Connect with us

Tocantins

Educação do Tocantins realiza formação on-line para implementação do estudo orientado na rede estadual

Publicado

em

Na preparação para o retorno das aulas não presenciais, o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), realizou nesta terça-feira, 27, a live Estudo Orientado, Protagonismo e Aprendizagem, voltada para os servidores das unidades escolares da rede e das 13 Diretorias Regionais de Educação, Juventude e Esportes (DREs).

A titular da Seduc, Adriana Aguiar, destacou o trabalho conjunto desenvolvido pela equipe da Seduc, em especial das unidades de ensino. “Todos nós, que somos o time da Educação, temos uma missão muito importante neste momento, que é garantir o processo de ensino e aprendizagem dos nossos alunos. Esse material visa facilitar o trabalho de cada profissional na elaboração dos roteiros de estudo”, ressaltou.  

Pensando inicialmente como um componente da Parte Diversificada do Currículo dentro das inovações em conteúdo, método e gestão das Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral e das Escolas do Campo e Quilombola, em função do cenário da pandemia da Covid-19, o Estudo Orientado passa a ser direcionado para toda a rede estadual de ensino.

“Como o material veio ao encontro do trabalho de orientação dos estudantes nas suas rotinas de estudos, considerando que as aulas retornam no formato não presencial, optamos por trabalhar o material com todos os estudantes da rede”, explicou a diretora de Educação Básica da Seduc, Larissa Ribeiro.  

A proposta da live foi capacitar os profissionais para acompanhar os estudantes, enquanto o uso do Guia de Estudo Orientado, que trabalha com técnicas de estudo, auxiliará os estudantes em seu processo de aprendizagem. O Estudo Orientado visa à excelência acadêmica, por meio de uma rotina de estudos, e à concretização do Projeto de Vida do estudante.

A diretora pedagógica do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), Thereza Barreto, destacou a importância das técnicas de estudos para o desenvolvimento do protagonismo e da aprendizagem. “A aplicação correta do conhecimento é a determinante mais importante para a transformação na vida de uma pessoa. Estamos apoiando a formação protagonista”, pontuou.

Uma das experiências positivas do Tocantins, com o Estudo Orientado, foi a da Escola Estadual Professor Aureliano, de Taguatinga. A unidade escolar aderiu ao Programa Jovem em Ação em 2019 e teve o aumento do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que passou de 3,9 para 5,2.

“Com as técnicas que eram apresentadas pelos professores, consegui achar um método que se encaixou melhor na minha aprendizagem e que desenvolveu melhor as minhas capacidades. Foi muito importante na hora de revisar os conteúdos, na minha autoaprendizagem e na minha evolução dos estudos”, contou a estudante Daniela dos Santos Costa.

A especialista pedagógica da equipe de implantação da escola Jovem em Ação, que atua na equipe de formadores da Seduc, Laurita Gerbis, destacou a importância da utilização do material pela rede estadual de educação, no planejamento dos roteiros de estudos. “Os roteiros de estudos precisam trazer as habilidades que queremos desenvolver, com sugestões para conduzir claramente o estudante por meio do conhecimento”, ressaltou.

A diretora de Operações do Instituto Sonho Grande, Ludmila Serpa, destacou a importância do trabalho colaborativo na elaboração do material de estudo orientado. “Somos muito felizes com essa parceria. Em 2020, tivemos os grupos de estudos, que contou com a experiência de outros estados, e o resultado desse trabalho é o material que será compartilhado pela rede”, pontuou. (Cláudio Paixão)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Tocantins

PALMAS: Objetos eletrônicos frutados são recuperados pela Polícia Civil

Publicado

em

Dando continuidade às investigações referentes à prática de furtos ocorridos na região norte da Capital, na manhã desta segunda-feira, 10, a Polícia Civil do Tocantins (PC-TO) por meio da 3ª Delegacia de Polícia Civil de Palmas, recuperou vários bens que haviam sido subtraídos de diferentes estabelecimentos de Palmas, nas últimas semanas. 

As investigações foram iniciadas logo após o furto ocorrido na Controladoria Geral do Estado, no último dia 27 de abril. Após inúmeras diligências, os agentes da unidade policial localizaram na manhã de hoje, um notebook, e um aparelho de TV, que haviam sido levados de uma clínica médica. Na mesma ação, os policiais civis também encontraram e apreenderam três panelas elétricas, além de uma caixa térmica contendo várias latas de refrigerantes. As investigações da PC-TO apontaram que os utensílios domésticos e as bebidas foram furtados de um quiosque também localizado na região norte.

Todos os produtos recuperados foram levados para a sede da 3ª Delegacia de Polícia Civil onde serão periciados e restituídos aos verdadeiros proprietários. Com a recuperação dos bens, a Polícia Civil do Tocantins elucidou os furtos, cometidos através de arrombamento e identificou os autores, que foram indiciados por furto qualificado.

Continue lendo

Tocantins

COLINAS: Confira cronograma das obras da BRK Ambiental para a semana de 10 a 13 de maio

Publicado

em

A BRK Ambiental, responsável pelos serviços de saneamento em 47 municípios do Tocantins, realiza obras em Colinas do Tocantins, município localizado na região norte do estado, entre os dias 10 e 13 de maio.

As equipes estão empenhadas em realizar a recomposição do asfalto e das calçadas das vias que receberam novas tubulações. Recentemente, a concessionária implantou 25 km de redes de esgoto em 10 bairros do município, levando saneamento para mais pessoas.


As interdições para as obras garantem a segurança das equipes e dos pedestres. Recomenda-se que motoristas optem por transitar em vias alternativas. As ruas e avenidas podem ser fechadas entre as 07h e 18h.

Confira o cronograma:

Setor Santo Antônio
Segunda-feira (10)
Rua Luiz Alves Guida

Terça-feira (11)
Rua Dom Orione entre as ruas Luiz Alves Guida e São Paulo

Quarta-feira (12)
Rua Dom Orione entre as ruas Luiz Alves Guida e São Paulo

Quinta-feira (13)
Rua São Paulo

Continue lendo

Tocantins

ARAGUAÍNA: Governo atende solicitação de Luana Ribeiro que pede recuperação da TO-422 no trecho de acesso ao Daiara

Publicado

em

O Governo do Tocantins intensificou os trabalhos de recuperação da TO-422, no trecho de 8 km que dá acesso ao Distrito Agroindustrial de Araguaína (Daiara). A demanda foi apresentada pela deputada estadual Luana Ribeiro e aprovada pela Assembleia Legislativa do Tocantins.

A parlamentar destacou a importância de recuperar o trecho que abriga várias empresas, como distribuidoras de alimentos, de peças e um frigorífico. “Esta estrada é muito movimentada, especialmente pelo grande fluxo de caminhões, mas pela precariedade tem colocado em risco a segurança de quem trafega pela via. A região também abriga vários assentamentos e as famílias também sofrem com as condições funcionais do trecho”, justificou Luana Ribeiro. 

O desempenho da rodovia, em trafegabilidade e conforto, estava comprometido pelo acúmulo de deformações na superfície asfaltada. O objetivo é restabelecer as condições funcionais da via degradada pelo grande tráfego de veículos pesados, para o qual não foi projetada. As obras iniciaram na semana passada.

Os trabalhos devem restabelecer a trafegabilidade, principal demanda dos usuários da via, que atende empresários, proprietários rurais e moradores locais. (Com informações da Ageto)

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze