Connect with us

Bico do Papagaio

Dimas discute com reitoria pro tempore apoio para implantação da UFNT

Publicado

em

“A criação da UFNT já foi vencida e, agora, o momento é de implantação e para isso nós vamos ajudar no que for preciso”, afirmou Dimas

O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, recebeu a reitoria pro tempore da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), nessa quinta-feira, 30, para discutir a implantação da nova instituição no Município. A reunião abordou soluções para nova sede, integração do transporte público entre os campus, participação no grupo de trabalho que aproximará a comunidade e ainda sobre o contato político com a bancada tocantinense no Congresso.
 
“A criação da UFNT já foi vencida e, agora, o momento é de implantação e para isso nós vamos ajudar no que for preciso”, afirmou Dimas. Por causa da área de atuação, inicialmente três secretários integrarão o grupo de trabalho que aproximará a nova instituição com a comunidade: Júnior Marzola, do Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente; Ana Paula Abadia, da Saúde; e José da Guia, da Educação.
 
Já o presidente da Agência de Segurança, Transporte e Trânsito (ASTT), Fábio Astolfi, auxiliará para garantir linhas no sistema de transporte público entre os campus distribuídos em quatro pontos distantes em Araguaína: Cimba, ao norte; Escola de Medicina Veterinária e Zootecnia (EMVZ), na Rodovia BR-153; Centro de Ciências da Saúde (Unidade CCS), ao sul; e Hospital de Doenças Tropicais (HDT), no Centro.
 
Outro assunto foi sobre onde implantar a sede provisória para o desmembramento com a Universidade Federal do Tocantins, que atualmente tem sede no campus Cimba. “Teremos a Via Norte que impulsionaria setores com pouca ocupação, como o Morumbi. Já ao sul, temos um crescente investimento imobiliário e ao leste, na saída para Filadélfia, teremos dois hospitais, sendo a sede própria do Hospital Municipal Eduardo Medrado e também um da Unimed”, detalhou Dimas.
 
A UFTN

De acordo com o reitor pro tempore da UFTN, Airton Sieben, o desmembramento com a UFT proporcionará autonomia financeira e educacional. “É um novo projeto. A ideia é refletir a necessidade da região para planejarmos novos cursos. Temos em mente o atendimento de 300 mil pessoas nos três estados da região: Tocantins, Maranhão e Pará”, afirmou. 

Além do prefeito Ronaldo Dimas, e do reitor pro tempore, Airton Sieben, participaram da reunião o diretor do Campus de Araguaína, José Manoel Sanches da Cruz, a professora Kênia Rodrigues e a técnica de laboratório Samara Galvão. (Marcelo Martin / Fotos: Marcos Sandes)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Prefeitura faz recuperação de trecho do córrego Brejo

Publicado

em

Por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, uma ação emergencial foi realizada para corrigir o crime ambiental contra o córrego Brejo, que corta parte da cidade de Araguatins, no Bico do Papagaio.

Nas última semana, uma pessoas, ainda não identificada, jogou no córrego, resíduos de aterro misturado com gesso, no final da Rua Vicente Bernardinho, onde a via termina, por conta do córrego. A intenção seria facilitara o acesso aos bairros Três Poderes e Buriti. Toda ação foi feita sem autorização dos órgãos competentes.

Agora, a ação emergencial da Prefeitura recuperou o local.

Prefeitura e Naturatins não informaram que haverá punição ao responsável pela prática delituosa.

Imagem da agressão ambiental, agora corrigida pela Prefeitura
Continue lendo

Bico do Papagaio

Diretorias de Ensino do Bico promovem formação para professores do ensino médio

Publicado

em

Dando continuidade à retomada gradual das atividades não presenciais na rede estadual de ensino, a Secretaria da Educação, Juventude e Esportes do Tocantins (Seduc) promove a segunda etapa da formação para os professores da 1ª e 2ª série do ensino médio, da qual também participam coordenadores pedagógicos, diretores escolares, além de supervisores e assessores das 13 Diretorias Regionais de Educação (DREs).

A formação, que teve início nessa segunda, 3, e prossegue até sexta-feira,7, atenderá à 3,5 mil professores lotados nas 291 unidades escolares que ofertam esta modalidade de ensino. Como medida de segurança, o encontro será on-line, por meio da ferramenta google meet, em salas virtuais com capacidade para 250 profissionais. Na pauta, estão previstas a apresentação da proposta de retomada das aulas, orientação sobre as rotinas pedagógicas, além do planejamento dos roteiros de estudos.

“A formação tem ainda o intuito de estreitar os laços com os professores e demais profissionais das escolas. A programação foi organizada de forma que possamos levar a eles o nosso planejamento, cuidando para que todos tenham as informações necessárias para que o retorno das aulas não presenciais ocorra de forma segura para estudantes e professores”, enfatiza a titular da Seduc, Adriana Aguiar.

Aulas não presenciais

A retomada gradual do ano letivo na rede estadual teve início no dia 29 de junho, com o ensino não presencial para os alunos da 3ª série do ensino médio. As aulas para os estudantes da 1ª e 2ª série do ensino médio está prevista para o dia 10 de agosto.

A proposta de retomada traz cinco pilares: a segurança dos profissionais da educação e dos estudantes; o respeito à diversidade da comunidade escolar do Estado; a garantia de que os estudantes da rede estadual não percam o ano letivo de 2020; a segurança que o ano de 2021 não seja comprometido em decorrência do ano de 2020; e ainda assegura a conclusão do ensino médio para os alunos da 3ª série do ensino durante o calendário civil de 2020.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Sebrae suspende atendimento presencial até 31 de agosto

Publicado

em

Devido ao avanço da Covid-19 e a superlotação da estrutura do sistema de saúde, o escritório regional do Sebrae Bico, sediado em Araguatins, assim como os de outras regiões do estado do Tocantins, terá o atendimento presencial suspenso.

A suspensão começa amanhã, quarta, dia 5 e vai até 31 de agosto.

Continue lendo
publicidade