Connect with us

Bico do Papagaio

Educação apresenta resultados da alfabetização a prefeitos e diretores de educação do Bico

Publicado

em

A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Wanessa Zavarese Sechim, apresentou, nesta terça-feira, 28, a prefeitos e gestores municipais de educação os resultados da alfabetização após a parceria firmada com o Instituto Ayrton Senna (IAS) e o Governo do Tocantins. O acordo é voltado para a execução dos programas: Acelera, Se Liga e Circuito Campeão. As ações beneficiam 43.370 alunos de escolas municipais e estaduais, em 58 cidades.

Do Bico do Papagaio participaram os prefeitos de Aguiarnópolis, Ivan Paz; de Augustinópolis, Júlio Oliveira e os diretores regionais de Educação de Araguatins e Tocantinópolis, Paulon Miranda e Dorismar Carvalho, respectivamente.

O Se Liga visa alfabetizar os alunos que estão cursando do 3º ao 5º ano do ensino fundamental, sem saber ler, escrever e contar adequadamente. A meta é alfabetizar 100% dos alunos matriculados. O Acelera Brasil tem como objetivo eliminar a defasagem entre a idade do aluno e o ano por ele cursado do 3º ao 5º ano do ensino fundamental. Já o Circuito Campeão propõe alfabetizar os alunos na idade certa e monitorar a aprendizagem.

A gestora da Educação Estadual frisou a importância da parceria com os municípios para a execução de ações em benefício dos estudantes tocantinenses. “Essa união é fundamental para melhorarmos a aprendizagem no Tocantins. O Governador Marcelo Miranda entende que todos os bons resultados alcançados só são possíveis com o apoio dos municípios, pois é na rede municipal onde está a base da educação. Temos visto o comprometimento das equipes em todas as cidades, não apenas nos programas do IAS, mas em todas as ações que objetivam a melhoria da oferta da Educação de qualidade para o Tocantins”, ressaltou a professora Wanessa Zavarese.

Em menos de um ano de implementação dos programas, alguns avanços já podem ser vistos. Para alcançar as metas, só neste ano já foram investidos R$ 2,1 milhões em material didático, monitoramento das ações e em formação para os alfabetizadores.

Para potencializar os resultados, gestores, coordenadores do programa e Diretorias Regionais de Educação foram orientados a realizar intervenções pedagógicas e fortalecer o monitoramento em sala de aula. (Com informações de Núbia Daiana Mota)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Veja os números da Covid-19 deste sábado, 19

Publicado

em

Continue lendo

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Agamemnon e Júlio pedem registro de candidaturas e apresentam Plano de Governo

Publicado

em

Candidato Agamemnon e seu vice

A Justiça Eleitoral já recebeu os pedidos de registro de candidaturas a prefeito de Agamemnon Pellegrini (PSB) e Júlio Oliveira (SD). Bem como seus Planos de Governo. Agamemnon vai disputa com chapa pura, já Júlio é apoiado pela Coligação Unidos Pelo Futuro de Augustinópolis, composta por PP/MDB/CIDADANIA/DEM/SOLIDARIEDADE.

Veja os Planos de Governo

AGAMEMNON PELLEGRINI (PSB)

JÚLIO OLIVEIRA (SD)

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Medicina Veterinária no IFTO caminha para se tornar realidade

Publicado

em

Diretor-geral do IFTO, Josafá Carvalho Aguiar e o senador Eduardo Gomes

Com o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Medicina Veterinária e o projeto de construção de sua clínica veterinária aprovados, a unidade Araguatins, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), busca agora apoio para obtenção de recursos que serão destinados à construção da infraestrutura necessária para implantação do curso.

Nesse sentido, o diretor-geral da unidade Araguatins, Josafá Carvalho Aguiar, esteve reunido na quarta-feira, 16, com o senador o Eduardo Gomes (MDB), na cidade de Araguatins. Durante a reunião, o diretor-geral solicitou ao senador a disponibilidade orçamentária para construção dos blocos que compõem a clínica veterinária. O projeto da clínica prever sua divisão em dois blocos, orçados no valor de 2 milhões de reais.

Na ocasião, Josafá destacou a importância da oferta de mais um curso superior pela unidade Araguatins do IFTO, uma vez que a instituição atua há trinta e dois anos na área de Ensino, Pesquisa e Extensão, contribuindo com o desenvolvimento econômico e social da região Norte do Tocantins (região do Bico do Papagaio).

Já o senador Eduardo Gomes frisou que reconhece a importância do IFTO para o estado do Tocantins e se comprometeu a destinar à unidade Araguatins, ainda neste ano, os recursos necessários para construção da clínica veterinária. (Kelinne Guimarães)

Continue lendo
publicidade Bronze