Connect with us

Bastidores

Encontro de Prefeitos Empreendedores discute gestão pública no Tocantins

Publicado

em

Gestores tocantinenses, secretários e lideranças políticas participaram, na manhã desta segunda-feira (22), do Encontro de Prefeitos Empreendedores. O evento híbrido foi realizado pelo Sebrae, Tribunal de Contas do Estado (TCE/TO), com apoio da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e debateu temas sobre liderança feminina, inovação e empreendedorismo na gestão pública e estratégias de desenvolvimento territorial.

Durante a abertura, o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae, Rogério Ramos, ressaltou que o Encontro é uma oportunidade de fortalecer as políticas públicas ligadas ao desenvolvimento dos pequenos negócios. “O Sebrae é um dos órgãos brasileiros que mais entende de empreendedorismo, e aliar essa experiência com grandes parceiros e instituições, como o Governo do Estado, TCE e ATM, é fundamental para fortalecer o desenvolvimento econômico e social dos nossos municípios”, ressaltou.

O governador em exercício, Wanderlei Barbosa, destacou a parceria com a bancada federal para ampliar o empreendedorismo em todo o estado. “Nós temos que olhar onde precisamos estruturar e discutir caminhos. É por isso que busco sempre a convergência e estar próximo dos parlamentares para fazermos projetos de geração de emprego e que de fato transformem a nossa economia”, pontuou.

Com participação virtual, o diretor técnico do Sebrae Nacional, Bruno Quick, deixou uma mensagem aos participantes. “O apoio do poder público municipal está sendo determinante para a retomada dos negócios e tenho certeza que esse encontro, reunindo gestores públicos e instituições parceiras, possibilitará a troca de conhecimento, impulsionando ainda mais os negócios no Tocantins”, enfatizou.

O presidente do TCE/TO, conselheiro Napoleão de Souza Luz Sobrinho, afirmou que é “importante essas parcerias institucionais para o desenvolvimento dos municípios, que resultam em um tratamento diferenciado às microempresas e empresas de pequeno porte no que tange à gestão pública, as empresas e as cidades”.

O presidente da Associação Tocantinense dos Municípios e prefeito de Talismã, Diogo Borges, ressaltou que o “Encontro é uma excelente iniciativa para discutir propostas e simplificar processos que podem auxiliar no desenvolvimento das gestões e melhorar as estratégias dos prefeitos de acordo com cada realidade”.

Painéis

Durante o evento, a diretora técnica do Sebrae, Eliana Castro, mediou o painel: “Inovação e Liderança Feminina na Gestão Pública”, que contou como convidadas a senadora Kátia Abreu e a prefeita de Gurupi, Josi Nunes. “Um dos principais propósitos na minha carreira é que as mulheres alcancem cargos de liderança. Percebemos os desafios enfrentados entre mulheres e homens na mesma categoria e desejamos que isso mude. Por isso, tenho feito tantas ações para dar voz e presença ao gênero feminino”, pontuou Kátia.

A parlamentar ressaltou, ainda, a importância do Programa Força Mulher, realizado pelo Sebrae. “Essa ação tem o meu apoio e visa a inclusão produtiva das mulheres em situação de vulnerabilidade e atendidas pelo CRAS, com a oferta de consultoria, capacitação empreendedora e profissionalizante, além da entrega de kits com ferramentas e insumos básicos necessários para que elas possam começar um negócio”, explicou.

A prefeita de Gurupi apresentou iniciativas sustentáveis e reforçou a relevância do evento. “Aqui podemos reunir todos os gestores do Tocantins para trocar experiências, seguir exemplos e debater temas pertinentes à gestão pública, para que o empreendedorismo e a economia possam se tornar mais fortes nos munícipios”, disse.

A programação contou, também, com o painel Gestão Pública Empreendedora, mediado pelo presidente do Sebrae, Rogério Ramos. O palestrante consultor do Ministério da Economia e do Sistema Sebrae, Luís Maurício Zanim, abordou sobre as compras governamentais, integração de base de dados e novos processos da contratação pública. Já a presidente da Junta Comercial do Tocantins (Jucetins), Thais Coelho, destacou sobre planejamento estratégico, parcerias com órgão públicos e o Sistema S, redução do tempo de abertura das empresas, e melhorias no ambiente de negócios.

Lançamentos
Durante o Encontro de Prefeitos Empreendedores foi lançada a abertura das inscrições para o Prêmio Prefeito Empreendedor. A iniciativa busca reconhecer boas práticas de gestão empreendedora de apoio aos pequenos negócios, nas categorias Sala do Empreendedor, Compras Governamentais, Empreendedorismo na Escola, Inovação e Sustentabilidade, Marketing Territorial, entre outros. Mais informações no site www.prefeitoempreendedor.sebrae.com.br.

Na oportunidade, o diretor superintendente do Sebrae Tocantins, Moisés Gomes, divulgou a Sala do Empreendedor Virtual. “É um espaço onde o empresário de qualquer município vai ter acesso aos serviços prestados em conjunto pelo Sebrae e a Prefeitura, em uma plataforma moderna, inovadora. Quem acessar, vai se sentir como se estivesse numa sala física, como uma experiência única que facilita e leva qualidade no atendimento a todos”, explicou. (Assessoria de Imprensa do Sebrae Tocantins)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bastidores

Com Queiroga, Wanderlei inicia tratativas para implantação de máquina de radioterapia no Hospital do Amor

Publicado

em

O governador em exercício do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, reuniu-se na manhã desta quinta-feira, 25, com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga; e o presidente da Fundação Pio XII, Henrique Prata, para tratar da implantação do serviço de radioterapia no Hospital de Amor, na Capital. A reunião ocorreu no gabinete do ministro em Brasília e contou com a presença do senador Davi Alcolumbre e do presidente da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Hercy Filho.

“A nossa visita ao Ministério da Saúde, junto com o doutor Henrique Prata, é para tratarmos dessa questão de possibilitar ao cidadão tocantinense, um tratamento mais próximo de sua residência, levando esse serviço para o Hospital de Amor. Esse tratamento será de forma mais eficaz e nós vamos obter muito mais sucesso e salvar mais vidas, com fé em Deus, e proporcionar a essas pessoas que hoje estão se tratando em Barretos, um tratamento mais perto de casa, já a partir de março, quando será inaugurado o Hospital de Amor em Palmas”, ressaltou o Governador. 

O governador Wanderlei Barbosa informou que o ministro Marcelo Queiroga “concorda que o atendimento no Hospital de Amor vai ser a melhor solução por ter um serviço de excelência somando ao atendimento oncológico do Estado. Então essa agenda foi importantíssima para saúde do Estado, o Hospital Geral de Palmas também poderá aumentar o seu atendimento, porque a ala inteira da oncologia irá para o Hospital de Amor, melhorando os serviços de saúde aos pacientes”.

Na ocasião, o governador Wanderlei Barbosa assegurou, ao presidente da Fundação Pio XII, Henrique Prata, que o Governo do Estado vai liberar, o mais breve possível, os R$ 9,921 milhões referentes às emendas impositivas estaduais. “São emendas destinadas pelos nossos deputados estaduais e que nós, enquanto Governo, temos que liberar para que esse recurso seja investido no Hospital de Amor e que resultará na melhoria dos serviços prestados à população tocantinense”, finalizou o Governador.

Continue lendo

Bastidores

Damaso vota a favor de 14º salário a aposentados e pensionistas

Publicado

em

A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (24) proposta que assegura, excepcionalmente nos anos de 2020 e 2021, o pagamento em dobro do abono anual devido aos segurados e dependentes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O abono será limitado ao valor de até dois salários mínimos, e as parcelas serão pagas no mês de março dos anos de 2022 e 2023. Também chamado de “14º salário” , o abono é devido aos aposentados, pensionistas e beneficiários da Previdência Social que, durante o ano, receberam auxílios diversos (por morte, doença, acidente ou reclusão).

A favor da proposta, o deputado Osires Damaso (PSC/TO) disse que é uma medida mais que necessária em virtude da crise pela qual o país vive. “Com a alta do desemprego em virtude da pandemia, nada mais justo que conceder esse benefício temporário, uma vez que foram os aposentados e pensionistas que conseguiram garantir a comida na mesa de seus familiares”, disse.

A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Se aprovada, seguirá para o Senado. (Com informações da Agência Câmara)

Continue lendo

Bastidores

Edison Tabocão será homenageado nesta quinta, 25, com Título de Cidadão Araguainense

Publicado

em

Nesta noite de quinta-feira, 25, o empresário Edison José Dutra, o Edison Tabocão, será homenageado em Araguaína, no norte do Tocantins, com o Título de Cidadão Araguainense, em sessão solene, no auditório do Fórum da cidade, na avenida Filadélfia.

O autor do Projeto de Lei que concede a honraria a Edison Tabocão é o vereador Terciliano Gomes, presidente da União dos Vereadores do Estado do Tocantins (UVET), em reconhecimento aos serviços prestados pelo empresário ao município. O Título foi aprovado por unanimidade.

Tabocão chegou em 1982 à Araguaína e se instalou no tradicional Transhotel, afim de conhecer melhor a região. Enxergando o potencial crescimento da região tão importante para o país. O vinculo e carinho por Araguaína, cidade que foi sua base no início de sua jornada, no então norte de Goiás, fez com que iniciasse ali sua trajetória de progresso e sucesso que se mistura com a história do estado do Tocantins. Edison Tabocão, começou em Araguaina sua história de Paixão pelo estado do Tocantins.

O Título de Cidadão Araguainense é uma homenagem prestada a pessoas que contribuíram para o desenvolvimento do município. Edison Tabocão, como é conhecido, é pioneiro no ramo de postos de combustíveis no Estado, em Araguaína, em 1982 deu início à grande rede de postos hoje distribuídos nos estados do Tocantins, Goiás e São Paulo.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze