Maranhão
Em Imperatriz-MA, enfermeira acusada de mandar matar ex-marido é condenada pela Justiça
A enfermeira Irani Vieira Rocha foi condenada a 16 anos, sete meses e 15 dias de prisão, por mandar matar o ex-marido, o advogado Valdecy Rocha. O julgamento começou nessa segunda-feira (18) pela manhã e terminou na madrugada desta terça-feira (19).
O júri entendeu que ela foi quem mandou assassinar o ex-marido, o advogado Valdecy Rocha, crime praticado há quase 12 anos. No primeiro julgamento, Irani foi condenada a 17 anos, nove meses e 15 anos. Ou seja, reduziu apenas um ano a pena. Assim como no primeiro juri ela vai ter o direito de recorrer da pena em liberdade.
Além de Irani, o caso envolve mais duas pessoas. O advogado Alexandre Lemos teve o processo desmembrado e aguarda ser pronunciado a júri popular.
Já o ex-policial militar Gilvam Ferreira Varão foi julgado e condenado a 18 anos de prisão. Ele foi julgado como executor do homicídio do advogado. Varão cumpriu parte da pena e está em liberdade.
O advogado Valdecy Ferreira Rocha, 52 anos, foi assassinado por um pistoleiro, no dia 30 novembro de 2005. O crime aconteceu por volta das 17h, em frente à sede da Prefeitura Municipal de Imperatriz. (iMirante)

Maranhão
AÇAILÂNDIA: Paciente com Covid-19 são transferidos para atendimento em São Luís

Neste domingo, 28, cinco pacientes que estavam internados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), da cidade de Açailândia, na região Tocantina, estado do Maranhão, foram levados de UTI área para São Luís.
O sistema público em Açailândia está sobrecarregado, como o novo avanço de casos de Covid. A cidade tinha um hospital de campanha, que atendia a região, mas foi desativado. A população tem cobrado medidas do poder público e da iniciativa privada, para uma ação conjunta para reestabelecer o atendimento.
Maranhão
AÇAILÂNDIA: Halan Nobre assume direção do SAAE

O prefeito de Açailândia, Aluísio Sousa, deu posse na sexta, 26, ao novo diretor executivo do Serviço Autonômo de Água e Esgoto (SAAE). Halan Nobre é engenheiro civil, biólogo, técnico em agropecuária e tem pós-graduação em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. ⠀
Halan Nobre é funcionário concursado da Prefeitura Municipal de Açailândia. Atuou nas secretarias de Agricultura e Infraestrutura. Atualmente estava como diretor do Departamento de Licenciamento e Fiscalização Urbana, cuidando diretamente do Código de Obras e Código de Postura do município.
Maranhão
STF manda Governo Bolsonaro ajudar a custear leitos de UTI Covid no Maranhão
A ministra Rosa Weber determinou que o Ministério da Saúde volte a financiar leitos de UTI para pacientes com Covid-19 no estado do Maranhão.
No caso do Maranhão, cerca de 216 leitos haviam sido desabilitados em dezembro. No Twitter, o governador Flávio Dino, do PC do B, comemorou neste domingo a decisão:
“STF deferiu liminar determinando ao Ministério da Saúde repasses financeiros relativos a LEITOS de UTI no Maranhão. Ou seja, fica evidenciado que não se cuida de um “favor”, e sim de um DIREITO dos estados e um DEVER do governo federal, segundo a Constituição e legislação do SUS.”
