Connect with us

Bastidores

Energisa é reprovada por consumidores

Publicado

em

A Energisa Tocantins foi reprovada na pesquisa anual de satisfação do consumidor encomendada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Os dados, referentes ao ano passado, foram divulgados nesta quinta-feira, 29 de julho de 2021.

Com o péssimo desempenho, motivado principalmente por uma queda brusca de confiança e de satisfação do consumidor tocantinense, a Energisa ficou de fora do prêmio de Qualidade 2020.


A empresa havia sido premiada nos últimos dois anos por ter melhorado tais índices em 2018 e 2019. Contudo, dessa vez, a situação foi totalmente inversa, e a Energisa aparece entre as piores concessionárias de energia elétrica do Brasil, o que demostra falhas na gestão da empresa no Tocantins.

SATISFAÇÃO DESPENCA QUASE 15%

Conforme a pesquisa, o índice de satisfação do cliente despencou 14,4% – saindo de 64,9% em 2019 para 55,5% no ano passado. Entre 52 concessionárias, a Energisa ficou na 42ª posição – entre as piores por não ter alçando o percentual mínimo de 60 pontos percentuais.

CONFIANÇA EM QUEDA

A confiança do consumidor do Tocantins na empresa também caiu bastante, de 63,5% para 59,7% – redução de 5,98%, apesar de não ter sido registrada alteração significativa no índice de qualidade dos serviços prestados (65,72% – variação de 0,34%).

INSATISFAÇÃO EM OUTROS ESTADOS

A avaliação da Energisa está ainda pior em outros três estados: Acre, Mato Grosso e Rondônia (neste caso, o último e o penúltimo lugar no ranking de 52 empresas, conforme o gráfico de classificação pelo grau de satisfação do consumidor), o que demostra uma insatisfação geral com a concessionária.

CIDADES PESQUISADAS

A pesquisa 21ª pesquisa para apuração do Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor Residencial 2020 foi realizada pela empresa Qualitest Ciência e Tecnologia Ltda., no período de 17 de novembro de 2020 a 12 de fevereiro de 2021.

No Tocantins, foram ouvidos consumidores das cidades de Ananás, Araguaína, Carrasco Bonito, Guaraí, Gurupi, Ipueiras, Lagoa da Confusão, Miracema do Tocantins, Porto Alegre do Tocantins, Palmas e Tupirama.

A escolha dos municípios participantes por distribuidora ocorreu por meio de sorteio realizado em 4 de maio de 2020, na sede da Agência, em Brasília (DF).

Foram ouvidos 29.611 consumidores residenciais de 104 distribuidoras entre 17 de novembro de 2020 e 12 de fevereiro deste ano em 612 municípios em todo o Brasil.  As questões abordaram o nível de satisfação do consumidor de forma geral, qualidade do fornecimento de energia e de serviços prestados, atendimento e confiança na distribuidora.

O prêmio analisa, fundamentalmente, a melhoria na qualidade dos serviços, sob a perspectiva do grau de satisfação do consumidor. Desde abril de 2017, a variação anual dessa pesquisa integra o cálculo do reajuste tarifário periódico. (AF Notícias)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bastidores

Setoriais do PT querem candidatura própria a governador no Tocantins

Publicado

em

Coordenadores setoriais do Partido dos Trabalhadores (PT), no Tocantins, se reuniram com o pré-candidato petista ao Governo, Paulo Mourão, na sede da legenda em Palmas, na noite desta quarta-feira, 19.

Mulheres, Direitos Humanos, Saúde, Cultura, Educação, Juventude, LGBTQiA+, Sindical, Economia Solidária, Combate ao Racismo, Comunitário e Meio Ambiente foram as representações presentes, que reafirmaram a importância de fortalecer a pré-candidatura petista , no sentido de promover a conscientização da necessidade de uma nova dinâmica de desenvolvimento inclusivo para o Tocantins.

Além dos representantes setoriais, estiveram presentes a secretária estadual Eutália Barbosa, e os secretários de Comunicação, Rodrigo Marra, e de Formação, Hilton Faria, que ao lado das coordenadoras e coordenadores setoriais, aprovaram uma agenda de trabalho para o fortalecimento das pré-candidaturas majoritária e proporcional do Partido.

Continue lendo

Bastidores

Ex-candidato a vereador socialista, assume comando do conservador PRTB

Publicado

em

Desde a última quinta-feira, 13, o Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB)  no Tocantins está sob o comando do empresário Freed Lustosa. A escolha da nova direção executiva estadual ocorreu em São Paulo e foi assinada pela presidente nacional da sigla, Aldinea Fidelix. 

Fred Lustosa era filiado ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), e disputou a última eleição em Palmas, para vereador, conseguindo 152 votos.

Na última década o resultado nas eleições majoritária e proporcionais ficaram abaixo se comparado a partidos similares no que se refere ao estado do Tocantins e em outros estados, por esse motivo a executiva nacional vem fazendo algumas alterações nas executivas estaduais, com foco em ações mais dinâmicas e com resultados mais expressivos.

“Nosso objetivo é fortalecer o PRTB no Tocantins, filiando novos integrantes, líderes em todo o estado. Principalmente aqueles que pretendem se candidatar a deputado estadual, federal e ao senado e participar do processo eleitoral deste ano. O PRTB está de portas abertas para receber novos filiados e formar chapa competitiva, visando o sucesso das eleições”, afirmou o novo presidente Freed Lustosa. 

“É uma grande satisfação, estamos recebendo na sede administrativa nacional, o Freed Lustosa, que está assumindo a executiva estadual no Tocantins, que junto com a nacional para construir um novo tempo, um novo momento para o Tocantins e com um firme propósito de levarmos juntos a nossa grande missão que é superar a cláusula de barreira”, declarou a presidente nacional, Aldinea Fidelix.

Eleições 2022

Segundo informações da recém empossada gestão, o partido já está avaliando o apoio ao governador, já convidado para composição por pré-candidatos a direção vai avaliar e tomar a decisão na hora certa em quem apoiar.

Continue lendo

Bastidores

Janad Valcari disponibiliza curso de brigadista de incêndio aos servidores da Câmara de Palmas

Publicado

em

Servidores da Câmara de Palmas participaram nesta quarta-feira (19), do curso de Brigadista de Incêndio. Custeado pela própria presidente da Casa, Professora Janad Valcari (PODE), o treinamento foi ministrado pelo instrutor Elvins Moreira que, na oportunidade, ensinou na prática o manuseio correto de equipamentos e os métodos necessários para a contenção e combate a incêndios.

De acordo com informações apuradas pela reportagem da Agência Tocantins, 22 servidores da Casa de Leis do município participaram do curso de Brigadista.

Ao dar dicas importantes, Elvins reforçou a necessidade de manter a calma em momentos de pressão. “Numa situação real, é preciso manter a calma e não é qualquer pessoa que tem essa capacidade. Evite pânico e acione o botão de alarme mais próximo”, frisou, informando que são poucas as pessoas que se interessam pelo curso de brigadista, tão importante para salvar vidas.

Outros cursos

Para a presidente da Câmara, a participação efetiva dos servidores confirma a acertada iniciativa. Na avaliação dela, por estar em prédio novo, de nove andares, a sede da Casa de Leis necessita de constante vigilância. “Agradecemos o interesse e a participação de todos os que ouviram o nosso chamado para o aprendizado de como se prevenir um incêndio e de como agir, caso haja uma ocorrência. Estamos ofertando outros cursos para que nossos servidores tenham o máximo de proveito nos conteúdos necessários e importantes para o bom desempenho do nosso Legislativo Municipal”, afirma Janad.

Todos os servidores que participaram do treinamento receberam material impresso para reforçar o aprendizado e contarão com certificado de conclusão.

Continue lendo
publicidade
publicidade Bronze