- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quinta-feira, 25 / abril / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Dilma autoriza 16 mil casas no Bico

Mais Lidas

A presidente Dilma Rousseff autorizou a construção de 16 mil casas populares nos municípios na região do Bico do Papagaio. Ela atendeu reivindicação feita pela senadora Kátia Abreu (PSD-TO) durante audiência, nesta terça-feira, 28, no Palácio do Planalto. As moradias serão feitas dentro do programa Minha Casa Minha Vida, com recursos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) e o valor das prestações será reduzido de R$ 50,00 para R$ 25,00.

Kátia Abreu explicou que há muito vinha solicitando estas casas para a região do Bico do Papagaio, mas os municípios não atendem à exigência do FAR de ter um mínimo de 50 mil habitantes. A presidente Dilma autorizou então a proposta feita de forma excepcional a regionalizar o programa, juntando todos os municípios do Bico. “Dessa forma, além de poder financiar pelos bancos públicos, também são liberados recursos para equipamentos públicos como praças, asfaltamento de ruas e colocação de meios-fios”, explicou a senadora.

A decisão tomada ontem permite viabilizar casas populares numa das regiões mais fragilizadas socialmente do Estado, onde vivem cerca de 198  mil pessoas em 25 municípios (todos com menos de 50 mil habitantes). O Tocantins será o primeiro Estado do Brasil a ter um conceito regional no enquadramento do Minha Casa Minha Vida com recursos do FAR.

A senadora lembrou ainda que contou com a orientação do secretário das Cidades e Desenvolvimento Urbano do Tocantins, Raimundo Frota Filho. Ela ressaltou também que o programa vai ajudar a melhorar infraestrutura dos municípios. “O FAR possibilita a viabilização dos equipamentos urbanos que a maioria dos municípios não tem”, destaca.

Até agora, no Tocantins, apenas cinco municípios estavam enquadrados no FAR, que é destinado a cidades com mais de 50 mil habitantes o que possibilitou em 2012, dentro do programa, o financiamento de apenas 7.433 casas, correspondendo a irrisórios 8,20% do déficit habitacional do Estado. Os outros 134  municípios somente tinham acesso ao Programa Minha Casa Minha Vida, na modalidade Sub-50, que não prevê o financiamento de obras de infraestrutura necessárias a abrigar as casas populares. Destes 134 municípios, 92,8% possuem uma população inferior a 20 mil habitantes e dificuldades insanáveis para fazer frente aos investimentos necessários na infraestrutura, em função da insuficiência dos recursos destinados às modalidades Sub-50. (Com informações da Assessoria da Senadora Kátia Abreu)

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

5 Comentários

  1. Parabéns Sen. Kátia Abreu pela liberação dos recursos pra a construção das 16 mil casas que são dos projetos formulados e apresentados pelo Governador Siqueira Campos! Parabéns Siqueira, Kátia e Dilma!

    Trabalho em Equipe pelo Bico do Papagaio!!! O Povo reconhece a articulação e empenho do Governador Siqueira e do Secretário Eduardo Siqueira Campos junto com a Sen. Kátia Abreu!

  2. A Senadora da motoserra pensa que ingana os trabalhadores, ela é mal, não gosta dos trabalhadores, dos sem… do Direitos humanos, dos negros, dos indígenas, dos evangélicos, da CNBB. Para ela só existem os agropecuaristas(ou ruralista) e latifúndios. Chega dessa senadora hipócrita, querendo ser governo do estado do To com apoio do PT ou da Dilma. Não vem que não tem!…

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias