- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
sexta-feira, 19 / abril / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Dicas para economizar com as finanças domésticas

Mais Lidas

Quando chega o final do mês, os boletos acumulam e o dinheiro que sobrou foi pouco. Isso acontece não em um, mas em vários lares brasileiros. 

Falando assim até parece que é impossível pagar as contas, comprar o básico para o lar, ir ao cinema, ao teatro e, depois do dia 30, ainda perceber que sobrou uma boa quantia. 

Difícil não vamos mentir que é, mas impossível definitivamente não é. Como conseguir realizar a mágica de fazer sobrar um dinheirinho? A resposta é economizar com as finanças domésticas.

Saiba como economizar e sair do sufoco 

Para muita gente conjugar o verbo “economizar” implica em fechar para sempre a carteira, nunca mais pôr a mão no cartão de crédito e outros sacrifícios semelhantes. Felizmente a realidade não é bem assim.

Economizar, é óbvio, exige lá os seus sacrifícios, mas acima de tudo, é uma questão de disciplina, planejamento e hábito. 

Por isso, mais importante do que pensar nas coisas que você vai deixar de comprar, é interessante pensar que você vai gastar com responsabilidade. Assim, quando você menos espera, poupar se tornou parte da sua rotina.

É aí que você vai notar que há sim a possibilidade de conciliar os gastos do seu cotidiano, comprando o que você gosta e evitando que contas acumulem. Então, para ajudá-lo com essa tarefa, separemos algumas dicas essenciais para você economizar com as finanças domésticas. Confira! 

Quite as dívidas

Pense que economizar com as suas finanças é um projeto. E para esse projeto se tornar viável é fundamental, digamos assim, corrigir os erros do passado. 

Por essa razão, antes de dar o passo inicial para ajustar a sua vida financeira é preciso sanar de uma vez por todas as suas dívidas ou, quem sabe, a maior parte delas. O esforço será grande, mas a recompensa ainda ser maior.

Determine metas

Diante das dívidas pagas, já conseguindo dormir melhor e respirando mais aliviado, a melhor maneira para começar administrar as suas finanças domésticas é contar com metas.

As metas são essenciais para você manter o foco. Sendo assim, no caso das finanças domésticas, adote objetivos alcançáveis para incentivar o uso responsável do seu dinheiro.

Uma meta que você pode adotar é não gastar até o final do mês uma determinada quantia. Isso ajuda você a ter um horizonte e saber por qual motivo está economizando. 

Além do mais, quando você já contar com certa estabilidade nas finanças domésticas, pode até estabelecer metas mais ousadas para serem cumpridas em longo prazo, tais como trocar o carro no final ou realizar uma viagem cara, por exemplo.

Tenha tudo planejado

Já que estamos falando em metas, então estamos falando de planejamento, pois cumprir os objetivos que você estabeleceu será mais fácil se você tiver tudo devidamente planejado.

Quanto será gasto esse mês com a comida do cachorro e do gato? Quanto será investido no curso de inglês? Com a ida ao cinema? Responda essas perguntas com uma calculadora ao lado e estabeleça as prioridades.

Para facilitar esse processo você pode contar com uma mãozinha da tecnologia. Lembre-se que não faltam aplicativos voltados para a educação financeira.

Um deles é o Organizze. Ele é fácil de ser usado, disponível para os dispositivos móveis e apresenta vários recursos interessantes, como, por exemplo, criar listas e cronogramas. 

Além dele você tem outros à disposição, como o Minhas Economias, o Guiabolso e o Mobills. Esse último, no caso, oferece controle de cartões de crédito, gráficos fáceis de acompanhar e ainda possui uma versão gratuita e uma paga com mais recursos.

Crie uma reserva de emergência

Na hora de fazer o seu planejamento para economizar com as finanças, saiba que o plano só será perfeito se ele contar com um detalhe bem importante: a capacidade de driblar problemas.

Em toda e qualquer jornada sempre há empecilhos no caminho. Por isso, é necessário se preparar para encará-los. Um problema de saúde, ou uma reforma de emergência são apenas alguns exemplos de percalços que são capazes de tirar o seu foco. 

Sendo assim, com a reserva de emergência em dia você será capaz de transformar uma enorme pedra no caminho em um ínfimo pedregulho.

Invista em um projeto seu

Diante de tudo planejado e com certa quantidade sobrando, você pode se arriscar a até mesmo investir em um projeto na web para ganhar uma graninha extra.

Um exemplo de projeto na web pode ser uma loja online. Sendo assim, escolha os produtos a serem oferecidos e para qual público consumidor você quer vender. 

Não se esqueça que para o seu e-commerce render de forma satisfatória é bom contar com um plano de hospedagem de sites. Uma boa hospedagem vai garantir recursos importantes, como velocidade de carregamento e segurança nas transações.

Mostre para o dinheiro que você é quem manda

Ao seguir todas essas dicas, você vai ser dono do dinheiro e não ele o dono de você. Economizar com as finanças domésticas é importante por causa disso.

Portanto, quite as suas dívidas, estabeleça metas e veja que economizar é tudo uma questão de disciplina.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias