Connect with us

Bico do Papagaio

Dia do Rio é lembrado com ações de preservação e monitoramento dos recursos hídricos no Tocantins

Publicado

em

Encontro dos Rios Araguaia e Tocantins em Esperantina

Celebrado nesta terça-feira, 24, o Dia do Rio é lembrado como uma data para reflexão sobre os múltiplos usos do recurso hídrico tão importante para a vida nos mais variados ecossistemas. A Bacia Araguaia-Tocantins ocupa uma superfície de 967.059 km², o que a torna a maior entre aquelas que se encontram totalmente dentro do território brasileiro, envolvendo os estados de Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Maranhão, Pará e o Distrito Federal.

De acordo com o Plano Estadual de Recursos Hídricos, o Tocantins conta com aproximadamente 3.600 rios catalogados que auxiliam na produção agrícola, no transporte fluvial para os produtos da região, além de fomentar o turismo em algumas cidades.

O monitoramento e as ações de preservação dos rios do Tocantins fazem parte das atribuições da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). A gestão desses recursos é direcionada pela Política Estadual dos Recursos Hídricos (PERH) e tem como um dos princípios básicos assegurar água em quantidade e qualidade para os diversos usos.

O diretor de Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos da Semarh, Aldo Azevedo, destaca que “através desse estudo e do monitoramento é possível identificar o problema da bacia e saber onde é necessária a recuperação das nascentes e matas ciliares, sendo essa última responsável por evitar o processo de erosão do solo, já que parte da água que escoa das chuvas é retida pelas raízes dessa vegetação”.

Boletim Hidrometeorológico

Dentre as ações de acompanhamento da situação dos rios que a Semarh realiza está a elaboração dos Boletins Hidrometeorológicos, que é realizada pela instituição em parceria com a Agência Nacional de Águas (ANA). Os relatórios apresentam informações em tempo real das chuvas, cota e vazão das bacias Tocantins e Araguaia e seus principais afluentes.

O objetivo dos Boletins é manter o monitoramento e emitir alerta de cheias, estiagem, atender demandas dos Comitês de Bacias Hirdográficas (CBH´s), realizar levantamento hídrico, auxiliar nas tomadas de decisões por parte dos usuários de água e órgãos gestores, atender o estudo da rede de adensamento feito em 2009 e gerar dados para estudos acadêmicos e comunidade científica, além das associações de produtores.

Os dados Hidrometeorológicos são necessários para auxiliar na agilidade da elaboração de planos pela Defesa Civil estadual e municipal, principalmente sobre os riscos de cheias nos rios, o que torna essa ferramenta de extrema importância para nortear o Governo do Tocantins e instituições parceiras em situações de emergência quando necessário.

Diariamente os dados são coletados nas estações telemétricas que mandam as informações via satélite para o banco de dados da Semarh, essas informações são publicadas no site da instituição para alimentar o sistema estadual de informações sobre os recursos hídricos. O Boletim Hidrometeorológico também pode ser acessado pelo site do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e da Defesa Civil do Tocantins.

Viveiros

Recentemente foi implantado na Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Gurupi, um viveiro que terá capacidade para produzir anualmente 200 mil mudas de espécies nativas do cerrado. O projeto é fruto de uma parceria celebrada entre a Semarh e a instituição de ensino superior, que captou recursos do banco mundial na ordem R$ 280 mil, originado do Programa de Desenvolvimento Regional Integrado e Sustentável (PDRIS).

O projeto faz parte do programa de recuperação de nascentes que contam com o apoio das prefeituras e das secretarias de Meio Ambiente municipais que fazem parte do CBH’s. Além da recuperação anual de aproximadamente 200 hectares de áreas degradadas, o plantio das mudas vai envolver a comunidade e os alunos na cultura de preservação das nascentes.

Cada CBH vai receber em média de 20 a 30 mil mudas por ano, e já estão trabalhando na catalogação das nascentes que vão receber o plantio. O projeto ainda deve se estender por mais cidades do Estado, sendo elas: Palmas, Araguatins e Natividade.

Qualiágua

O Programa de Estímulo à Divulgação de Dados de Qualidade de Água  (Qualiágua), desenvolvido através da Semarh em parceria com a ANA, realiza campanhas periódicas para acompanhar a evolução da qualidade da água das bacias hidrográficas do Estado.

A cada ano os pontos analisados e os parâmetros utilizados são expandidos progressivamente. Essa análise serve de base para a verificação da equipe técnica quanto à evolução da água nas bacias do Estado, e a partir daí fazer a proposição de políticas públicas para corrigir qualquer irregularidade. O acompanhamento é assegurado através das 44 estações de monitoramento que medem chuva, nível e vazão.

A água é um recurso natural de produção, e os usuários também são responsáveis pela gestão desse bem que deve ser usado de maneira sustentável. O Dia do Rio é simbólico para uma reflexão sobre determinadas ações que causam impactos nos rios. (Robson Corrêa / Foto: Fernando Alves)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Aquiles, Amélio e vereadores juntam forças para que UNIRG instale curso de Medicina

Publicado

em

Equipe da UNIRG que começou a visitar os municípios esta semana

A equipe da Universidade de Gurupi (UNIRG) e da Fundação UNIRG, além de visitar Araguatins está semana, vai estar em outros municípios na região norte do Tocantins, com o objetivo de avaliar e conhecer estruturas para possível instalação da instituição.

A comissão é composta pelo presidente da Fundação, Thiago Miranda; a reitora da Universidade, Drª Sara Falcão; o diretor financeiro, Oximano Jorge e o engenheiro civil, Elizaldo Coelho Filho.

O grupo passa nesta segunda, dia 17, por Pium e Paraíso, onde já existe a instituição funcionando com a implantação do curso de medicina. Na terça, 18, equipe vai até Araguacema, Caseara e Colinas.


O Bico do Papagaio, recebe a comitiva, na quarta, dia 19, nas cidades de Araguatins e Augustinópolis. Em Araguatins a equipe se reúne com autoridades locais para discutir sobre a estruturação da instituição e depois segue até Augustinópolis, onde a convite do reitor da Universidade do Estadual do Tocantins, Augusto de Rezende Campos, a equipe vai conhecer a estrutura da instituição pública.

A reitora da UNIRG, Sara Falcão, explicou que os prefeitos protocolaram um documento solicitando a expansão da instituição para as respectivas cidades. Mas ela frisou que para possibilitar a implantação dos cursos é necessário cumprir alguns critérios. “São avaliados a cessão de um prédio com toda a estrutura necessária, de acordo com as diretrizes dos cursos a serem implantados, além de um estudo da viabilidade de quais cursos se adequarem nessas cidades”, frisou a gestora.

Nos bastidores, nossa equipe apurou, que existe uma disputa acirrada entre os municípios para receberem a instituição, que deve oferecer entre outros, o curso de Medicina. No Bico, apenas Araguatins está na disputa e por interesse da própria instituição, é o município favorito a receber o campus. Paralelo, o prefeito Aquiles da Areia (PP); o deputado estadual, Amélio Cayres (SD) e a Câmara Municipal, trabalham nos bastidores para construir as condições da confirmação da instalação da UNIRG em Araguatins.

“Nós fechamos questão, e já, há vários dias, estamos eu, o prefeito Aquiles e os vereadores, juntando esforços para ter essa confirmação. Augustinópolis já tem definido o curso de Medicina da UNITINS, agora trabalhamos para a também implantação do curso de Medicina em Araguatins, por meio da UNIRG. O Bico do Papagaio inteiro ganha”, disse Amélio Cayres a nossa reportagem na tarde desta segunda-feira.

Para o vereador Jairo Ribeiro (MDB), a escolha da UNIRG por Araguatins, será a decisão mais acertada e os Poderes estão se empenhando juntos para consolidar a situação. “A Câmara Municipal, todos os vereadores, estão dispostos e colaborando. O que depender do Parlamento Municipal, vamos contribuir com tudo. Nesta quarta estaremos juntos na visita técnica e vamos mostrar que a decisão mais acertada é a instalação em Araguatins que oferece as melhores condições estruturais.

Continue lendo

Bico do Papagaio

SÃO MIGUEL: Vice-prefeito Clésio Tokmil se filia no PODEMOS e trabalha pré-candidatura a deputado federal

Publicado

em

Durante agenda no Bico do Papagaio (Extremo-Norte do Tocantins) neste final de semana, o presidente estadual do Podemos, Ronaldo Dimas, filiou ao partido o vice-prefeito de São Miguel do Tocantins, Clésio Tokmil, 45 anos.

Eleito para o cargo pelo PSL, Clésio Tokmil ingressa no Podemos com o objetivo de ser candidato a deputado federal em 2022. A ideia é que o partido tenha um representante do Bico do Papagaio com reais chances de chegar ao Congresso Nacional.

“Obrigado Ronaldo Dimas pela confiança, estamos juntos. O Bico do Papagaio agora tem vez. Vai ser bem representado por mim e por Ronaldo Dimas no governo do Tocantins”, ressaltou Clésio Tokmil.

Comerciante, o vice-prefeito ressaltou que há uma necessidade de as cidades do Bico do Papagaio terem um deputado federal da região para que a comunidade local tenha força nos seus pleitos. “O Bico do Papagaio precisa de um deputado federal e também precisa de políticas públicas de desenvolvimento para a região. Não podemos ser lembrados somente no ano de eleição para votar”, argumentou Clésio Tokmil.

Continue lendo

Bico do Papagaio

BRK Ambiental lança plataforma para cadastro de currículos e contratação de profissionais

Publicado

em

Para tornar mais acessível a divulgação de vagas de emprego e ampliar a atração de talentos locais, a BRK Ambiental, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto em 47 cidades do Tocantins, lança uma plataforma para cadastro de currículos e divulgação de vagas, disponível pelo site da concessionária, no link www.brkambiental.com.br/trabalhe-conosco

O projeto é uma das ações promovidas pela empresa para reforçar o seu compromisso com a geração de oportunidades de trabalho nas regiões em que atua. O objetivo é criar um canal que permita a divulgação de vagas e funcione também como um banco de currículos, garantindo a identificação de profissionais já cadastrados na plataforma para atuar em diferentes áreas da companhia. A ferramenta é destinada às pessoas que desejam fazer parte da BRK Ambiental, além de funcionários que já trabalham na companhia, mas que desejam atuar em outras áreas.  

“A plataforma é um verdadeiro banco de talentos, que torna mais simples e ágil o processo de seleção. Nosso objetivo é identificar pessoas que estejam engajadas com o propósito da BRK Ambiental, que é promover a transformação da vida das pessoas por meio dos serviços de saneamento de qualidade. Cada vez mais, queremos contar com pessoas que possam contribuir com o desafio do saneamento”, reforça o gerente de RH, Márcio Fachim. 

Para a seleção de profissionais, a BRK Ambiental reforça o seu comprometimento com o respeito, a diversidade e a valorização do potencial de cada profissional. Na companhia, o processo seletivo prioriza a valorização de pessoas de diferentes tradições e com vivências distintas, sempre com o objetivo de agregar diversos pontos de vista em um mesmo ambiente. 

Além da nova plataforma, disponível no site da concessionária, a BRK Ambiental também divulga oportunidades de vagas no LinkedIn da companhia.  

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze