Connect with us

Tocantins

Em entrevista à Folha de SP e UOL, Kátia Abreu fala sobre crise, saída do PMDB e eleições

Publicado

em

Ex-ministra do governo Dilma Rousseff, a senadora Kátia Abreu (Sem partido-TO) se diz alvo de “truculência” do PMDB [atual MDB], partido do qual foi expulsa. Ela critica a gestão do presidente Michel Temer e diz que o Brasil vive uma “crise gigante gerida por nanicos”. Com mandato de senadora até início de 2023, Kátia pretende disputar o governo de Tocantins, mas não sabe por qual partido.

Ela defende a escolha de um perfil “mais pacifista” para presidir o país em 2018, apontando que o Brasil está dividido desde 2014. Sem um candidato favorito, a senadora diz “ter medo” dos exageros do deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ), que pretende disputar a presidência em 2018.

Folha – Como recebeu a notícia da expulsão do PMDB [atual MDB]?
Kátia Abreu – Era esperado porque o PMDB [atual MDB] está num ritmo de truculência e de mudança de comportamento jamais visto no partido. A minha opinião era divergente, apenas isso. Tem determinados tipos de canalhas que além de serem covardes são machistas. O que eu fiz que Requião não tenha feito?

Ainda tem uma foto de Dilma no gabinete da senhora
Ela ainda é presidente, só quando tiver novas eleições que eu tiro.

Como está a relação com ela?
Eu gosto muito dela. Uma amizade que nós desenvolvemos e que com o impeachment nada mudou.

A senhora vai disputar o governo de Tocantins?
Eu sou pré-candidata.

A senhora se vê em que palanque ano que vem?
Não gosto de trabalhar sob hipótese. Tanto que não quero nem escolher partido agora.

Alguma coisa de que se arrepende na trajetória política?
Poderíamos ser mais produtivos. De 1988 para cá a gente veio apagando incêndio. Morreu o presidente, o Sarney entrou. Teve um papel importante que foi garantir a democracia. Veio Collor e aconteceu o que aconteceu, Itamar tinha planejamento? Não. Foi uma luta árdua para o Plano Real. Passou Sarney, Itamar. Veio Fernando Henrique dar a nossa estabilidade. Ai veio Lula para melhorar questão da pobreza, mudou muito o país. Vem Dilma, dá uma ampliada e tenta melhorar parte da logística. Todos tiveram seu mérito, mas ninguém teve planejamento.

A senhora não citou nada positivo de Michel Temer.
Estamos vivendo uma crise gigante gerida por nanicos. Estou muito preocupada. Eu não vejo governo.

O que vai ser mais importante nesse atual cenário político?
Caráter, cuidado e coragem. Em determinadas áreas, o Estado tem a sua obrigação constitucional como na segurança pública e na saúde. A população está em pânico. Por que que a gente observa uma ascendência do Bolsonaro? Bolsonaro praticamente virou um símbolo do sentimento brasileiro. Ele se demonstra uma pessoa valente diante da corrupção. Isso pode crescer se não tiver um outro símbolo que possa capturar uma coisa mais equilibrada e mais pacifista. Tenho muito medo.

Quando fala em figura mais pacifista, a quem se refere?
O Alckmin [Geraldo Alckmin, governador de SP] e o Álvaro Dias [senador pelo Podemos-PR].

Como vai disputar eleições sendo alvo de acusações da Odebrecht?
Se eu devesse alguma coisa eu jamais seria candidata. Eu não tenho nada com corrupção, eu não tenho nada com esse assunto. Veio uma história de que iriam arquivar tudo que era caixa dois. Eu não assino. Não aceito. Eu tenho 20 anos de vida pública e foi a primeira vez que eu fui acusada de receber R$ 500 mil. Eu não pratiquei caixa dois

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Tocantins

Painéis debaterão finanças, transformação digital, Ecommerce e Agronegócio digital durante Arena do Conhecimento

Publicado

em

Dentro da programação do Arena do Conhecimento, que ocorrerá online entre os dias 19 e 23 de outubro, foram pensados grandes encontros, um momento de debates, de mostrar a realidade de cada segmento da economia brasileira, como tem se comportado frente a pandemia e as perspectivas futuras.

O Senador da República Jorginho Mello – autor do Projeto que originou a Lei 13.999 de 2020, criando o Programa Nacional de Apoio às Microempresas de Pequeno Porte (Pronampe), responsável por disponibilizar recursos para os pequenos negócios e manter empregos durante a pandemia – conversará com os superintendentes de instituições bancárias do Tocantins. Serão discutidas a liberação de recursos no Estado e a perspectiva de uma nova rodada do programa com ampliação dos limites de empréstimo.

A Transformação Digital – processo onde as empresas usam a tecnologia para aumentar os resultados -, será tema da conversa do diretor de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Eduardo Diogo com Chico Saboya, superintendente do Sebrae – PE e Luiz Alberto Ferla, CEO da DOT Digital Group (um dos maiores grupos de educação digital). Juntos vão mostrar que a verdadeira mudança está em enxergar a tecnologia como peça fundamental, que auxilia os empreendimentos a se tornarem ágeis e produtivos, quer seja ele pequeno ou não.

Para debater o Ecommerce, o Sebrae Tocantins organizou um time de peso, a senadora Katia Abreu será a mediadora dos convidados Carlos Melles, diretor presidente do Sebrae Nacional e a empresária varejista Luiza Trajano, presidente do Magazine Luiza, que deve compartilhar a experiência frente a empresa que preside e também das novas aquisições, entre elas a compra de uma plataforma de cursos voltados para o ecommerce e performance digital.

E na sexta-feira, 23, às 16h, teremos o Agro Digital, com a participação do secretário de Inovação do Ministério da Agricultura, Fernando Camargo; do CEO da SP Ventures, Francisco Jardim, do reitor da Unitins, Augusto Rezende e do reitor da UFT, Luis Eduardo Bovolato.

Programação dos painéis:

Terça-feira – 20/10 – 20h às 21h00 – Painel: Finanças/Pronampe
Painelista – Jorginho Mello – Senador da República
Convidado 1 – Marivaldo Gonçalves – Superintendente do Banco da Amazônia -TO
Convidado 2 – Raul Mohamed – Superintendente do Banco do Brasil – TO

Quarta-feira – 21/10 – 20h às 21h00 – Painel: Transformação Digital
Painelista – Eduardo Diogo – Diretor Administração e Finanças do Sebrae Nacional
Convidado 1 – Chico Saboya – Superintendente do Sebrae-PE
Convidado 2 – Luiz Alberto Ferla – Grupo DOT

Quinta-feira – 22/10 – das 17h10 às 19h10 – Painel: Ecommerce
Painelista – Mediadora Kátia Abreu
Convidado 1 – Carlos Melles
Convidado 2 – Luiza Trajano – Presidente Magazine Luiza

Sexta-Feira – 23/10 – 16h00 às 16h30 – Painel AGRO Digital
Convidado 1 – Fernando Camargo -Secretário de Inovação do Ministério da Agricultura
Convidado 2 – Francisco Jardim – CEO SP Ventures
Convidado 3 – Augusto Rezende- Reitor da Unitins
Convidado 4 – Luis Eduardo Bovolato – Reitor da UFT

Continue lendo

Tocantins

Tocantins totaliza 1.042 mortes pela Covid-19 e 72.571 infectados

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que neste sábado, 17 de outubro, foram contabilizados 273 novos casos confirmados para Covid-19.

Deste total, 117 foram registrados nas últimas 24 horas e o restante por exames coletados em dias anteriores e que tiveram seus resultados liberados na data de ontem.

Desta forma, hoje o Tocantins registra um total de 222.823 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 72.571 casos confirmados da doença. Destes 58.536 pacientes estão recuperados e 12.993 estão ainda ativos (em isolamento domiciliar ou hospitalar), além de 1.042 óbitos.

Veja AQUI o boletim completo.

Continue lendo

Tocantins

Colisão provoca morte de três pessoas e deixa duas crianças em estado grave no Tocantins

Publicado

em

Pai e filho estão entre as vítimas do acidente registrado nesta sexta-feira (16), na BR-153, perto de Presidente Kennedy, região central do Tocantins. Eles e mais três pessoas estavam em um carro de passeio, que ficou destruído ao colidir de frente contra uma caminhonete do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).

Três pessoas morreram e duas crianças tiveram ferimentos graves. De acordo com o Instituto Médico Legal de Araguaína, as vítimas fatais são: Francisco Vieira de Sousa, de 75 anos, o filho Luziano Oliveira de Sousa, de 26 anos, e a jovem Tamires da Silva Martins, também de 26. Não há confirmação se a moça faz parte da família.

As vítimas eram do Maranhão. No primeiro momento, os corpos foram levados para o IML de Guaraí, mas como a unidade não tem câmara fria, eles tiveram que ser encaminhados para Araguaína, onde ainda aguardam a liberação da família.

A batida foi registrada na tarde desta sexta-feira. Ainda não há detalhes de como o acidente ocorreu. A Polícia Rodoviária Federal informou que esteve no local e foi necessário interditar a pista parcialmente por cerca de três horas, mas que o trânsito já está liberado.

Em nota, o governo do estado informou que a perícia foi acionada para desvendar as causas do acidente e prestou solidariedade às famílias dos envolvidos.

De acordo com a nota, o motorista do Naturatins passa bem e presta esclarecimentos às autoridades. As duas crianças estão no Hospital Regional de Guaraí. (G1)

Continue lendo
publicidade Bronze