Connect with us

Bastidores

Encontro Técnico discute “Operações Eleições 2020”

Publicado

em

Com objetivo de alinhar as ações de segurança para as eleições 2020, a Secretaria de Operações Integradas (SEOPI) do Ministério da Justiça e Segurança Pública realizou nesta terça-feira, 28, no auditório do Comando-Geral da Polícia Militar, em Palmas, o 1º Encontro de Operação Eleições 2020 da região Norte. Durante o evento foram cumpridos todos os protocolos de segurança, como o uso de álcool gel, distanciamento e uso de máscara.

Sob a coordenação local da Superintendência de Segurança Integrada (SSI) da Secretaria de Segurança Pública do Tocantins, o evento reuniu representantes das forças de segurança em nível municipal, estadual e federal que vão atuar nas eleições 2020, cujo primeiro turno está marcado para o dia 15 de novembro.

Por videoconferência, o assessor-chefe da Assessoria Especial de Segurança e Inteligência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Disney Rosseti, assegurou aos presentes que, norteado pela segurança sanitária e em informações científicas, o TSE está finalizando os protocolos de segurança para as eleições municipais e também uma campanha publicitária de como isso vai acontecer.

Presencialmente e pela coordenação geral de planejamento e operações da SEOPI, o tenente-coronel Bruno Rezende Cabral, fez a apresentação do Plano Estratégico de Atuação Integrada. Segundo ele, o plano foi consolidado e será sugerido aos estados para que, de forma integrada, possam executar ações que garantam a segurança do processo eleitoral.  No período da tarde, o tenente-coronel Rezende apresentou a Plataforma Córtex, que trata das ferramentas de monitoramento.

Da parte do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), o inspetor de segurança do órgão, Marcos Leôncio, informou que o Tribunal está finalizando o planejamento das eleições 2020 e ressaltou o importante papel dos órgãos de segurança durante a realização do pleito.

Integração

Sobre o encontro, o comandante-geral da Polícia Militar e presidente da mesa de honra, coronel Jaizon Veras Barbosa, destacou a importância da reunião para consolidar o alinhamento das ações e possibilitar a mitigação de possíveis dificuldades. O comandante agradeceu a presença de todos e ressaltou a importância da parceria e do trabalho integrado dos órgãos de segurança pública.

Para o representante da SEOPI, coronel Henrique de Sousa Lima Júnior, o encontro demonstra a prontidão das forças de segurança em defender a sociedade em um processo importante para o País como são as eleições. Representando o secretário da Segurança Pública, Cristiano Barbosa Sampaio, que estava em uma outra videoconferência do Ministério da Justiça, a delegada-geral da Polícia Civil, Raimunda Bezerra de Souza, destacou o importante papel da Polícia Civil frente ao trabalho nas Eleições 2020 e ressaltou que o trabalho integrado das forças de segurança permitirá um bom desempenho na defesa da sociedade.

Para o representante do TRE-TO, juiz de direito, José Ribamar Mendes Júnior, o momento reúne a nação, que se une em um único ente com objetivo de concretizar o estado de direito do país. Segundo ele, as forças de Segurança, agindo de forma integrada, trarão eficiência, bloqueando número de ilícitos e permitindo que as eleições resultem no real desejo da sociedade.

Para o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Reginaldo Leandro da Silva, as eleições são um momento importante e, este ano, os cuidados deverão ser redobrados, considerando a pandemia do novo Coronavírus. “Estamos com a incumbência de trazer segurança a um momento ímpar e importante para nação. Colocamos nossa tropa toda à disposição para este momento” destacou.

Alessandra Lustosa, superintendente da Agência Brasileira de Inteligência – ABIN no Tocantins destacou a missão do órgão na integração das informações e análises, cooperando para uma Eleição segura.  Alessandra Lustosa também colocou a equipe da ABIN à disposição.

O comandante do 22º Batalhão de Infantaria do Exercito Brasileiro, coronel Carlos Gabriel Brusch Nascimento, destacou a importância da iniciativa e da reunião das forças de segurança e colocou o 22º Batalhão à disposição para contribuir nas ações. Alexandre Brito, chefe do Núcleo de Operações da Polícia Rodoviária Federal no Tocantins, reafirmou o compromisso da PRF em integrar as equipes nas Eleições 2020.

O superintendente de Segurança Integrada da SSP-TO, Marcelo Falcão, parabenizou a Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça pela iniciativa de reunir os órgãos de segurança pública em prol de um tema tão importante para o País, que são as Eleições. Ele ressaltou que reunir lideranças de órgãos envolvidos no processo eleitoral demonstra a preocupação das Forças de Segurança com o exercício da democracia.

Autoridades

Também participaram do 1º Encontro Técnico Operacional as seguintes autoridades: coronel Clelcimar Santos Rabelo da SEOPI; Josean Severo de Araújo da Delegacia Regional de Investigação e Combate ao Crime Organizado da Polícia Federal no Tocantins; Delegados de Polícia Civil e Oficiais da Polícia Militar. Ainda presente no evento, o coordenador de planejamento da Secretaria Executiva Adjunta de Gestão e Planejamento Integrado da Secretaria da Segurança Pública do Amazonas, tenente-coronel Franciney Bó.

Os próximos encontros da SEOPI estão marcados para Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, no dia 30; Curitiba, no Paraná, no dia 4 de agosto; e no dia 6 em São Luís, no Maranhão.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bastidores

Contribuintes já podem baixar programa para preencher e entregar a declaração do IR 2021

Publicado

em

Os contribuintes já podem baixar o programa para preencher e entregar a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física 2021. O programa para computador está disponível no site da Receita Federal. O prazo para entrega da documentação vai da próxima segunda-feira (1º) até o dia 30 de abril. 
 
A Receita Federal espera receber até 32 milhões de declarações este ano. O órgão estima que 60% delas terão restituição de imposto que, assim como em 2020, será devolvido em cinco lotes, nos meses de maio, junho, julho, agosto e setembro. (Brasil 61)

Continue lendo

Bastidores

Tiago Dimas é o novo coordenador da bancada federal do Tocantins

Publicado

em

Escolhido nesta terça-feira, 23 de fevereiro, novo coordenador da bancada tocantinense no Congresso Nacional, o deputado federal Tiago Dimas (Solidariedade) pregou trabalho conjunto com todos os deputados federais e senadores do Estado.

Tiago Dimas irá coordenar a bancada neste ano de 2021, em substituição a senadora Kátia Abreu (PP), que comandou os trabalhos no ano passado. “Nossa responsabilidade é enorme. Hoje, a quase totalidade dos investimentos públicos que o Tocantins recebe é através da bancada federal, seja via emendas, ou por meio de recursos articulados por nós aqui em Brasília. Então, se não fosse os oito deputados federais e os três senadores o Estado e os nossos municípios praticamente não teriam investimentos”, destacou o parlamentar.

Tiago Dimas lembrou, ainda, que a bancada federal e as emendas foram importantes, inclusive, para despesas de manutenção da máquina pública dos municípios. “Nós sabemos a dificuldade de cada prefeito, de cada prefeita. Atender os municípios é ajudar diretamente a população”, destacou o deputado.

O parlamentar informou que pretende manter um diálogo permanente com o governo do Estado e com o governo federal. “Há muitas questões de interesse do Tocantins tramitando em Brasília. O trabalho de um congressista e da bancada não se limita só aos recursos. Por exemplo, agora vamos debater a questão de ICMS combustíveis, algo que pode afetar muito o governo do Tocantins e os próprios municípios, que recebem 25% do ICMS arrecadado. Precisamos de um diálogo aberto e franco sobre esse tema e todos os outros que podem interferir nas finanças públicas do Tocantins”, destacou Tiago Dimas.

Por fim, o deputado agradeceu a confiança de todos os colegas. “Aqui somos um grupo e todos foram eleitos com o objetivo de ajudar o Tocantins a crescer, trazer desenvolvimento e qualidade de vida para a população. É isso que estamos fazendo e vamos continuar nesse rumo”, salientou. (Daniel Machado)

Continue lendo

Bastidores

Célio Moura segue em recuperação

Publicado

em

O deputado federal, Célio Moura (PT), segue sua recuperação, após sofrer um acidente na rodovia BR-153, no inicio de janeiro deste ano, O irmão do congressista, Marcilon Moura, 60 anos, morreu na colisão.

Nesta terça, Moura publicou imagem de um retonor médico que fez, depois de 15 dias de alta hospitalar.

“Amigas e amigos, sigo firme na batalha da plena recuperação, muito feliz e confiante que logo após das sessões de fisioterapia – que estão agendadas – já possa retornar de corpo e alma para cumprir – com muita honra e compromisso com os trabalhadores – o nosso Mandato Popular e de Luta, que me foi conferido pelo povo tocantinense”, escreveu o parlamentar.

Continue lendo
publicidade Bronze