Connect with us

Bico do Papagaio

Dez municípios iniciam criação de Conselhos Comunitários de Segurança no Bico

Publicado

em

Nessa quarta-feira, 13, a Diretoria Estadual de Polícia Comunitária realizou a primeira reunião em Tocantinópolis

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-TO), deu início ao processo de constituição dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs), em municípios do Bico do Papagaio, região norte do Estado. Com o procedimento conduzido pela Diretoria Estadual de Polícia Comunitária, nessa quarta-feira, 13, a primeira reunião ocorreu na cidade de Tocantinópolis e contou com a participação das polícias Civil e Militar, autoridades locais, além da população em geral.

Segundo o secretário da SSP-TO, Cristiano Sampaio, a constituição dos Conselhos Comunitários de Segurança, na região norte do Estado, deve contemplar 10 municípios, incluindo Tocantinópolis, São Bento, Araguatins, Esperantina, Carrasco Bonito, Sampaio, Augustinópolis, Axixá, Sítio Novo e São Miguel. “Os Consegs atuarão em parceria com as forças de segurança dos municípios, no debate e na solução dos problemas locais, proporcionando segurança, participação da sociedade e promovendo condições para a redução dos indicadores criminais, por meio da política de atuação integrada entre as forças policiais”, ressalta o gestor.

Previsão para 70 novos conselhos em todo o Estado

Segundo o chefe da Diretoria de Polícia Comunitária, major Vinícius Dourado, o Estado foi dividido em sete Regiões Integradas de Segurança Pública (RISPs), de forma que para cada uma delas a previsão é constituir 10 novos conselhos. “Ao final dessa meta, teremos constituído 70 conselhos em todo o Estado, mais de 50% dos municípios, com o Tocantins podendo se tornar, proporcionalmente, a federação com maior quantidade de conselhos do País”, revela.

Ainda de acordo com o major Vinícius Dourado, inicialmente a constituição dos conselhos está priorizando municípios com os maiores indicadores criminais. “Por apresentarem aumento nos indicadores de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), entre os anos de 2019 e 2020. Os Consegs poderão atuar na identificação de situações de desordens e elaborar projetos de redução desses indicadores”, completa o major.

Atualmente, o Estado conta com cinco conselhos. A constituição de novos Consegs foi afetada nos últimos 18 meses devido à pandemia causada pelo novo Coronavírus.

Como atuam os Conselhos Comunitários de Segurança

Por meio do Conseg, o cidadão pode participar das ações de segurança do seu bairro ou município além de propor e acompanhar as estratégias para solução dos problemas de segurança da comunidade. Cada Conseg deve ter também representantes dos órgãos públicos de segurança, como a Secretaria de Segurança Pública e a Polícia Civil ou Militar. Com o auxílio do Conseg, a ação da polícia poderá ser mais efetiva, pois não só orientará os cidadãos e as comunidades a ajudarem a si mesmos, como contará com a colaboração deles.

Como participar

Membros da comunidade podem participar comprovando ser morador do município, não ter antecedentes criminais e maiores de 18 anos.

A reunião do Conseg em Tocantinópolis contou com a presença da representante do prefeito do município, Delvane Sousa de Paula; o comandante da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar, major José Carlos da Costa Abreu; Lindalva Carneiro, representando a Diretoria Regional de Ensino; e Rogério Inácio, presidente do Conselho Tutelar.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

PALMEIRAS: Homem é morto com facada no peito e suspeito foge

Publicado

em

Um homem foi morto com uma facada no peito em Palmeiras, no Bico do Papagaio, após uma discussão em um bar. O suspeito foi identificado pela Polícia Militar, mas fugiu do local e ainda não foi localizado. O crime aconteceu na manhã deste domingo (24).

A PM informou que quando chegou uma equipe da saúde do município tinha confirmado a morte. A vítima foi golpeada com uma perfuração de faca na altura do peito.


Testemunhas contaram à polícia que os dois homens estavam conversando e logo depois, sem motivo aparente, o autor atingiu a vítima com uma facada. O suspeito fugiu do local a pé e não foi localizado.

A PM informou que o autor do crime é conhecido na região por envolvimento com outras duas mortes. Os militares isolaram o local do fato, chamaram a perícia científica e o IML para recolher o corpo. O caso foi repassado para a Polícia Civil e o suspeito está sendo procurado. (G1)

Continue lendo

Bico do Papagaio

AXIXÁ: Saúde apresenta projeto “Fortalece Pré-Natal”

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO), por meio da Superintendência de Políticas de Atenção à Saúde, das Diretorias de Atenção Primária e Especializada e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (Cosems-TO), promoveu na sexta-feira, 22, reunião híbrida no auditório da Superintendência do Ministério da Saúde para apresentação do projeto-piloto Fortalece Pré-natal.

No Bico do Papagaio, o município de Axixá, está entre os selecionados.

A apresentação do projeto feita pela diretora de Atenção Primária da SES-TO, Laudecy Soares, especificou a origem do projeto, os objetivos, os benefícios, o público-alvo, a metodologia, os critérios de eleição dos municípios prioritários e os próximos passos que serão dados para implantação.

Para Laudecy Soares, “o projeto tem como objetivo ofertar apoio às equipes de APS [Atenção Primária à Saúde] no processo de qualificação e fortalecimento do pré-natal nos municípios prioritários, contemplando as oito regiões de saúde do Tocantins”, destacando ainda que “o projeto é uma das prioridades para a Diretoria, considerando o cenário epidemiológico em relação ao pré-natal e à morbimortalidade materna e infantil”, completou.

Também esteve presente na reunião, de forma presencial, Rondinelly Souza, Presidente do Cosems-TO, pontuando que é de extrema importância para quem está na ponta, receber projetos como este. Nós temos condições de pegar este projeto e torná-lo referência em ação, quando falamos de gestação, de pré-natal e na maternidade de forma geral. Foi pensada a participação de todas as esferas: judiciário, Estado – que é o intermediário neste processo, e os municípios que são os executores. Continuem contando com o Cosems, porque sabemos que o papel institucional é acima de tudo dar condições para essa operacionalização, para que o projeto possa rodar, para que esse projeto possa ser um caso de sucesso em âmbito nacional”, completou.

Ao final da reunião, ficaram como encaminhamentos assinatura do Termo de Adesão pelos gestores dos municípios prioritários, indicação de equipe de Saúde da Família (ESF) e respectivas equipes de Saúde Bucal (ESB) e equipe multiprofissional, referências para a ESF selecionada, até o dia 29 de outubro de 2021.

Critérios de seleção e municípios selecionados

Os municípios foram selecionados com base na análise do resultado dos indicadores, definidos como critérios de priorização, proporção de nascidos vivos de mães, com sete ou mais consultas de pré-natal; número de nascidos vivos prematuros (menores de 22 a 36 semanas), e, estimativa de gestantes de 2021, por município.

Continue lendo

Bico do Papagaio

SÃO MIGUEL: Cemitérios são preparados para Dia dos Finados

Publicado

em

Os cemitérios públicos de São Miguel, no Bico do Papagaio, estão sendo preparados para receber visitantes no Dia dos Finados, no dia 2 de novembro, uma terça-feira.

A Prefeitura por meio da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, vem fazendo serviços de roço, limpeza e reparos em geral em todos os principais cemitério do município.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze