Connect with us

Tocantins

Empresários industriais do Tocantins seguem otimistas em janeiro

Publicado

em

Apesar da leve queda no mês de janeiro, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) do Tocantins registrou 62,2 pontos. Isso significa que os industriais do estado continuam otimistas em relação ao futuro do setor nos próximos seis meses. Os dados são da Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO).
 
Em dezembro, o índice fechou em 63,5 pontos, indicando recuperação consistente da confiança após o período mais crítico da pandemia da Covid-19. O recuo de 1,3 pontos entre o fim do ano passado e o início deste ano, no entanto, pode ser explicado pela preocupação com o fim do auxílio emergencial e as incertezas em relação à pandemia e à economia brasileira.
 
Segundo Gleicilene Bezerra da Cruz, técnica em Pesquisa da FIETO, mesmo com o fim do benefício, as expectativas positivas continuam devido a outro fator: o início da imunização no País. “Mesmo com a preocupação com o fim do auxílio emergencial, a chegada da vacina pode ter contribuído com a permanência das expectativas otimistas. Acreditamos que se a campanha de vacinação tiver êxito, conseguindo imunizar boa parte da população, são grandes as chances de que isso continue refletindo de forma otimista nas pesquisas”, avalia. 

Arte: Brasil 61

Indicadores

O ICEI é composto por dois componentes. O indicador de Condições Atuais recuou de 57 pontos para 54,9 pontos de dezembro para janeiro. Já o de Expectativas, passou de 66,7 pontos para 65,8 pontos no mesmo período. Apesar disso, a confiança do empresário industrial tocantinense está acima da média nacional, que foi de 60,9 pontos no último mês.
 
Gleicilene destaca que quando o setor está otimista, gera uma sequência de eventos positivos para o estado. “Empresários confiantes tendem a investir mais, possibilitando a geração de renda para o estado, com a criação de novos postos de trabalho, o que se espera que ocorra nos próximos meses contribuindo para a retomada do crescimento econômico”, acredita.
 
Mário Pilar, presidente do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico do Estado do Tocantins – SIME/TO, acredita que dois fatores estão contribuindo para o maior otimismo da indústria local: o desenvolvimento da economia tocantinense — o estado mais novo do Brasil — impulsionada pelo agronegócio.
 
“Em Tocantins a prioridade é o agronegócio, que está em franco desenvolvimento e isso está aquecendo muito o mercado aqui no estado. A gente ainda continua apreensivo, mas como sempre otimistas em função das empresas do nosso segmento serem periféricas às empresas do agronegócio. Existe um otimismo, uma confiança”, garante. 

A pesquisa

O levantamento foi feito entre 4 e 15 de janeiro. Ao todo, a FIETO coletou respostas com 97 indústrias, das quais 69 são de pequeno porte e 28 de médio e grande porte. (Brasil 61)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Tocantins

Tocantins acumula 113.924 casos de Covid-19 com 1.526 óbitos

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que neste domingo, 28 de fevereiro, foram contabilizados 338 novos casos confirmados para Covid-19.

Deste total, 97 foram registrados nas últimas 24 horas e o restante por exames coletados em dias anteriores e que tiveram seus resultados liberados na data de ontem.

Desta forma, hoje o Tocantins registra um total de 359.932 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 113.924 casos confirmados da doença. Destes, 101.612 pacientes estão recuperados e 10.786 estão ainda ativos (em isolamento domiciliar ou hospitalar), além de 1.526 óbitos.

Clique AQUI e veja o boletim completo.

Continue lendo

Tocantins

Seis mortes por Covid-19 são confirmadas no Tocantins nesta sexta dia 26

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que nesta sexta-feira, 26 de fevereiro, foram contabilizados 788 novos casos confirmados para Covid-19.

Deste total, 215 foram registrados nas últimas 24 horas e o restante por exames coletados em dias anteriores e que tiveram seus resultados liberados na data de ontem.

Desta forma, hoje o Tocantins registra um total de 357.025 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 112.823 casos confirmados da doença. Destes, 101.042 pacientes estão recuperados e 10.272 estão ainda ativos (em isolamento domiciliar ou hospitalar), além de 1.509 óbitos.

Clique AQUI e veja o boletim completo.

Continue lendo

Tocantins

Superintendente do Sebrae Tocantins discute projetos para MPE em Brasília

Publicado

em

O superintendente do Sebrae, Moisés Gomes, esteve reunido nesta quinta-feira, 25/02, em Brasília-DF com o presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, e o presidente da Associação Brasileira dos Sebrae Estaduais (Abase), Cláudio Mendonça. Na pauta foram discutidos projetos importantes e de interesse das micro e pequenas empresas que estão em andamento no Congresso.

Moisés Gomes comentou que estes projetos que estão em discussão irão contribuir com um ambiente cada vez mais favorável para o desenvolvimento e a produtividade dos pequenos negócios num momento tão delicado como este causado pela pandemia.

“Aproveitamos também para discutir pontos importantes relacionados à implantação abrangente do Cidade Empreendedora no país. Este projeto terá o objetivo de tornar os municípios muito mais competitivos na gestão pública e no fomento ao fortalecimento dos pequenos negócios”, disse o superintendente, acrescentando que no mês de março iniciará um circuito de visitas nos municípios tocantinenses para tratar sobre esta pauta.

Continue lendo
publicidade Bronze