Connect with us

Maranhão

Domingo de homenagens à padroeira de Imperatriz-MA

Publicado

em

O 165º Festejo de Santa Teresa D´Ávila encerra neste final de semana, com a participação de milhares de católicos para celebrar a padroeira e cofundadora de Imperatriz. Missa dos Professores, carreata de translado da imagem, procissões fluvial e terrestre marcam a programação dos fiéis.

A santa, que nasceu na província de Ávila, na Espanha, foi trazida por Frei Manoel Procópio do Coração de Maria, em 16 de julho de 1852. Por isso, ela recebeu o título de padroeira de Imperatriz e representa uma personalidade religiosa, quando se inicia o processo histórico do município. O feriado local faz referência à data de sua morte, em 15 de outubro.

Desde o último dia 6, o festejo em honra à Santa Teresa começou no pátio da Igreja que leva seu nome, na Rua 15 de Novembro, Beira-Rio. Todas as noites, público participa de novenas, missas, shows musicais, e se delicia nas barracas de comidas típicas, em um espaço que se transforma num verdadeiro momento de confraternização entre as famílias.

“Como devota de Santa Teresa, participo desta festa linda há mais de 42 anos. A cada edição renovo minha fé espiritual e isso engrandece minhas forças e bênçãos alcançadas” – disse emocionada a dona Joselita Campos, 71.

Segundo Valdemir Barbosa, coordenador do Festejo há 10 anos, é comemorado nesta quinta-feira, os 300 anos de Nossa Senhora Aparecida no Brasil e os 100 anos de Nossa Senhora de Fátima. Uma programação marcou o feriado, que começou com uma pequena procissão, saindo da Capelinha Bom Jesus até a Igreja de Santa Teresa D’Ávila, com a presença contagiante das crianças, e reza do santo terço, ao meio dia.

Neste domingo, 15, as atividades começam às 8h, com celebração da missa em homenagem ao Dia do Professor, seguida de carreata e translado com a santa em direção ao Náutico Clube, que permanece por lá até às 17h. A saída, em procissão fluvial, leva a imagem ao Cais do Porto, que segue pelas principais ruas de Imperatriz, acompanhada pelos católicos rumo ao pátio da igreja, onde será realizada a última celebração com a participação das paróquias da diocese.

“É uma tradição que se fortalece todos os anos, com milhares de pessoas renovando a fé, agradecendo as bênçãos e pagando promessas. Estimamos cerca de 20 mil pessoas no encerramento do Festejo, pois é um dia que recebemos muitas pessoas de comunidades vizinhas e de outros estados” – explicou o coordenador.

Para o prefeito Assis Ramos, o evento é uma das marcas da história de Imperatriz e reúne fiéis para homenagear a padroeira da cidade. “Como católico tenho o prazer de participar das manifestações religiosas da minha igreja, pedindo à Santa Tereza Dávila que interceda por nós junto a Deus, para que nos ilumine e que nos ajude a administrar com saúde e sabedoria os caminhos de desenvolvimento, que buscamos para o bem do nosso município” – enfatizou. (William Castro)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

IMPERATRIZ: Projeto “Cidadania na Faixa” é realizado no Calçadão

Publicado

em

Com 24 anos de existência, a faixa de pedestre é uma de tantas medidas do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que visa a proteção, responsabilidade e conscientização da preferência dada ao pedestre. Diante disto, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran), realiza intensivamente o projeto “Cidadania da Faixa”, que promove educação, prevenção e mudanças de hábitos no trânsito da cidade.

Promovida pela equipe de “Educação Para o Trânsito”, a ação desta segunda-feira (29) ocorre na Avenida Getúlio Vargas, no Calçadão de Imperatriz, onde o fluxo de pessoas e veículos aumenta consideravelmente final do ano por conta dos pontos comerciais.  

A coordenadora do projeto, Teresinha Miranda, alerta aos inúmeros acidentes nas faixas. Ela destaca que a falta de atenção, alta velocidade, e o uso de telefone na direção, são os grandes responsáveis pelos incidentes.

“A preferência é sempre do pedestre, mas as pessoas não entendem isso. A quantidade de acidentes que poderiam ser evitados, de vidas que poderiam ter sidos salvas, e final do ano infelizmente a tendência é aumentar, visto que a pressa e ingestão de bebidas alcoólicas é maior. Diante desses fatores, nada mais crucial que fiscalizar e enfatizar o que falamos no decorrer de todo o ano através de campanhas, palestras educativas e blitz, para que a população entenda a sua responsabilidade com a vida do outro”, afirma.

Ação no Calçadão levou informações sobre boas condutas do trânsito, respeito à faixa de pedestres, velocidade, gentileza, educação ao dirigir, orientação a ciclistas e pedestres, e direção defensiva. Deixar de dar preferência de passagem a pedestre que se encontre na faixa, é infração gravíssima, com penalidade de multa no valor de R$ 293,47, mais sete pontos na carteira de habilitação.

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Novo Decreto Municipal torna obrigatório o uso de máscara

Publicado

em

Conforme o novo decreto de nº 116, divulgado pela Prefeitura de Imperatriz nesta segunda-feira, 29, a medida sanitária de enfrentamento à Covid-19 retoma a obrigatoriedade do uso de máscara facial de proteção em locais públicos e de uso coletivo, por todas as pessoas e em todas as atividades empresárias ou não. Os cuidados de higienização das mãos com álcool em gel, água e sabão continuam, assim como a disponibilização de informações sobre a doença.

Entrada e permanência nas escolas, inclusive nas salas de aula, creches, conservatórios da rede pública municipal, acima de 4 anos, fica obrigatório o uso de máscara facial, cobrindo o nariz, boca e ajustadas perfeitamente ao rosto.


As escolas e afins da rede privada poderão exigir o uso de máscara facial de proteção, conforme protocolo sanitário adotado, para entrada e permanência em suas dependências.

Decreto de nº 109/2021 permanece em vigor, não conflitantes com o atual decreto, disponíveis AQUI

Continue lendo

Maranhão

IMPERATRIZ: Motorista bêbado perde controle de veículo e cai dentro de riacho

Publicado

em

Um homem que segundo informações de moradores estava embriagado, acabou perdendo a direção do veículo de conduzia pela Avenida Liberdade, nesta segunda-feira, 29, entre os bairros Amazonas e Cafeteira, e caiu dentro do Riacho Capivara, na cidade de Imperatriz, região Tocantina, Maranhão.

Um morador da região, que presenciou o incidente e ajudou a socorrer o motorista, contou que ele e outro homem, passaram sufoco para ajudar na retirada do motorista, que segundo ele, correu risco de afogamento, mas devido a ação rápida da dupla, acabou saindo ileso.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze