Connect with us

Bastidores

Delbes Barbosa critica briga de políticos e pede união de forças em combate às queimadas de Palmas

Publicado

em

O forte aumento de queimadas em Palmas este ano coincidiu com uma acirrado debate entre agentes políticos que na opinião do presidente da Associação Palmense de Farmacêuticos (ASPAFARMA), Delbes Barbosa, não colabora em nada para solução do problema e em defesa da saúde pública. “Não é questão de ser da esquerda, direita ou centro, bem menos situação ou oposição, a saúde é responsabilidade de todos”, afirma Delbes. “A população é quem está sofrendo com o descaso dos atuais líderes de Palmas”, pontua o farmacêutico.

Conforme Delbes Barbosa, por conta das altas temperaturas, clima seco e baixa umidade, acentuados pelas fortes queimadas na Capital, o Hospital Infantil de Palmas teve grande ascensão de internações de crianças. “Estou diariamente vendo o sofrimento de crianças que dão entrada no Hospital Infantil de Palmas, por conta do atual momento”, revela. “São casos de alergias, sinusite, asma, rinite, faringite, bronquites (aguda ou crônica), resfriado, gripe, pneumonia, amidalite, otite entre outros. Há também os problemas relacionados aos dias quentes, com casos de desidratação, diarreia e vômitos”, pontua.
“Toda a população é prejudicada, em especial as classes mais vulneráveis: idosos, gestantes e crianças. Portando, é preciso ações práticas e eficientes para combater o fogo que queima nossa fauna e flora e impacta na saúde da nossa população”, observa.

Na opinião do presidente da ASPAFARMA, neste momento deve-se deixar de lado a cor partidária, situação ou oposição, interesses individuais e entrar em união e ação no combate às queimadas. “Depois de controlado os focos de incêndio e feito uma conscientização da população sobre os impactos negativos gerados por elas, será o momento de se discutir a responsabilização e penalizações dos culpados”, observa Delbes.

A situação das queimadas de Palmas está tão séria, e se transformou em palanque político, que há acusações até mesmo de incêndios criminosos. “Tem que ser apurado, a população não pode ficar no prejuízo”, ressalta Delbes.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bastidores

Bolsonaro não pede apoio de Kátia à Mendonça

Publicado

em

Segundo o colunista do site Metrópolis, Igor Gadelha, o presidente Jair Bolsonaro não pareceu muito empenhado em ajudar o seu mais recente escolhido para o Supremo Tribunal Federal (STF) a conseguir votos no Senado para aprovar a indicação.

No encontro com a senadora Kátia Abreu (PP) na semana passada, no Palácio do Planalto, Bolsonaro não teria sequer citado o nome de André Mendonça.

O diálogo teria se concentrado em outros assuntos, entre eles, a PEC do voto impresso, a saúde do presidente, as reformas, acordos comerciais e meio ambiente.

Continue lendo

Bastidores

Tocantins mantém adiantado pagamento dos servidores

Publicado

em

Nesta segunda-feira, 26, o Governo do Tocantins inicia o pagamento dos servidores referente a julho, mantendo a execução da folha adiantada e dentro do mês trabalhado.  Nessa data, recebem os servidores lotados na Secretaria da Saúde.  Na sequência, os demais terão os créditos liberados conforme cronograma abaixo.

O valor da folha líquida de julho é de R$ 183.482.151,24.


O pagamento antecipado escalonado foi determinado pelo governador Mauro Carlesse no início deste ano como forma de ajudar na prevenção contra a Covid-19, na intenção de evitar aglomeração de servidores nas unidades bancárias. “Mesmo com o escalonamento, o ideal é que os servidores busquem os meios eletrônicos na hora de fazer suas transações e evitem locais fechados como as agências bancárias, por exemplo”, aconselha o Governador.

Cronograma (dia que o dinheiro estará nas contas)

Dia 26

Secretaria da Saúde;

Dia 27

Secretaria da Segurança Pública, Casa Militar, Secretaria da Cidadania e Justiça, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Militar;

Dia 28

Secretaria da Fazenda, Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, Instituto de Desenvolvimento Rural do Estado doTocantins, Agência Tocantinense de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos, Agência de Defesa Agropecuária, Secretaria da Infraestrutura, Cidades e Habitação, Departamento Estadual de Trânsito, Agência Tocantinense de Transportes e Obras, Instituto de Terras do Estado do Tocantins, Instituto Natureza do Tocantins, Junta Comercial, Agência Tocantinense de Saneamento, Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia, Agência de Tecnologia da Informação;

Dia 29

Secretaria Executiva da Governadoria, Secretaria da Administração, Casa Civil, Secretaria da Comunicação, Procuradoria Geral do Estado, Secretaria da Agricultura, Pecuária e Aquicultura, Secretaria do Planejamento e Orçamento, Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Secretaria da Indústria, Comércio e Serviços, Controladoria-Geral do Estado, Agência de Mineração do Estado do Tocantins, Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Tocantins, Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa, Secretaria de Parcerias e Investimentos;

Dia 30

Fundação Universidade do Tocantins(Unitins) e Secretaria da Educação, Juventude e Esportes.

Continue lendo

Bastidores

Carlesse e Dino promovem acordos bilaterais de cooperação entre Tocantins e Maranhão

Publicado

em

Uma intensa agenda reuniu nesta quinta, 22, os governadores, Mauro Carlesse (PSL), do Tocantins e Flávio Dino (PSB), do Maranhão, Flávio Dino, no Palácio Araguaia, em Palmas. Secretários de ambos estados também participam da apresentação do Projeto de Integração Geopolítica Interestadual, oportunidade em que fizeram o alinhamento das ações estratégicas interestaduais.

Os governadores também se reuniram com representantes do Porto de Itaqui e de várias empresas do ramo de logística ferroviária e de fertilizantes, dentre outras.

O encontro teve a assinatura de um Acordo para viabilização da ponte entre Filadélfia e Carolina, ligando os estados do Tocantins e do Maranhão.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze