Connect with us

Maranhão

Detran-MA realiza ações educativas em Imperatriz no fim de semana

Publicado

em

Sem títuloDepois de sensibilizar e alcançar um grande sucesso entre os ludovicenses, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MA) iniciou, na sexta-feira (1º), as ações educativas sobre faixa de pedestre e Lei Seca em bares da cidade de Imperatriz. A iniciativa prosseguiu movimentando a cidade no sábado (2) e domingo (3).

“Imperatriz é a segunda cidade mais importante do Estado e merece toda a atenção do Detran e estamos aqui para sensibilizar motoristas e pedestres para ações simples como atravessar a rua na faixa e, se beber, pegar um táxi. É importante que as pessoas entendam que atitudes simples no trânsito podem evitar mortes e sequelas para o resto da vida”, ressaltou o diretor geral do Detran-MA, André Campos.

A abertura dos trabalhos aconteceu na tarde da sexta-feira (1º) com a ação da campanha “No trânsito, todo mundo é pedestre”, que chamou a atenção e alertou tanto motoristas quanto pedestres para os cuidados e o respeito que se deve ter na travessia da faixa de pedestres.

A atividade aconteceu nas faixas de pedestres entre as Avenidas Simplício Moreno e Getúlio Vargas, localizadas no Centro – a esquinas é uma mais movimentadas da cidade -, e contou com o apoio dos agentes de trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte.

A ação consistiu na distribuição de material educativo, na forma de ventarolas, para pedestres e motoristas; marcadores de texto, no formato de miniatura do mascote do Detran-MA, o Sinalito, para crianças; e sacolas lixocar para os motoristas.

O mascote Sinalito, presente à ação, fez grande sucesso, principalmente com a criançada, que também chegava perto para registrar o momento em foto. Sinalito e toda a equipe de educadores do trânsito alertavam de forma lúdica motoristas e pedestres para a responsabilidade no trânsito e o respeito a faixa de pedestre.

Para a dona de casa, Maria de Jesus Silva, a cidade está mesmo precisando de ações como essa. “Os motoristas não têm educação e não lembram de nós, que andamos a pé e, por isso, não param pra gente passar, nem na faixa. É muita falta de consideração, eles não respeitam os pedestres”, enfatizou  Maria de Jesus Silva.

Já para autônomo Wilton Francisco Rosa, a ação na faixa de pedestres foi muito importante, pois o que falta para os motoristas é sensibilidade. “Os motoristas deveriam lembrar que do mesmo jeito que eles amam a vida, os pedestres e ciclistas amam também. Eles se acham os donos do asfalto e precisam mesmo se conscientizar. Gostei muito do trabalho do Detran. Estão de parabéns”, concluiu Wilton Rosa.

Lei Seca

Por volta das 23h, a equipe de educadores do Detran-MA, juntamente com o diretor geral André Campos, deu início às atividades educativas nos bares da cidade. Durante a ação, foram visitados os bares da movimentada Av. Beira-Rio.

A ação consistiu na distribuição de material educativo sobre a combinação perigosa álcool e direção, além do teste do bafômetro (etilômetro) educativo, sobre o qual muitas pessoas têm curiosidade e querem conhecer e fazer. Além do teste do bafômetro, o Detran-MA presenteou com camisas os anjos da noite, aquelas pessoas que não ingerem álcool para assumir a direção do carro.

Vale ressaltar que em cada estabelecimento visitado pela equipe do Detran-MA, uma mesa preta com uma lápide escrita “Reservado para quem bebeu e dirigiu”, também chamou a atenção de quem curtia a noite. “Eu nunca bebo. Gosto muito de sair à noite, e sempre sou o “Anjo”! Achei legal essa iniciativa do Detran-MA de alertar quem gosta de beber de que não pode dirigir”, destacou a universitária Paula Lemos, 22, que foi agraciada pelo diretor geral do Detran-MA, André Campos, com uma Camisa do Anjo.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

IMPERATRIZ: Canteiros centrais da BR-010 são desobstruídos

Publicado

em

Nesta quarta-feira, 24 de fevereiro, a Prefeitura de Imperatriz realiza a limpeza e desobstrução dos bueiros localizados nos canteiros centrais da BR-010, mais especificamente os da proximidade do aeroporto da cidade. O serviço realizado por intermediação da Secretaria de Limpeza Pública, SLP, tem como objetivo garantir maior fluxo no escoamento das águas, provenientes do período chuvoso, prevenindo assim possíveis alagamentos.

Além do trabalho nos canteiros da BR-010, as equipes do mutirão de serviços do Arrastão da Limpeza também atuam na área com varrição manual, paliação de montes, remoção de entulhos e de pontas de lixos e roço nas margens das vias em alguns pontos. O trabalho é realizado ainda nas avenidas Industrial, JK, Pedro Neiva de Santana e na Beira Rio.

De acordo com alerta emitido pela Superintendência de Proteção e Defesa Civil, Sumpdec, há previsão de fortes chuvas para os próximos dias, “estando ciente do possível aumento no fluxo pluvial, a gestão do prefeito Assis Ramos tem mobilizado várias frentes de serviços voltadas para a prevenção de alagamentos. E a SLP tem atuado principalmente na limpeza e desobstrução de riachos e bocas de lobo”, explica Alan Johnes, secretário de Limpeza Pública.

As equipes do município trabalham ainda na limpeza e manutenção de praças, cumprindo cronograma, hoje, nas do Caminhoneiro, Jarbas Passarinho, Bíblia, Nova Imperatriz, Ferro de Engomar e na da Rodoviária Antiga. Os agentes responsáveis pela remoção de entulhos e de pontas de lixos atuam na BR-010, no Bacuri, na rua Rafael de Almeida, e nos bairros Morada do Sol e Vila Nova. E as frentes de serviços responsáveis pela realização de podas e remoção de gralharias e resíduos verdes, atuam no bairro Vila Conceição II e na rua P.

O Cata Treco, que atua no recolhimento de móveis velhos e outros bens inutilizáveis por agendamento prévio, cumpre cronograma nos bairros Vila Nova, Nova Imperatriz, Vila Fiquene, Vila Vitória, Vila Cafeteira, Parque Vitória, Beira Rio, Santa Rita, Santa Inês, São José e Recanto Universitário. Para solicitar qualquer um dos serviços da SLP, a secretaria disponibiliza o número de telefone (99) 99162-6101, de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h.

Devido à grande demanda, o Cata Treco possui prazo de três dias úteis, contando a partir da data do agendamento, até o recolhimento dos trecos. Já o recolhimento de entulhos e gralharias possuem prazo de até sete dias úteis, pois são atividades realizadas por outras equipes.

Continue lendo

Maranhão

ITINGA: Ex-prefeita Vete Botelho vai responder na Justiça por não repassar ao INSS contribuições descontadas de servidora

Publicado

em

O Ministério Público do Maranhão, por meio da Promotoria de Justiça de Itinga do Maranhão, ingressou, nesta segunda-feira, 22, com uma Ação Civil Pública (ACP) por ato de improbidade administrativa contra Luzivete Botelho da Silva, ex-prefeita do município.

De acordo com a ACP, a ex-gestora deixou de recolher ao INSS as contribuições previdenciárias descontadas do contracheque de Eliene da Silva Costa. A servidora foi contratada para prestar serviços na prefeitura no período de 2011 a 2016.

Questionada, Luzivete Botelho negou a retenção de valores previdenciários descontados, mas não apresentou nenhum documento que comprovasse o repasse à previdência social. Já a atual gestão municipal verificou que sempre houve o desconto das contribuições, mas não há nenhuma prova de que os valores foram direcionados ao INSS.

Na Ação, o promotor de justiça Tiago Quintanilha Nogueira ressalta que a situação pode trazer uma série de prejuízos à trabalhadora, como dificuldades para obter auxílio doença, auxílio maternidade, seguro desemprego e até a aposentadoria.

Se condenada por improbidade administrativa, Luzivete Botelho da Silva estará sujeita a penalidades como ressarcimento integral do dano, perda da função pública, suspensão dos direitos políticos de três a cinco anos, pagamento de multa de até cem vezes o valor da remuneração recebida no cargo de prefeita e proibição de contratar ou receber benefícios do Poder Público, ainda que por intermédio de empresa da qual seja sócia majoritária, pelo prazo de três anos.

Continue lendo

Maranhão

AÇAILÂNDIA: Corpo de homem desaparecido é encontrado em cova rasa

Publicado

em

Desaparecido há 24 dias, o corpo de Valmir Batista dos Santos, foi localizado enterrado em uma cova rasa no quintal da casa de um homem identificado apenas como Paulinho, no Assentamento Nova Conquista, zona rural do município de Açailândia.

Familiares da vítima, comunicaram o desaparecimento de Valmir no dia 29 de janeiro, quando ele foi visto pela última vez na companhia do Paulinho, o então “amigo”. Durante as investigações, a Polícia Civil tomou conhecimento que a motocicleta da vítima encontrava-se enterrada no quintal da residência de Paulinho.

Após a realização de buscas, a polícia descobriu que além da motocicleta, o investigado ocultou o cadáver da vítima no mesmo local. Agora a Polícia Civil apura as circunstâncias, motivo e causa do homicídio da vítima, e está à procura do suspeito que conseguiu fugir.

Continue lendo
publicidade Bronze