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sexta-feira, 29 / março / 2024

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Edital oferece até R$ 70 mil em bolsas para a produção de reportagens e prêmios para fotografias sobre oceano

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Seguem até o dia 15 de maio as inscrições para a segunda edição do Edital Conexão Oceano de Comunicação Ambiental, uma iniciativa da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza em parceria com a Comissão Oceanográfica Intergovernamental (COI) da Unesco. Com duas categorias – Jornalista e Fotografia –, o edital tem o objetivo de incentivar a produção de reportagens que abordem a relação existente entre mudanças climáticas, clima, oceano e resiliência costeiro-marinha, além de premiar trabalhos fotográficos que retratem espécies, paisagens, o envolvimento das mulheres com o mar e atividades relacionadas com o oceano. Até cinco projetos de reportagem serão selecionados para receber bolsas de R$ 8 mil cada e serão distribuídos até R$ 30 mil em prêmios para as melhores fotografias. Os interessados em participar devem preencher um formulário on-line de inscrição.

“Com o sucesso da primeira edição, realizada no ano passado, decidimos manter o apoio à produção de reportagens e ampliar o escopo do Edital, agora com o prêmio para fotografias, sempre em busca de conteúdos qualificados. Acreditamos que a comunicação tem potencial de sensibilizar e engajar a sociedade, além de chamar a atenção da opinião pública, investidores e tomadores de decisão para assuntos relacionados com a sustentabilidade marinha”, afirma o gerente sênior de Engajamento, Comunicação e Relações Institucionais da Fundação Grupo Boticário, Omar Rodrigues.

Na categoria Jornalista, podem se inscrever profissionais formados ou que comprovem exercer a função regularmente há pelo menos dois anos, sem a necessidade de serem especializados em coberturas ambientais. A seleção considerará a criatividade e originalidade da pauta; a relevância do tema para a sociedade; a consistência do plano de apuração e de divulgação; o currículo e a qualidade das produções anteriores do candidato; além do alcance do veículo de comunicação. As inscrições poderão ser individuais ou em dupla e as reportagens deverão ser publicadas em veículos de comunicação impressos, portais, sites, emissoras de rádio ou TV.

“O Edital [de 2021] permitiu que nos dedicássemos em profundidade ao tema de nossa reportagem, o que não costuma ser possível no dia a dia tão corrido das redações. Além disso, a organização ficou à disposição para eventuais dúvidas, inclusive com sugestões de fontes especializadas, sempre com a independência necessária para o trabalho jornalístico”, conta a jornalista Cristiane Prizibisczki, do site ((o))Eco, contemplada, junto com Carolina Lisboa, na primeira edição do Edital para produzir reportagem sobre a legislação costeiro-marinha no Brasil.

Fotografia

Na categoria Fotografia, podem se inscrever fotógrafos profissionais e amadores. As imagens devem retratar o oceano em seus diversos ecossistemas e habitats nas seguintes temáticas: Paisagem (ambientes naturais brasileiros, como praias, manguezais, restingas, dunas, estuários, subaquáticos); Atividade relacionada com o mar (atividades econômicas, culturais, esportivas, científicas, recreativas, de bem-estar desenvolvidas na costa brasileira); Protagonismo feminino (a presença feminina nas diversas atividades desenvolvidas, no Brasil, em contato com o oceano) e Vida marinha (espécies nativas da costa brasileira que vivem na terra, na água, no ar). Também haverá premiação aos três vencedores da categoria Voto Popular.

Década do Oceano

O Edital Conexão Oceano de Comunicação Ambiental está alinhado com a Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável, ou simplesmente Década do Oceano, que busca conscientizar a população global sobre a importância do oceano e mobilizar atores públicos, privados e da sociedade civil organizada em ações que promovam a saúde e a sustentabilidade dos mares. A Fundação Grupo Boticário é reconhecida pela Unesco e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações como uma das representantes da sociedade civil da Década do Oceano no Brasil. (Tamer Comunicação)

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