Connect with us

Bastidores

Dimas inaugura escola de excelência em povoado de Araguaína

Publicado

em

“É um sonho ver meus filhos estudando em uma escola tão linda. Com certeza, vou ficar mais tranquila sabendo que eles estarão em um lugar melhor, mais espaçoso e sendo bem cuidados pelos professores daqui”, disse a dona de casa Geila Vasconcelos dos Santos, ao conhecer o novo prédio da Escola Municipal Duque de Caxias, onde estudarão os filhos Kauny ,7 anos, e o Kaisson, de 3.

A nova unidade de ensino, localizada na região do Povoado Pilões, foi entregue pelo prefeito Ronaldo Dimas nesta segunda-feira, 25. A entrega faz parte das comemorações pelo 61º aniversário de Araguaína. A obra foi construída com recursos municipal e federal.

A unidade segue padrão de excelência do município e terá capacidade para receber até 240 crianças, para turmas do primeiro ao quinto ano, nos períodos matutino e vespertino.

Nova estrutura e oportunidades

Além de quatro salas de aula climatizadas, a escola contará com biblioteca e uma variedade de livros para leitura, laboratório de informática, que possibilitará aos alunos a inclusão tecnológica, secretaria, sala dos professores, diretoria, coordenação, cozinha, pátio central amplo, lavanderia, depósito e dispensa.

Além do ensino regular, a Secretaria Municipal de Educação implantará, em parceria com diversas instituições, cursos de qualificação e treinamento de atividades e ações voltadas ao campo, tendo como público alvo os jovens e adultos da comunidade e regiões vizinhas.

“Essa unidade abre uma nova etapa do ensino na zona rural de Araguaína, ela não será apenas uma escola para o ensino das crianças. Nosso objetivo é buscar parcerias para oportunizar a formação e qualificação dos familiares dos alunos, beneficiando toda a comunidade local, fazendo a escola desenvolver o seu papel maior que é de ser um centro irradiador de desenvolvimento”, destacou Dimas.

Escola-Creche do Setor Pontes

Dando sequência a programação de inaugurações, com seis obras (Centro Especializado em Reabilitação, Quadra Esportiva no Setor Itaipu, casas nos setores Parque do Lago e Primavera Norte, praça no Primavera Norte) em comemoração ao 61º aniversário de Araguaína, o prefeito Ronaldo Dimas entregará também a Escola-Creche do Setor Pontes. 

A inauguração da unidade de ensino está prevista para o dia 2 de dezembro, às 9 horas. A escola tem capacidade para receber até 180 alunos.

Avanço na Educação

Já são 15 novas unidades entregues para a comunidade com padrão de excelência na gestão Dimas. Além dessas, mais sete foram reconstruídas. Totalizando a ampliação e reforma em 22 unidades de ensino. Todas as salas de aula da Rede Municipal de Ensino, urbanas e rurais, têm ar-condicionado. .
 
Desde 2013, a Prefeitura destina cerca de 40% do orçamento do Município na Educação. Mais de R$ 29 milhões, entre recursos federais e municipais, foram investidos em quase sete anos. (Adriana Santana/Fotos: Marcos Sandes)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bastidores

“Auxílio Emergencial precisa chegar à população ainda este mês de março”

Publicado

em

“Boa notícia para quem aguarda a chegada do novo auxílio emergencial. Concluímos no Senado a votação da PEC 186/2019, que abre caminho para o governo federal pagar novas parcelas do benefício para a população mais atingida pela ”pandemia” da fome que estamos vivendo no Brasil”

“Agora, o texto precisa ser votado pela Câmara dos Deputados antes de entrar em vigor. O valor, a duração e a abrangência do novo auxílio serão definidos pelo Executivo. Tenho conversado com as principais lideranças do Congresso e a expectativa é de que a proposta seja aprovada em definitivo na semana que vem. Temos que dar uma resposta rápida para que o dinheiro chegue à população ainda este mês”

As falas são do senador Irajá Abreu (PSD).

Continue lendo

Bastidores

Turismo da região Norte deve criar roteiros amazônicos integrados com foco na pesca esportiva

Publicado

em

A parceria entre os estados da Amazônia Legal para o fortalecimento do turismo e a construção de ações integradas, a serem coordenadas pelos atores do desenvolvimento em suas regiões, foi pauta de reunião ocorrida nesta sexta-feira, 5.

A reunião dos secretários de turismo da região Norte do país buscou alternativas para a inclusão dos produtos turísticos divulgados individualmente pelos estados, em uma proposta de integração para o fortalecimento da Amazônia Legal. O objetivo é unir os roteiros com perfis turísticos similares e, assim, elevar a atração de turistas nacionais e estrangeiros.

Dentre os produtos turísticos, que devem ser impulsionados com a integração dos roteiros amazônicos, está a pesca esportiva, um segmento que proporciona, aos turistas, grandes emoções e um contato direto com a natureza. Além disso, propicia uma aproximação com outros segmentos, como turismo rural, etnoturismo, turismo de experiência e turismo de aventura, com um grande impacto na economia local.

Já as ações de promoção, a serem realizadas pelos gestores, contemplam a criação de um portfólio de produtos turísticos unificado com os principais atrativos de cada Estado, com divulgação em revistas, mapas, redes sociais, sites, feiras, congressos e demais eventos direcionados ao turismo.

Novas ações

Dentre as ações pactuadas pelos estados durante a reunião, e que devem ser executadas pelos gestores, está a de construir uma agenda de produção de informações para compartilhamento, visando à integração de conteúdo promocional para peças publicitárias; propor um calendário de eventos híbridos (presencial e virtual) da região, para lançar os segmentos prioritários em cada estado e à elaboração da Carta Turismo na Amazônia – Roteiros Amazônicos Integrados pelos Secretários de Turismo da Região Norte.

Participantes

A reunião contou com a participação da superintendente do Turismo, Maria Antônia Valadares; do superintendente Estadual de Turismo de Rondônia, Gilvan Pereira Júnior; do diretor do Departamento de Turismo de Roraima, Bruno Muniz de Brito; e do secretário de Estado de Turismo do Pará, André Orengel Dias, além de técnicos das pastas de turismo dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins. (Henrique Lopes)

Continue lendo

Bastidores

“Falta de gestão ou incompetência”, indaga Janad para Cinthia

Publicado

em

Continue lendo
publicidade Bronze