Connect with us

Maranhão

Domingo de homenagens à padroeira de Imperatriz-MA

Publicado

em

O 165º Festejo de Santa Teresa D´Ávila encerra neste final de semana, com a participação de milhares de católicos para celebrar a padroeira e cofundadora de Imperatriz. Missa dos Professores, carreata de translado da imagem, procissões fluvial e terrestre marcam a programação dos fiéis.

A santa, que nasceu na província de Ávila, na Espanha, foi trazida por Frei Manoel Procópio do Coração de Maria, em 16 de julho de 1852. Por isso, ela recebeu o título de padroeira de Imperatriz e representa uma personalidade religiosa, quando se inicia o processo histórico do município. O feriado local faz referência à data de sua morte, em 15 de outubro.

Desde o último dia 6, o festejo em honra à Santa Teresa começou no pátio da Igreja que leva seu nome, na Rua 15 de Novembro, Beira-Rio. Todas as noites, público participa de novenas, missas, shows musicais, e se delicia nas barracas de comidas típicas, em um espaço que se transforma num verdadeiro momento de confraternização entre as famílias.

“Como devota de Santa Teresa, participo desta festa linda há mais de 42 anos. A cada edição renovo minha fé espiritual e isso engrandece minhas forças e bênçãos alcançadas” – disse emocionada a dona Joselita Campos, 71.

Segundo Valdemir Barbosa, coordenador do Festejo há 10 anos, é comemorado nesta quinta-feira, os 300 anos de Nossa Senhora Aparecida no Brasil e os 100 anos de Nossa Senhora de Fátima. Uma programação marcou o feriado, que começou com uma pequena procissão, saindo da Capelinha Bom Jesus até a Igreja de Santa Teresa D’Ávila, com a presença contagiante das crianças, e reza do santo terço, ao meio dia.

Neste domingo, 15, as atividades começam às 8h, com celebração da missa em homenagem ao Dia do Professor, seguida de carreata e translado com a santa em direção ao Náutico Clube, que permanece por lá até às 17h. A saída, em procissão fluvial, leva a imagem ao Cais do Porto, que segue pelas principais ruas de Imperatriz, acompanhada pelos católicos rumo ao pátio da igreja, onde será realizada a última celebração com a participação das paróquias da diocese.

“É uma tradição que se fortalece todos os anos, com milhares de pessoas renovando a fé, agradecendo as bênçãos e pagando promessas. Estimamos cerca de 20 mil pessoas no encerramento do Festejo, pois é um dia que recebemos muitas pessoas de comunidades vizinhas e de outros estados” – explicou o coordenador.

Para o prefeito Assis Ramos, o evento é uma das marcas da história de Imperatriz e reúne fiéis para homenagear a padroeira da cidade. “Como católico tenho o prazer de participar das manifestações religiosas da minha igreja, pedindo à Santa Tereza Dávila que interceda por nós junto a Deus, para que nos ilumine e que nos ajude a administrar com saúde e sabedoria os caminhos de desenvolvimento, que buscamos para o bem do nosso município” – enfatizou. (William Castro)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Maranhão

AÇAILÂNDIA: Paciente com Covid-19 são transferidos para atendimento em São Luís

Publicado

em

Neste domingo, 28, cinco pacientes que estavam internados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), da cidade de Açailândia, na região Tocantina, estado do Maranhão, foram levados de UTI área para São Luís.

O sistema público em Açailândia está sobrecarregado, como o novo avanço de casos de Covid. A cidade tinha um hospital de campanha, que atendia a região, mas foi desativado. A população tem cobrado medidas do poder público e da iniciativa privada, para uma ação conjunta para reestabelecer o atendimento.

Continue lendo

Maranhão

AÇAILÂNDIA: Halan Nobre assume direção do SAAE

Publicado

em

O prefeito de Açailândia, Aluísio Sousa, deu posse na sexta, 26, ao novo diretor executivo do Serviço Autonômo de Água e Esgoto (SAAE). Halan Nobre é engenheiro civil, biólogo, técnico em agropecuária e tem pós-graduação em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. ⠀

Halan Nobre é funcionário concursado da Prefeitura Municipal de Açailândia. Atuou nas secretarias de Agricultura e Infraestrutura. Atualmente estava como diretor do Departamento de Licenciamento e Fiscalização Urbana, cuidando diretamente do Código de Obras e Código de Postura do município.

Continue lendo

Maranhão

STF manda Governo Bolsonaro ajudar a custear leitos de UTI Covid no Maranhão

Publicado

em

A ministra Rosa Weber determinou que o Ministério da Saúde volte a financiar leitos de UTI para pacientes com Covid-19 no estado do Maranhão.

No caso do Maranhão, cerca de 216 leitos haviam sido desabilitados em dezembro. No Twitter, o governador Flávio Dino, do PC do B, comemorou neste domingo a decisão:

“STF deferiu liminar determinando ao Ministério da Saúde repasses financeiros relativos a LEITOS de UTI no Maranhão. Ou seja, fica evidenciado que não se cuida de um “favor”, e sim de um DIREITO dos estados e um DEVER do governo federal, segundo a Constituição e legislação do SUS.”

Continue lendo
publicidade Bronze