Connect with us

Tocantins

Em entrevista à Folha de SP e UOL, Kátia Abreu fala sobre crise, saída do PMDB e eleições

Publicado

em

Ex-ministra do governo Dilma Rousseff, a senadora Kátia Abreu (Sem partido-TO) se diz alvo de “truculência” do PMDB [atual MDB], partido do qual foi expulsa. Ela critica a gestão do presidente Michel Temer e diz que o Brasil vive uma “crise gigante gerida por nanicos”. Com mandato de senadora até início de 2023, Kátia pretende disputar o governo de Tocantins, mas não sabe por qual partido.

Ela defende a escolha de um perfil “mais pacifista” para presidir o país em 2018, apontando que o Brasil está dividido desde 2014. Sem um candidato favorito, a senadora diz “ter medo” dos exageros do deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ), que pretende disputar a presidência em 2018.

Folha – Como recebeu a notícia da expulsão do PMDB [atual MDB]?
Kátia Abreu – Era esperado porque o PMDB [atual MDB] está num ritmo de truculência e de mudança de comportamento jamais visto no partido. A minha opinião era divergente, apenas isso. Tem determinados tipos de canalhas que além de serem covardes são machistas. O que eu fiz que Requião não tenha feito?

Ainda tem uma foto de Dilma no gabinete da senhora
Ela ainda é presidente, só quando tiver novas eleições que eu tiro.

Como está a relação com ela?
Eu gosto muito dela. Uma amizade que nós desenvolvemos e que com o impeachment nada mudou.

A senhora vai disputar o governo de Tocantins?
Eu sou pré-candidata.

A senhora se vê em que palanque ano que vem?
Não gosto de trabalhar sob hipótese. Tanto que não quero nem escolher partido agora.

Alguma coisa de que se arrepende na trajetória política?
Poderíamos ser mais produtivos. De 1988 para cá a gente veio apagando incêndio. Morreu o presidente, o Sarney entrou. Teve um papel importante que foi garantir a democracia. Veio Collor e aconteceu o que aconteceu, Itamar tinha planejamento? Não. Foi uma luta árdua para o Plano Real. Passou Sarney, Itamar. Veio Fernando Henrique dar a nossa estabilidade. Ai veio Lula para melhorar questão da pobreza, mudou muito o país. Vem Dilma, dá uma ampliada e tenta melhorar parte da logística. Todos tiveram seu mérito, mas ninguém teve planejamento.

A senhora não citou nada positivo de Michel Temer.
Estamos vivendo uma crise gigante gerida por nanicos. Estou muito preocupada. Eu não vejo governo.

O que vai ser mais importante nesse atual cenário político?
Caráter, cuidado e coragem. Em determinadas áreas, o Estado tem a sua obrigação constitucional como na segurança pública e na saúde. A população está em pânico. Por que que a gente observa uma ascendência do Bolsonaro? Bolsonaro praticamente virou um símbolo do sentimento brasileiro. Ele se demonstra uma pessoa valente diante da corrupção. Isso pode crescer se não tiver um outro símbolo que possa capturar uma coisa mais equilibrada e mais pacifista. Tenho muito medo.

Quando fala em figura mais pacifista, a quem se refere?
O Alckmin [Geraldo Alckmin, governador de SP] e o Álvaro Dias [senador pelo Podemos-PR].

Como vai disputar eleições sendo alvo de acusações da Odebrecht?
Se eu devesse alguma coisa eu jamais seria candidata. Eu não tenho nada com corrupção, eu não tenho nada com esse assunto. Veio uma história de que iriam arquivar tudo que era caixa dois. Eu não assino. Não aceito. Eu tenho 20 anos de vida pública e foi a primeira vez que eu fui acusada de receber R$ 500 mil. Eu não pratiquei caixa dois

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Tocantins

Sala do Empreendedor é instalada no Jalapão

Publicado

em

A região do Jalapão contará com mais um local de atendimento para os pequenos negócios. O novo Ponto de Atendimento e Sala do Empreendedor do Sebrae foram inaugurados neste sábado, 19, localizado na Praça do CAT – Sedematur, em Mateiros, município onde está localizada a maior parte da região ecoturística do Jalapão.

Mais de 1.700 pequenos negócios serão beneficiados com o atendimento presencial e local do Sebrae Tocantins, contando, inclusive, com orientação para acesso ao crédito.  O prefeito de Medeiros, João Martins, comemorou o novo Ponto, ressaltando o quanto será importante para todos os municípios que fazem parte do consórcio de municípios do Jalapão.

O presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, Rogério Ramos enfatizou o quanto a presença dos micro empreendedores é importante para o desenvolvimento do Jalapão. “A região se destaca muito pelos pequenos negócios e isso se soma a uma grande estrutura, de um lugar rico, já conhecido internacionalmente. O Sebrae tem uma equipe muito qualificada para atender e transformar grandes regiões”, pontuou.

Para o superintendente do Sebrae, Moisés Gomes, com este Ponto de Atendimento, o time do Sebrae irá reforçar as ações para fortalecer o atendimento aos pequenos negócios da região. “As pequenas empresas vão fazer do Jalapão uma região turística como qualquer outra do País. Não tenho dúvidas que podemos ser o ponto turístico mais visitado do Norte do Brasil”, afirmou.

A inauguração contou ainda com a presença do diretor de Administração e Finanças Jarbas Meurer, a senadora Kátia Abreu, o Diretor de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Eduardo Diogo, o vice-presidente de varejo da Caixa, Celso Leonardo,  o prefeito de São Félix do Tocantins, Carlos Irael, a prefeita de Lizarda, Suelen Lustroso, além de autoridades locais.

Cidade Empreendedora

Na ocasião, também foi assinado o Termo de Adesão do município de Mateiros ao Programa Cidade Empreendedora. O objetivo é promover o crescimento e o fortalecimento dos pequenos negócios nos municípios do Tocantins através de dez eixos, que vão das compras públicas, sala do empreendedor à implantação do Projeto Força Mulher, ações de educação empreendedora, entre outros.

Continue lendo

Tocantins

Evento em parceria com Sebrae reúne educadores de todo o Tocantins

Publicado

em

Nesta segunda e terça-feira, 21 e 22, profissionais de todo o Estado participam do I Simpósio de Educação da Regional Portal do Jalapão. O evento, gratuito e on-line, é uma realização da Prefeitura de Porto Nacional, em parceria com o Sebrae, com abordagem nas Novas Aprendizagens em Uma Nova Escola – Estreitando Fronteiras.  Interessados podem se inscrever pelo link http://bit.ly/estreitandofronteiras e a transmissão será pelo canal do Sebrae Tocantins, no Youtube.

“A ideia do Simpósio surgiu a partir da observação que fizemos neste período de pandemia, sobre o fato de educadores e escolas terem que se reinventar para levar o ensino e aprendizagem para os alunos da rede. A parceria do Sebrae neste evento é importante, porque visualizamos que podemos ir mais longe com o apoio de todos”, enfatizou a diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Porto Nacional, Alexandra Albuquerque Gomes.


A coordenadora de Educação Empreendedora do Sebrae, Izana Assunção, ressaltou o papel da instituição de fortalecer as escolas no sentido de fomentar o empreendedorismo. “Queremos reforçar o protagonismo dos professores e estudantes e tornar as escolas mais empreendedoras, inspirando alunos e professores”, destacou.

A programação conta com os temas de ensino e avaliação durante e pós pandemia, modelos híbridos e flexíveis de ensino, Inteligência Emocional na Adversidade, além de interação entre as secretarias municipais e sorteio de livros. Um dos palestrantes é o professor doutor Hamilton Werneck. Autor de 26 livros, entre eles, “Se você finge que ensina, eu finjo que aprendo”, ele vai abordar Como Ensinar Bem e Avaliar Melhor na Pandemia e Pós-Pandemia. “

A analista e gestora do Sebrae de Porto Nacional, Milena Rodrigues, afirmou que a instituição “não poderia ficar de fora de um evento como esse, logo que apoia as empresas do Estado, capacitando-as para cumprir com eficácia o seu papel no processo de desenvolvimento econômico e social”, pontuou.

Programação

21/06

8h – Abertura

9h – Tema: Como Ensinar Bem e Avaliar Melhor na Pandemia e Pós-Pandemia – Professor doutor Hamilton Werneck.

14h – Tema: Modelos Híbridos e Flexíveis – Professora doutora Arlenes Spada

16h – Case Escola de Araguaína  – Professora mestra Elisangela Silva de Sousa

22/06

8h – Acolhimento e interação no chat com secretarias municipais de Educação da Regional

9h – Inteligência Emocional na Adversidade – Professor e master treinador Emerson Pinduka

Continue lendo

Tocantins

Polícia Civil do Tocantins ganha nova estrutura denominada “Cidade da Polícia”

Publicado

em

A partir desta segunda-feira, 21, as unidades administrativas da Polícia Civil do Tocantins (PC-TO), começam a funcionar na nova estrutura denominada Cidade da Polícia. O prédio está localizado na Quadra 202 Sul, em Palmas, e possui uma área de 2.823m² construída, com mobiliários novos e ambiente adaptado para receber a comunidade em geral.

Na nova instalação, inicialmente passam a funcionar a Delegacia Geral da Polícia Civil e suas diretorias de polícia da Capital, do Interior, e a de Repressão à Corrupção e ao Crime Organizado. No local também está sendo instalado o administrativo da Superintendência da Polícia Científica.  Além de moderna e integrada, com o novo prédio a redução de despesas com aluguel será de 23%, uma vez que as unidades, que estavam instaladas em diversos prédios, agora estarão reunidas na Cidade da Polícia.


O secretário de Segurança Pública do Tocantins, Cristiano Sampaio, celebrou a importante conquista que, segundo ele, trará benefícios não só a PC-TO. “Toda a sociedade ganha com a mudança uma vez que terá acesso aos principais serviços oferecidos pelo PC-TO em um só lugar, além do aparelhamento da polícia que irá trabalhar de forma mais integrada”, informou.

A delegada-geral da Polícia Civil, Raimunda Bezerra, explicou sobre a fase de mudança e adaptação, destacando os ganhos para a PC-TO. “Essa é a oportunidade de continuar levando segurança à população de uma forma inovadora, seguindo exemplos nacionais. A proposta do espaço também permitirá um trabalho mais integrado, beneficiando uma comunicação interpessoal e uma vivência presencial”, destacou.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze