Connect with us

Araguatins

EDITORIAL: A inteligente indicação de Ulissevânia

Publicado

em

Na ordem de importância dos cargos no município de Araguatins o de diretora regional de ensino só é menor que os cargos de prefeito, vereador e juiz. Daí sempre há muita especulação quando vaza a informação de substituição no cargo. Sempre é assim. Mas no episodio de indicação da professora Ulissevânia Sales da Silva para o posto de diretora regional de ensino foi diferente de todas as outras vezes.

O principal responsável pela escolha e indicação de Ulissevania foi o deputado estadual Amélio Cayres (PR). A indicação coube ao deputado por um motivo mais que justo, ele é o deputado mais votado nos municípios que compõem a Diretora Regional de Ensino de Araguatins (DRE). Portanto coube a ele apresentar um nome para ocupar o cargo.

Só que diferente de todas as outras indicações feitas no passado, Amélio Cayres mostrou grandeza, humildade e espírito de liderança, e, ao invés de apenas apresentar qualquer nome de sua escolha, ele adotou três critérios para fazer a indicação: capacidade técnica, diálogo com as lideranças e que a indicação fosse alguém de Araguatins.

Antes de apresentar o nome de Ulissevânia ao governador Siqueira Campos, o deputado Amélio Cayres procurou todos os grupos políticos de Araguatins para apresentar o nome e buscar sugestões. Mostrou estar aberto à Araguatins, pois a indicação cabia à ele, não tendo obrigação alguma de buscar dialogo, mesmo assim o fez, demonstrando um gesto de humildade. É importante salientar que o único grupo contrário a indicação de Ulissevânia foi o “Grupo da Elite”.

Ao de escolher um nome de Araguatins para o cargo. E assim o fez, apontou uma professora legitimamente araguatinense que fez toda sua carreira de magistério trabalhando no município de Araguatins e se esforçando muito para estuda e conseguir sua graduação.

Agora o mais importante de tudo é quando se analisa o perfil da indicação feita por Amélio Cayres. Ele escolheu uma professora que estudou toda vida em escola pública como a maioria do povo do Bico do Papagaio, filha de família humilde, sem envolvimentos políticos, e, quem conhece a história de vida de Ulissevânia sabe o quanto ela deu duro pra chegar onde chegou, não foi apenas obra do acaso. Também há de se ressaltar a coragem de indicar uma pessoa tão jovem para o cargo, Ulissevânia é a diretora de ensino mais jovem já indicada para o cargo, isso mostra habilidade e senso de oportunidade oferecida a um jovem.

Existem uma serie de nomes que também poderiam ocupar o cargo de diretor de ensino em Araguatins, afinal de contas a Araguatins de hoje é diferente da Araguatins de ontem. Hoje existem dezenas de pessoas capacitas que também poderiam ocupar o posto, mas só existe uma vaga e Ulissevânia sem dúvidas representa a juventude, o magistério e as famílias humildes de Araguatins que receberam uma oportunidade para mostrar com trabalho, que estudar e ser honesto produz bons frutos.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
65 Comments

Araguatins

ARAGUATINS: Técnicos em Agropecuária colam grau no IFTO

Publicado

em

A noite do último sábado, 10, foi especial para o Campus do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia (IFTO), que celebrou a colação de grau de cerca de 100 estudantes do curso técnico em Agropecuária, integrado ao Ensino Médio.

A solenidade, que reuniu no Campus autoridades, amigos e familiares dos formandos, foi marcada pela emoção e alegria. Durante o evento os novos técnicos em Agropecuária proferiram o juramento e enfatizaram o sentimento de carinho e agradecimento pelo Campus Araguatins, que segundo eles proporcionou mais do que uma formação profissional, uma formação para a vida.

Na ocasião o diretor-geral do Campus, professor Décio dos Reis, destacou aos estudantes que a formatura é apenas o primeiro passo de uma nova jornada e desejou “que a ética, o respeito e a fé sejam sempre companheiras de vocês em todas as atividades que realizarem durante a vida”.  O diretor ressaltou ainda o esforço dos estudantes, lembrando que: “A persistência e a dedicação trouxeram vocês até aqui e acreditem, elas podem levá-los muito mais além. Sonhem, tenham atitude, foco e determinação, pois este é o caminho para o sucesso”.

Os formandos, que homenagearam no nome da turma o professor Mauro Gomes dos Santos, foram apadrinhados pelos professores Carla Marina da Silva e Paulo Hernandes Gonçalves. A patronesse da turma foi a prefeita do município de Augustinópolis, Maria do Carmo Alcântara. (ASCOM/IFTO)

Continue lendo

Araguatins

Araguatinense coordena plantio de espécies nativas no município de Campos Lindos

Publicado

em

Em atendimento ao pedido da Prefeitura de Campos Lindos do Tocantins, o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), por meio da diretoria de Controle e Uso dos Recursos Hídricos, doou e contribuiu com o plantio de 660 mudas de espécies nativas do cerrado tocantinense. A ação ocorreu entre os dias 26 e 30 de dezembro, no perímetro urbano do município, sob o comando do araguatinense Maurivan Braga de Almeida, responsável direto por esse tipo de ação no Naturatins. (mais…)

Continue lendo

Araguatins

ARAGUATINS: AD realiza batismo antes a virada de ano

Publicado

em

Cinco integrantes pertencentes as congregações da igreja Assembléia de Deus (CIADSETA) em Araguatins, desceram as águas batismais na manhã do sábado, 31, ultimo dia de 2011, no balneário do Antonio Guedes, localizado no povoado Transaraguaia. (mais…)

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze