Connect with us

Bico do Papagaio

Diretorias Regionais de Educação do Bico apresentam sugestões para Estruturas Curriculares 2018

Publicado

em

Representantes das Dirigentes Regionais de Educação de Araguatins e Tocantinópolis estão reunidos, em Palmas, junto com outras 11 Diretorias, desde terça-feira, 3, com a equipe gestora da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) para discutir as ações de finalização do ano letivo de 2017 e dar prosseguimento ao planejamento pedagógico para 2018. Nesta quarta-feira, 4, a avaliação da atual Estrutura Curricular e as contribuições para o documento orientador do próximo ano foram o foco dos trabalhos.

Segundo a superintendente de Desenvolvimento da Educação, Jucylene Borba Dias, a avaliação das Diretorias Regionais de Educação (DRE) foi favorável ao modelo das Estruturas Curriculares de 2017. “As Regionais consideraram apropriado o que a Seduc propôs para este ano e que as mudanças têm impactado positivamente a vida escolar dos nossos alunos. Eles também apresentaram sugestões para as Estruturas Curriculares de 2018, visando à melhoria do processo ensino e aprendizagem”, relatou.

Estruturas Curriculares

O fortalecimento das estruturas curriculares integra a Proposta Pedagógica da Pasta para 2017 e permitiu a redefinição das disciplinas e do conteúdo na rede estadual de ensino, aumentou o número de aulas semanais de quatro para cinco, elevando a quantidade de aulas de Língua Portuguesa e Matemática em todos os níveis e modalidades de ensino, além de inserir a disciplina de Inglês na estrutura curricular.

Para as turmas do ensino médio houve a inclusão dos conteúdos de conhecimentos gerais nos componentes curriculares de história e geografia da 3ª série do ensino médio regular e de atualidades, dentro do componente de sociologia. Os alunos também tiveram aumento da carga horária em português, matemática, biologia, química e física, além da disciplina de redação. Todas essas alterações visam fortalecer a preparação dos educandos para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e para a entrada no mundo do trabalho.

As mudanças também contemplaram as unidades de ensino que atendem públicos específicos como as escolas quilombolas, do campo, indígenas e as que oferecem a Educação de Jovens e Adultos (EJA), que passaram a oferecer disciplinas e conteúdos que atendem às especificidades de cada realidade.

Avaliações

Na reunião, também foram socializados os resultados do terceiro semestre letivo e apresentadas as orientações para o encerramento do semestre, “como instrumento de gestão pedagógica para facilitar o trabalho das regionais no apoio e no atendimento das escolas no quarto bimestre, já direcionando para o fim do semestre letivo”, ressaltou o superintendente de tecnologia e inovação da Seduc, Wilson Alves.

Até o final do dia, ainda serão abordadas temáticas relacionadas ao Processo Seletivo de Diretores das Escolas Estaduais, à Avaliação de Desempenho dos Servidores, a modulação dos professores, além de questões administrativas das DRE e unidades escolares.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Novas medidas para enfrentamento à Covid devem ser anunciadas

Publicado

em

Diante do contexto atual da pandemia do Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde promoveram na sexta, 5, uma reunião com os profissionais da saúde, membros do Conselho de Saúde, além de representantes de diversas entidades do município.

O encontro, realizado no auditório do CAPS, teve como objetivo debater assuntos pertinentes ao atual cenário da pandemia do Covid19. Foram abordados temas como dados atuais do Coronavírus, as novas medidas que serão adotadas, além de um debate de novas estratégias, ações a serem executadas diante do crítico cenário atual.

Estivaram presentes na reunião representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Araguatins, membros do conselho de saúde, Aciat, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Sebrae, Vigilância Sanitária, além dos secretários de Educação, Cultura e Desenvolvimento Social.

Ainda não foram anunciadas as medidas que serão adotadas. (Com informações da Ascom)

Continue lendo

Bico do Papagaio

Municípios do Bico têm até 31 de março para solicitar apoio ao fomento do setor agropecuário

Publicado

em

A Plataforma +Brasil disponibilizou o Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Setor Agropecuário, vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. 

O objetivo é apoiar projetos de desenvolvimento e fomento ao setor agropecuário para incentivo à produção agro de pequeno e médio porte, disponibilizando meios para aquisição de máquinas e equipamentos agrícolas e de processamento agroindustrial. Os municípios interessados em participar do programa têm até o dia 31 de março de 2021. 

O programa também oferece oportunidade de realização de obras agropecuárias de desenvolvimento rural, tais como construção e readequação de estradas vicinais.

Critérios para Seleção

• Existência de dotação orçamentária para atendimento aos projetos;

• Aprovação dos aspectos técnicos das propostas apresentadas;

• Atender a critérios de legalidade estabelecidos pelo Decreto n 6170/2007 e alterações, pela Portaria Interministerial 424/2016 e alterações;

• Estar em situação de adimplência na União, mediante ao SIAFI, CADIN, CAUC e, ainda, nas administrações Estadual e Municipal.

Os interessados devem se cadastrar na Plataforma +Brasil, até o próximo dia 31 de março de 2021. (Brasil 61)

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Verdão do Bico vai à Paraíso em busca de reabilitação

Publicado

em

O Tocantinópolis Esporte Clube (TEC), busca reabilitação neste sábado, 6, diante do NC Paraíso, no estádio Pereirão, na cidade de paraíso, região central do estado. O Verdão do Bico perdeu na última rodada dentro do estádio Ribeirão, para o Interporto, por 1 a 0 e ocupa a quarta colocação no Campeonato Tocantinense 2021. O técnico Neto Costa tem todo grupo à disposição.

NC/Paraíso também busca reabilitação nesta rodada. O time que vinha de uma sequência de duas vitórias acabou empatando na última rodada com o Araguacema. Para o duelo deste sábado, o técnico Wilcemo Rodrigues, tem todo elenco à disposição. A equipe ganhou ainda o reforço do centroavante Tony Júnior (inscrito no BID).

A partida pode ser acompanhada pelo Canal Boa Vista, no Youtube clicando AQUI

Continue lendo
publicidade Bronze