Pará
Elivan Faustino é eleito prefeito de Marituba
O candidato Elivan Faustino (PMDB) foi eleito prefeito de Marituba neste domingo (4) com 29.368 votos. João Batista (PSD) foi o segundo mais votado, com 9.158 votos. Roberto Rocha (PR) ficou em terceiro com 5.889 votos, e Adelino Bessa (PSOL) teve 5.056 votos. O resultado foi divulgado às 17h43.
Elivan Faustino conversou com a imprensa após o anúncio do resultado. Ele disse que a diferença de mais de 20 mil votos em relação ao segundo colocado confirmou o apoio popular que havia recebido durante a campanha. “Desde o começo da campanha a gente percebe o apoio da população. Marituba teve um prefeito interino que foi cassado, e alguns pontos da cidade deixaram de funcionar. Nossa prioridade vai ser organizar a transição para atuar nas áreas mais críticas”, informou o prefeito eleito, que deve tomar posse no dia 1º de setembro.
Segundo o TRE do Pará, esta foi a apuração mais rápida de uma eleição na história do estado. Ainda de acordo com o tribunal, a cidade de aproximadamente 65 mil eleitores teve um índice de abstenções de 19%. Os eleitores que não votaram nesta eleição tem prazo de 60 dias para justificar o não comparecimento no cartório eleitoral de Marituba.
Desafios
O novo prefeito assume o cargo com uma série de desafios. A população reclama do abandono do município e também de problemas estruturais da cidade, como a falta de saneamento e o aumento da violência.
O motorista aposentado João Pereira é morador do bairro Nova Marituba há mais de 30 anos, e não vê esperança de melhorias para a cidade, que considera abandonada. “Quero ver pegarem o dinheiro que recebem e mandar asfaltar a minha rua. Não temos água encanada. Venho votar por obrigação”, critica o aposentado.
A doméstica Francisca Duarte, de 49 anos, mora em Marituba desde que nasceu. Ela conta que apesar de não dar muita importância a esta eleição, espera que a situação da cidade mude com a chegada do novo prefeito. “Estão acontecendo muitos assaltos, muitos crimes esses tempos. Eu saio de casa 5h30 para trabalhar, ainda está escuro, tenho que ir correr para o ponto de ônibus para não ser assaltada”, relata Francisca, que já foi assaltada uma vez no local.
O município
Marituba faz parte da Região Metropolitana de Belém, e ocupa uma área de 103.343 km², segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Estimativas mais recentes do Instituto apontam que a cidade tem uma população de aproximadamente 113 mil habitantes.
Dados do IBGE mostram ainda que cerca de 80% da população local é alfabetizada. As 735 unidades de educação de Marituba atendem 18 mil alunos do ensino fundamental e 6 mil estudantes de ensino médio, segundo os números de matrículas registradas no município em 2012.
Veja o resultado da apuração
Votos apurados: 49.471
Elivan Campos Faustino (PMDB): 29.368
João Batista (PSD): 9.158
Roberto Rocha (PR): 5.889
Adelino Bessa (PSOL): 5.056
Votos em branco: 1.535
Nulos: 1.160

Pará
SÃO DOMINGOS DO ARAGUAIA: Colisão entre caminhão e carreta deixa home carbonizado na Transamazônica
Um grave acidente entre caminhão baú e uma carreta foi registrada nesta segunda-feira (18), na rodovia Transamazônica (BR-230), em São Domingos do Araguaia, sudeste do Pará. Uma pessoa ficou presa nas ferragens e outra morreu carbonizada.
A carreta ultrapassou o corrimão de proteção e o condutor ficou preso nas ferragens. Ele foi retirado com vida e encaminhado para o Hospital Regional de Marabá.
O caminhão baú entrou em combustão e um dos passageiros teve o corpo carbonizado e morreu no local. O motorista do caminhão sofreu ferimentos leves e foi conduzido pelo SAMU a uma unidade de saúde da região.
Pará
Vacinação contra Covid-19 começa no Pará

A enfermeira Shirley Cuimar Cruz Maia de 39 anos foi a primeira paraense vacinada contra a Covid-19 em Belém. Em seguida, a técnica de enfermagem Marielza da Silva Monteiro, 57 anos, também recebeu a primeira dose da CoronaVac. As duas imunizadas atuam na linha de frente no combate a pandemia, no Hospital de Campanha de Belém.
A cerimônia simbólica que marcou o início da vacinação contra o coronavírus aconteceu na manhã desta terça-feira (19), no Hangar, Centro de Convenções, mesmo lugar onde funciona o hospital de campanha da capital. O ato foi acompanhado pelo governador do Pará, Helder Barbalho e pelos prefeitos de Belém, Edmilson Rodrigues, e de Ananindeua, Dr. Daniel.
Durante a cerimônia também foi realizada a primeira imunização do município de Ananindeua, região metropolitana de Belém. O enfermeiro João Bernardo, 37 anos, que trabalha no combate a pandemia foi o terceiro a receber a vacina.
As 173 mil doses de vacina devem imunizar cerca de 86 mil pessoas no Pará. De acordo com Helder, o carregamento que já está no estado precisam garantir as duas doses que cada pessoa imunizada.
Pará
Vacinação da Covid-19 começa nesta terça, 19, no Pará

O governo do Estado anuncia que a vacinação contra a Covid-19 no Pará terá início nesta terçaa-feira (19), em Belém, e as doses serão distribuídas aos demais municípios paraenses para que iniciem a vacinação. Para a Região Norte, foram destinadas 296 mil doses. O Pará recebe 173.240 mil no primeiro lote.
“Hoje é um dia muito especial, que representa a renovação da esperança dos brasileiros e a salvação de muitas vidas. O povo tem pressa. Trabalhamos para que, rapidamente, consigamos imunizar o maior número de paraenses, para que possamos construir um novo momento na vida de todos nós”, destaca o governador do estado do Pará, Helder Barbalho.
O primeiro lote será direcionado aos profissionais da saúde que atuam na linha da frente, indígenas aldeados e idosos institucionalizados, que compõem o grupo prioritário da primeira fase da campanha.
O governador Helder Barbalho participou de reunião com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e governadores de outros estados, na manhã desta segunda-feira (18), para dar início à distribuição das doses de vacinas. O chefe do Executivo Estadual esteve no Centro de Distribuição de Logística do Ministério da Saúde, em Guarulhos, na Grande São Paulo, e acompanhou o envio do primeiro lote encaminhado ao Pará.
“Precisamos reforçar juntos aos brasileiros de que se vacinar representa salvar a sua vida e a vida dos outros. Pessoas perderam vidas, perderam familiares e passaram a viver uma situação dramática desde o início da pandemia. O dia de hoje representa virar essa página, renovar as nossas esperanças”, reforça Helder Barbalho.
O planejamento de vacinação do Governo do Pará conta com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) e Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Segup), para garantir eficiência na logística e segurança da distribuição.
COLETIVA
Nesta terça-feira (19), às 7h, o governador concederá coletiva de imprensa no salão Marajó, no Hangar Centro de Convenções.
AUTORIZAÇÃO
No domingo (17), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, por unanimidade, o uso emergencial da CoronaVac e da vacina de Oxford contra a Covid-19 no país. A enfermeira Mônica Calazans, de 54 anos, foi a primeira pessoa a ser vacinada contra a doença no Brasil.