico do Papagaio, a primeira etapa das discussões sobre a implantação de Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e serviços de acolhimento regionalizados no Tocantins. Os encontros trataram sobre a cooperação técnica e financeira entre o Estado e os municípios buscando parceria sobre a implantação dos serviços.

Esta semana, integrantes da Gerência de Proteção Especial da Setas estiveram em Xambioá, Axixá, Wanderlândia discutindo com os municípios-sede e cidades que integram a regional sobre a regionalização dos serviços de proteção especial.

Sobre os encontros, o técnico de Proteção Especial da Setas, Vanderli Candido considera como bastante positivos. “Os municípios conseguem enxergar a regionalização como uma alternativa para o funcionamento dos serviços de proteção social”, pondera, explicando ainda que o próximo passo é efetuar a adesão dos municípios por meio de um termo de aceite até o mês de agosto, com a expectativa de começar a efetuar os serviços a partir do mês de setembro.

Em Wanderlândia, na reunião realizada na quinta, 27, o prefeito Eduardo Madruga manifestou total interesse na adesão. “Vemos como uma importante ferramenta que eleva os municípios da política do assistencialismo para a política de assistência social propriamente dita”, comentou o gestor durante o encontro.

Já em Xambioá, na quarta, 26, o secretário municipal de assistência social Chardison Aguiar explicou que a cidade será sede dos atendimentos e o fato de já possuir uma casa de acolhimento ajuda muito. “Se fosse para cada município implantar esses programas individualmente seria inviável para todos e a regionalização chega como uma solução possível e bastante satisfatória”, considerou.

Regionalização

A implantação dos referidos serviços faz parte de um termo de aceite pactuado com o Governo Federal, que tem como meta a implantação de seis Creas no Estado para atender 48 municípios, além do programa Família Acolhedora. Ao todo, nove municípios, que sediarão os serviços regionalizados, foram visitados.

Creas

Os Cras e os Creas são espaços que buscam o empoderamento destas famílias e de seus membros para o enfrentamento das situações de vulnerabilidade e de risco social. O Cras trabalha na prevenção de ocorrências de risco, enquanto o Creas, especificamente, trabalha com pessoas em que o risco já se instalou, oferecendo apoio especializado a estas pessoas e/ou famílias.

Família Acolhedora

É um serviço que organiza o acolhimento de crianças e adolescentes afastados da família por medida de proteção em residência de famílias acolhedoras cadastradas. O acolhimento é previsto até que seja possível o retorno à família de origem ou, na sua impossibilidade, o encaminhamento para adoção.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Ronaldinho intensifica visitas nos bairros

Publicado

em

O candidato do PT à Prefeitura de Araguatins, no Bico do Papagaio, Ronaldinho, tem focado em visitas de casa em casa, nos bairros da cidade, nesse momento da campanha, acompanhado de seu vice, Aparecido da Belina (PT) e de candidatos a vereador.

Ronaldinho destacou a nossa equipe, que o diálogo direto com o eleitor nesse momento de campanha, é importante para ajudar a compreender ainda mais as necessidades populares, bem como amostra com mais clareza e diretamente os projetos que tem para Araguatins.

“Nossa campanha é isso. Popular, sem gastos absurdos que vão comprometer a gestão. Não queremos virar prefeito a qualquer custo, para depois ter de tirar do patrimônio público para cobrir dívidas de campanha e penalizar a população. Vamos com muita humildade, mostrando casa a casa, eleitor a eleitor nosso projeto”, disse.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Cláudio e Aquiles aceleram campanhas

Publicado

em

Ação da Coligação “Justos Por Araguatins”

Os candidatos a prefeito de Araguatins, Cláudio Santana (MDB), da Coligação “Justos Por Araguatins” e Aquiles da Areia (PP), da Coligação “Uma Nova Política Para Um Novo Tempo”, intensificaram suas ações de campanha.

Cláudio nesta terça, 20, realizou caminhada no comércio e fechou a noite com comício no cruzamento das Ruas Marechal Rondon e Getúlio Vargas, na região do setor Cerâmica.

Aquiles da Areia concentrou em visitas durante o dia e reunião política de vereadores no período noturno.

Ação da Coligação “Uma Nova Política Para Um Novo Tempo”
Continue lendo

Bico do Papagaio

NAZARÉ: Justiça nega pedido de Elvira e aprova candidatura de Clayton

Publicado

em

A Justiça Eleitoral julgou improcedente o pedido constante da Ação de Impugnação ao Registro de Candidatura (AIRC), promovido pela Coligação “Unidos Venceremos”, da candidata a reeleição, Elvira Araújo (SD), e deferiu o registro de candidatura de Clayton Paulo Rodrigues (PTB) para o cargo de prefeito do município de Nazaré.

A decisão foi proferida no final da tarde desta terça, 20.

No tocante aos processos ajuizados contra Clayton, tanto na Justiça Estadual Comum, quanto na Justiça Federal, a análise individualizada não revelou a existência de sentença condenatória que autorize aplicar alguma causa de inelegibilidade preconizada pela Lei da Ficha Limpa.

Uma decisão do próprio Poder Judiciário, anterior a análise do registro de candidatura por parte da Justiça Eleitoral, havia suspendido os efeitos da decisão do Poder Legislativo Municipal que reprovava a prestação de contas da gestão de Clayton, a frente da Prefeitura Municipal. A Justiça considerou que os parlamentares não seguiram o rito de ampla defesa ao ex-prefeito. “É fato suficiente para afastar a causa de inelegibilidade do art. 1º, inciso I, alínea “g”, da Lei Complementar 64/1990 (Lei da Ficha Limpa)” diz trecho da decisão da Justiça Eleitoral.

Continue lendo
publicidade Bronze