Connect with us

Tocantins

Dimas faz visita técnica ao Mercadão de São Paulo para implementar Feirinha

Publicado

em

O prefeito de Araguaína, Ronaldo Dimas, realizou na semana passada uma visita técnica ao Mercado Municipal Paulistano, ou Mercadão de SP, como é conhecido por seus frequentadores. O Mercadão ocupa um espaço de 12.600 metros quadrados de área construída e conta com 290 boxes. São mais de 1.500 funcionários que, juntos, movimentam cerca de 350 toneladas de alimentos por dia.

“O Mercadão de SP é referência no Brasil em relação à comercialização de hortifrúti numa maneira mais popular, com séculos de trabalho. Fomos avaliar para ter como parâmetro a distribuição dos boxes, largura dos colhedores, entre outros. São detalhes que irão contribuir para a finalização da nova Feirinha, para que a gente tenha um comércio de qualidade, com os produtos bem organizados”, comentou Dimas.

Técnico que acompanhou o prefeito durante a visita, o arquiteto e urbanista José Guimarães, responsável pela autoria do projeto e fiscalização às obras, afirmou que a equipe avaliou ainda como funcionam os sistemas no Mercadão. Foram observados segurança e monitoramento, acessibilidade, iluminação e detalhes de acabamento da edificação. “A ideia é fazer o aprimoramento final desse projeto que está chegando em breve à fase de acabamento”.

Mercado da Feirinha

Com previsão de conclusão ainda neste ano, as obras de construção do Mercado Municipal da Feirinha entrarão, a partir desta semana, na fase de montagem da estrutura pré-moldada principal e, na sequência, será iniciada a execução das divisões internas, calçadas, finalizando com os acabamentos.

O local contará com boxes comerciais, banheiros, elevador, praça de alimentação e setor administrativa. O prédio também contará com estacionamento e rampas de acessibilidade. A obra tem investimentos de R$ 4.016.662,12, com recursos de emenda da senadora Kátia Abreu e contrapartida de 10% do Município.

Revitalização

A região da Feirinha começou a ser revitalizada em junho de 2017, com a desocupação dos 82 imóveis do primeiro quarteirão e a demolição da primeira etapa. No espaço desocupado, está sendo implantado o novo Mercado Municipal.

Após a conclusão da obra, os feirantes que estão hoje no prédio atual terão prioridade para realocação aos novos guichês. A equipe da Prefeitura também realizou trabalhos sociais no local, como conscientização e condução dos dependentes químicos para tratamentos de forma voluntária. De acordo com a Polícia Militar, a violência que existia na região já diminuiu consideravelmente.

Próximos passos

O segundo e terceiro quarteirões da Feirinha serão destinados à construção de uma praça e do Complexo de Delegacias da Polícia Civil. Os 72 imóveis que compõem os dois quarteirões já foram avaliados pela Defesa Civil e contam com o Parecer Técnico de Vistoria e Avaliação das Benfeitorias, que serão devidamente indenizadas.

Foi formada uma comissão com cinco representantes dos moradores para acompanhar todo o andamento do processo, que também é acompanhado pela Defensoria Pública Estadual (DPE).

O próximo passo será o encaminhamento dos processos para o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc), que agendará as audiências individuais de conciliação. Somente após os acordos é que será iniciada a revitalização dos próximos quarteirões. (Mara Santos/Fotos: Marcos Sandes)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Tocantins

Enem 2020 chega ao fim com balanço positivo do gabinete de monitoramento no Tocantins

Publicado

em

Sem nenhuma ocorrência grave, a realização das duas etapas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Tocantins teve balanço positivo do ponto de vista da segurança. Essa é a avaliação do diretor do Sistema Integrado de Operações (SIOP), delegado Ricardo Francisco Real. Ele atribuiu o bom resultado ao Plano Estratégico de Atuação Integrada da Segurança Pública (PEAISP), que foi pensado exclusivamente para o Enem 2020.  “Com isso foi possível reunirmos logística, energia e segurança no Gabinete de Monitoramento que montamos na sede do SIOP, em Palmas, para atender com rapidez qualquer eventualidade”, observou o diretor.

Como parte das ações do PEAISP, o Gabinete de Monitoramento centralizou e sistematizou, todas as ocorrências do Estado do Tocantins relacionadas ao Enem 2020, em tempo real. Conectado ao Sistema Córtex, do Ministério da Justiça, o Gabinete teve a participação dos representantes da Secretaria da Segurança Pública, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, Guarda Metropolitana, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, Exército Brasileiro, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Texeira (Inep), Cesgranrio, Correios e Energisa Tocantins.

Plano Estratégico

O PEAISP foi elaborado para dar suporte à realização do Enem 2020 no Tocantins. O plano também cumpriu o objetivo de promover a integração, coordenação, comunicação, comando e controle do processo de atuação integrada dos órgãos de segurança pública atuantes no Estado, em apoio Inep. Participaram da elaboração do PEAISP representantes da Segurança Pública, órgãos e agências Federais, estaduais e municipais que participaram do Plano Estadual de Segurança Integrada. (Shirley Cruz)

Continue lendo

Tocantins

Confira o cronograma das obras da BRK Ambiental em Gurupi para a semana de 25 a 30 de Janeiro

Publicado

em

A BRK Ambiental, responsável pelos serviços de saneamento em 47 cidades do Tocantins, continua trabalhando para garantir saneamento para mais famílias de Gurupi, no sul do Estado.  Nesta semana, as obras de expansão das redes de coleta de esgoto ocorrem no centro da cidade e no setor Nova Fronteira. Mais de 50 mil metros de redes estão sendo implantadas e trarão mais saúde e qualidade de vida para a população.

Durante os trabalhos, algumas ruas e avenidas serão interditadas para garantir a segurança às equipes e aos pedestres, as interdições ocorrerão das 07h às 18h. Confira abaixo o cronograma e opte por transitar em rotas alternativas.

Centro de Gurupi

Segunda-feira (25)Av. Maranhão entre Av. Beira Rio e rua 20AAvenida Paraíba entre rua contorno e rua 21Avenida Beira RioRua A entre as ruas M e K
Terça-feira (26)Av. Maranhão entre as ruas 20A e 20Avenida Paraíba entre as ruas 21 e 20Avenida Beira RioRua A entre rua K e Avenida E
Quarta-feira (27)Av. Maranhão entre as ruas 20 e 19Rua F entre rua contorno e 21Avenida Beira RioAvenida E entre as ruas A e contorno
Quinta-feira (28)Av. Maranhão entre as ruas 19 e 10Rua F entre as ruas 21 e 20Avenida Beira RioAvenida E entre as ruas A e D
Sexta-feira (29)Av. Maranhão entre as ruas 10 e 09Rua F entre as ruas 21 e 20Avenida Beira RioAvenida E entre as ruas A e D
Sábado (30)Av. Maranhão entre as ruas 09 e 08Setor Nova Fronteira

Setor Nova Fronteira

Segunda-feira (25)Rua 80 entre a rua 80E e Avenida ERua 80E entre as ruas 80 e 78CRua 70C entre as ruas 80 e 78C
Terça-feira (26)Rua 80 entre as ruas 80E e Avenida ERua 80E entre as ruas 80 e rua 78CRua 70C entre as ruas 80 e rua 78C
Quarta-feira (27)Rua 80 entre as ruas 80E e Avenida ERua 80E entre as ruas 80 e 78CRua 70C entre as ruas 80 e 78C
Quinta-feira (28)Rua 80 entre a rua 80E e avenida ERua 80D entre as ruas 80 e 78CRua 62 entre as ruas 80 e 78C
Sexta-feira (29)Rua 80 entre a rua 80E e Avenida ERua 80D entre as ruas 80 e 78CRua 62 entre as ruas 80 e 78C
Sábado (30)Rua 80 entre a rua 80E e Avenida ERua 80D entre as ruas 80 e 78CRua 62 entre as ruas 80 e 78C

Continue lendo

Tocantins

Covid-19: mortes chegam a 1.347 e casos somam 99.485 no Tocantins

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que neste domingo, 24 de janeiro, foram contabilizados 200 novos casos confirmados para Covid-19.

Deste total, 89 foram registrados nas últimas 24 horas e o restante por exames coletados em dias anteriores e que tiveram seus resultados liberados na data de ontem.

Desta forma, hoje o Tocantins registra um total de 318.623 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 99.485 casos confirmados da doença. Destes, 88.393 pacientes estão recuperados e 9.745 estão ainda ativos (em isolamento domiciliar ou hospitalar), além 1.347 óbitos.

Clique AQUI e veja o boletim completo.

Continue lendo
publicidade Bronze