Connect with us

Bico do Papagaio

Educação apresenta resultados da alfabetização a prefeitos e diretores de educação do Bico

Publicado

em

A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Wanessa Zavarese Sechim, apresentou, nesta terça-feira, 28, a prefeitos e gestores municipais de educação os resultados da alfabetização após a parceria firmada com o Instituto Ayrton Senna (IAS) e o Governo do Tocantins. O acordo é voltado para a execução dos programas: Acelera, Se Liga e Circuito Campeão. As ações beneficiam 43.370 alunos de escolas municipais e estaduais, em 58 cidades.

Do Bico do Papagaio participaram os prefeitos de Aguiarnópolis, Ivan Paz; de Augustinópolis, Júlio Oliveira e os diretores regionais de Educação de Araguatins e Tocantinópolis, Paulon Miranda e Dorismar Carvalho, respectivamente.

O Se Liga visa alfabetizar os alunos que estão cursando do 3º ao 5º ano do ensino fundamental, sem saber ler, escrever e contar adequadamente. A meta é alfabetizar 100% dos alunos matriculados. O Acelera Brasil tem como objetivo eliminar a defasagem entre a idade do aluno e o ano por ele cursado do 3º ao 5º ano do ensino fundamental. Já o Circuito Campeão propõe alfabetizar os alunos na idade certa e monitorar a aprendizagem.

A gestora da Educação Estadual frisou a importância da parceria com os municípios para a execução de ações em benefício dos estudantes tocantinenses. “Essa união é fundamental para melhorarmos a aprendizagem no Tocantins. O Governador Marcelo Miranda entende que todos os bons resultados alcançados só são possíveis com o apoio dos municípios, pois é na rede municipal onde está a base da educação. Temos visto o comprometimento das equipes em todas as cidades, não apenas nos programas do IAS, mas em todas as ações que objetivam a melhoria da oferta da Educação de qualidade para o Tocantins”, ressaltou a professora Wanessa Zavarese.

Em menos de um ano de implementação dos programas, alguns avanços já podem ser vistos. Para alcançar as metas, só neste ano já foram investidos R$ 2,1 milhões em material didático, monitoramento das ações e em formação para os alfabetizadores.

Para potencializar os resultados, gestores, coordenadores do programa e Diretorias Regionais de Educação foram orientados a realizar intervenções pedagógicas e fortalecer o monitoramento em sala de aula. (Com informações de Núbia Daiana Mota)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Novas medidas para enfrentamento à Covid devem ser anunciadas

Publicado

em

Diante do contexto atual da pandemia do Covid-19, a Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde promoveram na sexta, 5, uma reunião com os profissionais da saúde, membros do Conselho de Saúde, além de representantes de diversas entidades do município.

O encontro, realizado no auditório do CAPS, teve como objetivo debater assuntos pertinentes ao atual cenário da pandemia do Covid19. Foram abordados temas como dados atuais do Coronavírus, as novas medidas que serão adotadas, além de um debate de novas estratégias, ações a serem executadas diante do crítico cenário atual.

Estivaram presentes na reunião representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Araguatins, membros do conselho de saúde, Aciat, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Sebrae, Vigilância Sanitária, além dos secretários de Educação, Cultura e Desenvolvimento Social.

Ainda não foram anunciadas as medidas que serão adotadas. (Com informações da Ascom)

Continue lendo

Bico do Papagaio

Municípios do Bico têm até 31 de março para solicitar apoio ao fomento do setor agropecuário

Publicado

em

A Plataforma +Brasil disponibilizou o Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Setor Agropecuário, vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. 

O objetivo é apoiar projetos de desenvolvimento e fomento ao setor agropecuário para incentivo à produção agro de pequeno e médio porte, disponibilizando meios para aquisição de máquinas e equipamentos agrícolas e de processamento agroindustrial. Os municípios interessados em participar do programa têm até o dia 31 de março de 2021. 

O programa também oferece oportunidade de realização de obras agropecuárias de desenvolvimento rural, tais como construção e readequação de estradas vicinais.

Critérios para Seleção

• Existência de dotação orçamentária para atendimento aos projetos;

• Aprovação dos aspectos técnicos das propostas apresentadas;

• Atender a critérios de legalidade estabelecidos pelo Decreto n 6170/2007 e alterações, pela Portaria Interministerial 424/2016 e alterações;

• Estar em situação de adimplência na União, mediante ao SIAFI, CADIN, CAUC e, ainda, nas administrações Estadual e Municipal.

Os interessados devem se cadastrar na Plataforma +Brasil, até o próximo dia 31 de março de 2021. (Brasil 61)

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Verdão do Bico vai à Paraíso em busca de reabilitação

Publicado

em

O Tocantinópolis Esporte Clube (TEC), busca reabilitação neste sábado, 6, diante do NC Paraíso, no estádio Pereirão, na cidade de paraíso, região central do estado. O Verdão do Bico perdeu na última rodada dentro do estádio Ribeirão, para o Interporto, por 1 a 0 e ocupa a quarta colocação no Campeonato Tocantinense 2021. O técnico Neto Costa tem todo grupo à disposição.

NC/Paraíso também busca reabilitação nesta rodada. O time que vinha de uma sequência de duas vitórias acabou empatando na última rodada com o Araguacema. Para o duelo deste sábado, o técnico Wilcemo Rodrigues, tem todo elenco à disposição. A equipe ganhou ainda o reforço do centroavante Tony Júnior (inscrito no BID).

A partida pode ser acompanhada pelo Canal Boa Vista, no Youtube clicando AQUI

Continue lendo
publicidade Bronze