Connect with us

Bico do Papagaio

Diretores de Educação do Bico discutem pauta pedagógica na Seduc

Publicado

em

Prossegue nesta quarta-feira, 9, a reunião com os diretores regionais de educação, assessores executivos e equipe gestora da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc). Neste segundo dia, os temas de discussão estão pautados em assuntos pedagógicos e houve um espaço para a socialização das ações de sucesso realizadas pela equipe da Diretoria Regional de Educação de Tocantinópolis, Pedro Afonso e Dianópolis.

O secretário executivo Robson Vila Nova ressaltou a importância de socializar as iniciativas de sucesso desenvolvidas pelas DRE. “Promover esses momentos em que os diretores apresentam suas atividades nos permite observar iniciativas realizadas nas diretorias regionais, que poderão servir de exemplos ou inspiração para outras, além de potencializar a gestão pedagógica e garantir melhores resultados educacionais”, concluiu.

Educação especial

A Gerência de Educação Especial apresentou as ações que estão sendo realizadas neste segundo semestre. Conforme dados da Educação Especial, no Estado, há 9.634 alunos incluídos e conta com 5.260 estudantes matriculados em salas da educação especial.

A gerente Paola Regina Martins Bruno explicou que, neste final de ano, o Ministério da Educação sinalizou mudanças na política da Educação Especial, que abrangerá a equidade e a inclusão ao longo da vida. “Precisamos pensar no aluno como um ser que também precisa trabalhar para se sentir incluído, a escola poderá ajudar na descoberta de habilidades e talentos”, contou.

Hospital do Amor

A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, ressaltou a importância do enfoque pedagógico, que representa a natureza e a área mais sensível de atuação para a Pasta. “O pedagógico nos permite desenvolver a sensibilidade, o olhar social, por isso estamos sendo parceiros do Hospital do Amor. Precisamos aprender a olhar para os nossos alunos, para os nossos colegas e perceber os momentos de fragilidades que estão vivendo”, explicou. A secretária ressaltou o compromisso que a equipe está demonstrando com o processo de melhoria do ensino e da aprendizagem e a integração das ações, para que os resultados almejados sejam alcançados conforme o planejamento realizado.

A Seduc está mobilizando todos os setores para que apoiem o Hospital do Amor, como forma de solidariedade a tantas pessoas que estão passando por momentos de tratamento de saúde.

Para Ana Valeria Rezende Povoa Parente, servidora da Seduc, voluntária e coordenadora da Caminhada (de mobilização do Hospital do Amor) em Dianópolis, a mobilização é muito positiva. “Desperta o interesse das pessoas para a causa, mas é necessário ter uma maior consciência sobre o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, que é uma das formas de aumentar os índices de cura”, alertou.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Julgamento de Rocha Miranda volta à pauta do TRE nesta quinta, 29

Publicado

em

É prevista para esta quinta, 29, a decisão sobre a situação eleitoral do candidato a prefeito de Araguatins, Rocha Miranda (PTB), pela Coligação “De Volta ao Progresso”.

O julgamento que pede revisão da decisão de primeira instância, que indeferiu seu registro, começou a ser julgado na segunda, 26, pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), durante sessão ordinária, no período da manhã e recebeu 1 voto pela confirmação do indeferimento, mas houve pedido de vistas, com previsão de retorno do julgamento para a sessão da tarde da mesma segunda-feira. Mas não ocorreu e foi transferido para esta quinta.

Ainda restam 6 juízes para proferirem o voto.

Acontecem duas sessões ordinárias nessa quinta e o caso de Rocha Miranda deve ser definido em uma das duas.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Mulheres tentam recuperar espaço na Câmara

Publicado

em

Os registros de candidaturas femininas em Araguatins, maior colégio eleitoral do Bico do Papagaio, subiram 38,7% se comparadas a eleição municipal de 2020 com a 2016. Agora são 43 postulantes, ante as 31 do pleito anterior.

As mulheres representam 34,4% dos registros deferidos pela Justiça Eleitoral para disputar cadeiras na Câmara de Araguatins.

A Lei 9.504 de 1997, alterada em 2009, determina que “cada partido ou coligação preencherá o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo”. Dessa forma, o percentual mínimo de candidaturas femininas por partido é de 30%

As 43 candidatas vão tentar recuperar ou ampliar espaço no Poder Legislativo Municipal, que na atual legislatura não conta com nenhuma mulher.

A última vereadora eleita em Araguatins, foi Dora do Zé Guilherme, na eleição de 2012, quando disputou pelo PSB e acabou não sendo reeleita em 2016.

Continue lendo

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Veja a agenda dos candidatos a prefeito para esta quarta, 28

Publicado

em

Os candidatos à Prefeitura de Augustinópolis nas eleições de 2020 divulgaram suas agendas de campanhas para esta quarta, 28. Eles foram organizados em ordem alfabética a partir do nome de urna. Veja abaixo.

Desde o dia 27 do mesmo mês, estão liberados atos de campanha, como a realização de comícios, carreatas, distribuição de material gráfico e propaganda pela internet.

AGAMEMNON PELLEGRINI (PSB): Caminhada na comunidade Bandeirante

ANTÔNIO DO BAR (PSC): Caminhada e reunião no bairro Santa Rita

GILTÃO (PV): Não divulgou agenda

JÚLIO OLIVEIRA (SD): Caminhada e reunião na Vila Vitória

PROFESSOR HERCULANO (PT): Não divulgou agenda

Continue lendo
publicidade Bronze