Connect with us

Bico do Papagaio

Empresas de Augustinópolis e Xambioá assinam contratos de benefícios fiscais

Publicado

em

O governador em exercício do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, assinou na tarde desta quinta-feira, 16, a renovação dos Termos de Acordo de Regime Especial para concessão de benefícios fiscais com a Votorantim Cimentos NNE S/A e a Indústria e Comércio de Laticínios Veneza Ltda, além de novo contrato de benefício fiscal para implantação da Calnamix Calcário Tocantins Ltda, em Xambioá. 

Todos os contratos fazem parte do Programa Proindústria (Lei n° 1385/2003) com vigência até 2032. Com a renovação dos contratos, a Votorantim e o Laticínios Veneza continuarão usufruindo do benefício de redução da alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Já o contrato com a Calnamix prevê a redução de 75% sobre o imposto apurado. 

O gerente de Controladoria da Votorantim, Elísio André, destacou que a continuidade do benefício resulta em manutenção de empregos e fomento aos comércios locais. “Hoje geramos 168 empregos diretos e mais de 200 indiretos nos municípios de Xambioá e Araguanã, o que fomenta os comércios locais da região. Então é um benefício importante para a competitividade da empresa que hoje produz 700 mil toneladas de cimento por ano, abastecendo o comércio tocantinense e exportando para os estados do Pará e do Maranhão”, pontuou.


A Calnamix pertence ao Grupo J Demito que com o novo empreendimento em Xambioá tem um total de seis usinas instaladas no Tocantins: Bandeirantes (Caltins e SuperCal), Natividade (Natical), Formoso do Araguaia (FormaCal) e Xambioá (Minerax e Calnamix), além da sede administrativa em Araguaína. A empresa figura como a maior produtora de calcário agrícola do Brasil. “Esse benefício é interessante para nós porque ajuda bastante a gerar mais empregos e mais renda para a comunidade onde a gente atua. Nosso grupo hoje conta com 650 funcionários, nós temos um crescimento orgânico em torno de mais 200 a 300 funcionários que pretendemos chegar até o início do ano com a implantação desse novo empreendimento”, informou o empresário Jeremias Demito.

O diretor presidente do Grupo, Laércio Solla, informou que a Calnamix deve entrar em operação já no início do ano, em Xambioá. “Está previsto para iniciarmos as atividades logo no começo do ano para aproveitar a próxima safra. Será um investimento que trará ao mercado a ordem de 400 mil toneladas de calcário agrícola e novo produto que estamos lançando que será mistura de gesso com calcário. Somos o maior grupo de calcário agrícola do Brasil e com isso conseguimos contribuir com o desenvolvimento do Estado, da região do Bico do Papagaio até o Sul e o Sudeste. O Grupo J Demito comercializa mais de 4 milhões de toneladas produzidas no Tocantins que consome 3,2 milhões e ainda exportamos para o Pará, Mato Grosso, Maranhão, Piauí e oeste baiano”, informou.

Já o empresário João Mendes, administrador do Laticínios Veneza instalado em Augustinópolis, destacou que a concessão do benefício em 2007 possibilitou o crescimento da indústria ao longo desses anos. “Na época produzíamos de 15 mil a 20 mil litros de leite por dia. Nesses últimos anos, nós, com o apoio do Governo, reduzimos os custos industriais, conseguimos crescer e hoje estamos produzindo em média 80 mil litros diários. Isso fez com que o município desse uma alavancada, tanto no emprego quanto na área social”, contou.

A expectativa agora é continuar investindo, gerando mais empregos e renda e fomentando a cadeia leiteira. “Nosso propósito com essa renovação é que a gente consiga dar continuidade a esse trabalho, gerar renda e emprego e ajudar a desenvolver o Estado do Tocantins”, destacou João Mendes, informando que a empresa produz cerca de 80 mil toneladas de queijo e manteiga, dos quais 30% a 40% são comercializados dentro do Estado e o restante é exportado para todo o Brasil. (Com informações de Vania Machado)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Veículo invade cais e quase bate em mureta

Publicado

em

Um incidente na noite deste sábado, 22, na cidade de Araguatins, no Bico do Papagaio, deixou danos matérias após um veículo descontrolado invadir a área de passeio do cais do porto, que fica na Avenida Beira Rio Pedro Ludovico.

O carro não chegou a atingir pessoas, mas destruiu um banco e por pouco não se chocou contra a mureta de proteção do cais.

A Polícia ainda não confirmou as circunstâncias do incidente.

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Fabion pede urgência à SES na disponibilização de testes Covid para socorrer município

Publicado

em

Por conta do aumento significativo de casos de Covid-19 em Tocantinópolis, o deputado Fabion solicitou, com urgência, ao Governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Saúde, a disponibilização de testes rápidos para aferição dos casos suspeitos de coronavírus no município.

De acordo com último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, na noite desta sexta-feira, 21, o município, que possui quase 23 mil habitantes, está com 183 casos ativos de coronavírus. Desde o início da pandemia, 3.298 pessoas foram contaminadas pelo vírus; 57 vieram a óbito por consequências da doença.

Fabion disse que existe a preocupação de que estes casos ativos sejam multiplicados, uma vez que existem pacientes assintomáticos, que apesar de não sentirem os efeitos da infecção, são potenciais transmissores.

“Nossa intenção, ao solicitar ao governo do estado a disponibilização de testes para Tocantinópolis, é que consigamos fazer o mais breve possível a testagem e identificar os infectados para que possam ser isolados, para assim, controlar a disseminação”, pontou Fabion.

O parlamentar frisou a necessidade de unir forças “para que esses testes sejam disponibilizados para a população de Tocantinópolis, como também para os demais municípios da região do Bico do Papagaio. Acredito que nosso pedido será de imediato atendido, pois o governador Wanderlei Barbosa tem mostrado sensibilidade em atender as demandas, principalmente as que são de urgência, como esta”, ressaltou o deputado. (Com informações de Dirceu Leno)

Continue lendo

Bico do Papagaio

TOCANTINÓPOLIS: Casos de Covid-19 explodem, faltam testes e prefeito tira férias no nordeste

Publicado

em

Em Tocantinópolis, município do Bico do Papagaio, um outro problema além da cheia do Rio Tocantins, passou a preocupar a cidade. É a explosão de casos de Covid-19, que mais que dobraram nas últimas 48 horas.

Segundo o Boletim Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, divulgado nesta sexta-feira, 21, Tocantinópolis tem oficialmente 183 pessoas com a doença. Comparado com o boletim anterior, divulgado na quarta, 19, eram 90 infectados ativos, no anterior eram apenas 33.

Entre esse total, 3 pacientes tiveram de ser transferidos para internação em unidades de saúde fora do município.

A cidade passa por outro problema, este denunciado pelo vereador Roberlan Cokim, que é a falta de teste. O parlamentar esteve na UPA 24 Horas e na Secretaria Municipal de Saúde, que confirmaram a informação.

Paralelo a explosão de casos, o vereador ainda denuncia, que o prefeito do município, Paulo Gomes (PSD), resolveu tirar férias e viajou para o nordeste, aproveitar o litoral.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze