Connect with us

Bico do Papagaio

Diretores de Educação do Bico discutem pauta pedagógica na Seduc

Publicado

em

Prossegue nesta quarta-feira, 9, a reunião com os diretores regionais de educação, assessores executivos e equipe gestora da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc). Neste segundo dia, os temas de discussão estão pautados em assuntos pedagógicos e houve um espaço para a socialização das ações de sucesso realizadas pela equipe da Diretoria Regional de Educação de Tocantinópolis, Pedro Afonso e Dianópolis.

O secretário executivo Robson Vila Nova ressaltou a importância de socializar as iniciativas de sucesso desenvolvidas pelas DRE. “Promover esses momentos em que os diretores apresentam suas atividades nos permite observar iniciativas realizadas nas diretorias regionais, que poderão servir de exemplos ou inspiração para outras, além de potencializar a gestão pedagógica e garantir melhores resultados educacionais”, concluiu.

Educação especial

A Gerência de Educação Especial apresentou as ações que estão sendo realizadas neste segundo semestre. Conforme dados da Educação Especial, no Estado, há 9.634 alunos incluídos e conta com 5.260 estudantes matriculados em salas da educação especial.

A gerente Paola Regina Martins Bruno explicou que, neste final de ano, o Ministério da Educação sinalizou mudanças na política da Educação Especial, que abrangerá a equidade e a inclusão ao longo da vida. “Precisamos pensar no aluno como um ser que também precisa trabalhar para se sentir incluído, a escola poderá ajudar na descoberta de habilidades e talentos”, contou.

Hospital do Amor

A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, ressaltou a importância do enfoque pedagógico, que representa a natureza e a área mais sensível de atuação para a Pasta. “O pedagógico nos permite desenvolver a sensibilidade, o olhar social, por isso estamos sendo parceiros do Hospital do Amor. Precisamos aprender a olhar para os nossos alunos, para os nossos colegas e perceber os momentos de fragilidades que estão vivendo”, explicou. A secretária ressaltou o compromisso que a equipe está demonstrando com o processo de melhoria do ensino e da aprendizagem e a integração das ações, para que os resultados almejados sejam alcançados conforme o planejamento realizado.

A Seduc está mobilizando todos os setores para que apoiem o Hospital do Amor, como forma de solidariedade a tantas pessoas que estão passando por momentos de tratamento de saúde.

Para Ana Valeria Rezende Povoa Parente, servidora da Seduc, voluntária e coordenadora da Caminhada (de mobilização do Hospital do Amor) em Dianópolis, a mobilização é muito positiva. “Desperta o interesse das pessoas para a causa, mas é necessário ter uma maior consciência sobre o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, que é uma das formas de aumentar os índices de cura”, alertou.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Vereador Ian anuncia que está curado da Covid-19

Publicado

em

O vereador Ian Cavalcante (PL) anunciou no sábado, 4, que está curado da Covid-19. Ele havia testado positivo para a doença e estava em isolamento domiciliar.

O parlamentar recebeu alta na sexta, dia 3.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Jairo destaca trabalho de Gomes, Carlesse e da bancada federal

Publicado

em

Jairo ao lado do ministro Rogério Simonetti Marinho e do senador Eduardo Gomes

Esta semana o vereador, Jairo Ribeiro (MDB), esteve em Palmas, onde participou da solenidade de entrega de máquinas aos município de Araguatins. O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Simonetti Marinho, esteve presente representando o presidente Jair Bolsonaro.

Foram 230 máquinas pesadas, entre retroescavadeiras e pás carregadeiras, contemplando todos os municípios tocantinenses de forma a realizar a manutenção de estradas vicinais e a construção de novas vias, facilitando o escoamento da produção agrícola.

Jairo destacou a atuação do líder do governo federal, senador Eduardo Gomes (MDB); do governador Mauro Carlesse (DEM) e dos demais integrantes da bancada federal que viabilizaram o recurso.

“Araguatins fica grata pela disposição do trabalho conjunto para levar equipamentos que serão muito úteis para ajudar em frentes de serviço em nosso município. Quero destacar o trabalho incansável do senador Eduardo Gomes, que tem se empenhado grandemente por Araguatins, sempre sendo uma base segura, nos momentos de dificuldades. O governador Carlesse e o restante da bancada, também vem atuando dede maneira importante para o fortalecimento dos municípios”, disse o parlamentar.

Também estiveram presentes ao evento, o vice-governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa; o superintendente da Sudam, Paulo Roberto Correia; os deputados federais Carlos Gaguim, Eli Borges, Osires Damaso, e Tiago Dimas; o presidente da Assembleia Legislativa (AL/TO), deputado estadual Antônio Andrade; e o presidente da Federação das Indústrias do Estado Tocantins (Fieto), Roberto Pires.

Continue lendo

Bico do Papagaio

XAMBIOÁ: Menina de 3 anos é vítima de afogamento no Araguaia

Publicado

em

Uma menina de três anos morreu após se afogar no rio Araguaia em Xambioá, no Bico do Papagaio. A criança estaria acampando com a família quando desapareceu nas águas. De acordo com a Polícia Militar, ela chegou a ser socorrida e levada para o hospital, mas não resistiu. O caso foi registrado na tarde de sexta-feira (3).

A PM informou que foi até Hospital de Xambioá, por volta das 16h, após a informação de que uma criança tinha dado entrada na unidade vítima de afogamento. Uma testemunha contou aos militares que mãe da menina teria sentido falta da filha e começou a buscar ajuda.

Um homem que estava no local localizou a criança no fundo do rio e conseguiu resgatá-la até a margem. Eles tentaram reanimar a menina, que teria chegado a vomitar, e logo depois levaram a criança ao hospital.

Ainda segundo a polícia, o médico que estava de plantão relatou que a menina chegou ao hospital sem vida. A perícia foi chamada ao local e a família orientada a procurar a delegacia da Polícia Civil. O caso deverá ser investigado. (G1)

Continue lendo
publicidade