O deputado Osires Damaso (PSC/TO) apresentou emendas de texto à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que beneficiam a área da educação. A primeira emenda trata da diferenciação das dotações orçamentárias destinadas à complementação financeira da União ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (Fundeb).

De acordo com a emenda, seria uma diferenciação para o cumprimento mínimo de 10% do total das receitas estaduais e municipais integrantes do fundo, e outra em acréscimo ao mínimo estabelecido, seguindo um critério distinto do atual, porém mais redistributivo e equitativo. Essa emenda visa acrescer mais recursos para a educação básica atendendo, principalmente, os municípios de maior vulnerabilidade.

A segunda emenda trata da ampliação de recursos para a implementação do Custo Aluno Qualidade Inicial (CAQi). A estratégia 20.6 do Plano Nacional de Educação obrigava até 2016 a implantação do CAQi para a educação básica, referenciando os padrões mínimos para se ter uma educação básica de qualidade.

Já a terceira emenda apresentada busca preservar os recursos da educação. Ela estabelece que o recurso mínimo para a área seja igual ou superior ao que foi aprovado no ano passado para ser executado em 2019.

- Publicidade -

FAÇA UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.