Connect with us

Bico do Papagaio

Dimas discute com reitoria pro tempore apoio para implantação da UFNT

Publicado

em

“A criação da UFNT já foi vencida e, agora, o momento é de implantação e para isso nós vamos ajudar no que for preciso”, afirmou Dimas

O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, recebeu a reitoria pro tempore da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), nessa quinta-feira, 30, para discutir a implantação da nova instituição no Município. A reunião abordou soluções para nova sede, integração do transporte público entre os campus, participação no grupo de trabalho que aproximará a comunidade e ainda sobre o contato político com a bancada tocantinense no Congresso.
 
“A criação da UFNT já foi vencida e, agora, o momento é de implantação e para isso nós vamos ajudar no que for preciso”, afirmou Dimas. Por causa da área de atuação, inicialmente três secretários integrarão o grupo de trabalho que aproximará a nova instituição com a comunidade: Júnior Marzola, do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente; Ana Paula Abadia, da Saúde; e José da Guia, da Educação.
 
Já o presidente da Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT), Fábio Astolfi, auxiliará para garantir linhas no sistema de transporte público entre os campus distribuídos em quatro pontos distantes em Araguaína: Cimba, ao norte; Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia (EMVZ), na Rodovia BR-153; Centro de Ciências da Saúde (Unidade CCS), ao sul; e Hospital de Doenças Tropicais (HDT), no Centro.
 
Outro assunto foi sobre onde implantar a sede provisória para o desmembramento com a Universidade Federal do Tocantins, que atualmente tem sede no campus Cimba. “Teremos a Via Norte que impulsionaria setores com pouca ocupação, como o Morumbi. Já ao sul, temos um crescente investimento imobiliário e ao leste, na saída para Filadélfia, teremos dois hospitais, sendo a sede própria do Hospital Municipal Eduardo Medrado e também um da Unimed”, detalhou Dimas.
 
A UFTN

De acordo com o reitor pro tempore da UFTN, Airton Sieben, o desmembramento com a UFT proporcionará autonomia financeira e educacional. “É um novo projeto. A ideia é refletir a necessidade da região para planejarmos novos cursos. Temos em mente o atendimento de 300 mil pessoas nos três estados da região: Tocantins, Maranhão e Pará”, afirmou. 

Além do prefeito Ronaldo Dimas, e do reitor pro tempore, Airton Sieben, participaram da reunião o diretor do Campus de Araguaína, José Manoel Sanches da Cruz, a professora Kênia Rodrigues e a técnica de laboratório Samara Galvão. (Marcelo Martin / Fotos: Marcos Sandes)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Rocha Miranda é o segundo a protocolar pedido de registro. Conheça a proposta de Governo

Publicado

em

A Coligação “De Volta ao Progresso”, formada por PTB e DEM, apresentou junto a Justiça Eleitoral o pedido de registro das candidaturas de Rocha Miranda (PTB) a prefeito e Lindomar Madalena (DEM), a vice.

Rocha Miranda foi o segundo candidato ao Palácio Araguaia a protocolar o pedido de registro. O primeiro foi o petista Ronaldinho.

Os pedidos aguardam deferimento da Justiça Eleitoral.

Junto com toda a documentação e as certidões exigidas pela Justiça, Rocha Miranda e Lindomar também protocolaram suas propostas para o município. Clique AQUI e conheça o Plano de Governo.

Continue lendo

Bico do Papagaio

DARCINÓPOLIS: Homem de 71 anos é a quinta vítima da Covid-19

Publicado

em

A quinta morte por Covid-19 no município de Darcinópolis, no Bico doo Papagaio, foi confirmada nesta terça, 21, no Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde.

A vítima é um homem de 71 anos, com hipertensão e diabetes. Ele faleceu no domingo, 20, no Hospital Dom Orione, em Araguaína.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Município vai ganhar polo da Faculdade CNA

Publicado

em

O Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (FAET), Paulo Carneiro, anunciou nesta terça-feira, 22, a implantação de 03 novos polos da Faculdade CNA no estado, sendo um em Araguatins, no Bico do Papagaio e outros dois sendo em Gurupi e Araguaína. Com as novas unidades, o Tocantins passará a contar com 04 polos, incluindo o município de Palmas.

A Faculdade CNA é a única instituição de ensino superior voltada exclusivamente para o setor agropecuário e está presente no estado desde 2018, através do polo de Palmas. Importante destacar que as aulas são 100% EAD (Educação à distância), com a realização das provas presencialmente uma vez por semestre nas unidades. Os cursos ofertados são: Gestão em agronegócio, Gestão ambiental, Gestão de Recursos Humanos e Processos Gerenciais. A previsão é que os 03 novos polos comecem ofertar os cursos ainda no primeiro semestre de 2021.

O Presidente do Sistema FAET/SENAR, Paulo Carneiro, explica a importância do avanço dos polos para outras cidades: “Sabemos que o agro hoje sustenta a balança comercial brasileira, por isso é importante expandir a atuação para a formação de profissionais. Os três polos de ensino estão localizados em cidades com um grande potencial agropecuário. A região de Araguaína é referência em pecuária de corte, de Gurupi é voltada para agricultura e a de Araguatins tem uma grande vocação agrícola para pecuária de leite, fruticultura e piscicultura”, pontua.

Continue lendo
publicidade Bronze