Connect with us

Bico do Papagaio

Ensino Médio no Tocantins apresenta péssimos resultados. Escola de Buriti se salva

Publicado

em

Uma avaliação da Secretaria Estadual de Educação (Seduc) revela que 97,12% das escolas de ensino médio do Estado apresentam desempenho inferior a 4,0 pontos – numa escala de 0 a 10. Dado que reflete também os péssimos resultados no 5º e 9º ano, do Ensino Fundamental, que obtiveram índice abaixo de 5,0 pontos (81,3%) e abaixo de 4,0 (91,38%), respectivamente. Os índices são resultado do Sistema de Avaliação da Educação do Tocantins (Salto), a partir da aplicação de provas nas redes municipal e estadual de ensino entre os dias 24 de maio de 10 junho deste ano, nos 139 municípios do Estado. No total, 52.548 alunos fizeram o exame, sendo 19.828 deles do 5º ano, 19.969 do 9º ano e 12.751 alunos da 3ª série do Ensino Médio.

Para o secretário Estadual da Educação, Danilo Mello, o resultado é preocupante e os baixos índices estão ligados, principalmente, às dificuldade que os professores têm em avaliar os alunos e ainda a entrada tardia da criança na escola. “O correto é a criança ingressar na escola aos 4 anos. No Tocantins, isso ocorre em média aos 7 anos, em função de uma dificuldade que os municípios tem em investir na pré-escola”, avaliou, ressaltando a necessidade de firmar parcerias e buscar ações que mudem esse quadro. “Pois a base é primordial para mudar esses índices”, pontou Mello.

Avaliação

O secretário destacou que além de investir na formação continuada dos docentes, o Estado preparou um Guia de Aprendizagem, que traz exercícios e metodologias para facilitar o aprendizado dos alunos. O material custou R$ 457 mil para Estado e deve chegar as escolas até o próximo dia 15.  “Não podemos dizer que esses índices estão baixos porque os professores ganham pouco, ou porque falta estrutura. Sabemos que hoje o professor tocantinense recebe o segundo melhor salário da federação e que nossa estrutura não é das piores. Portanto falta mais compromisso na sala de aula”, enfatizou Mello, acrescentando que o Tocantins deveria estar pelo menos entre os dez maiores índices da Educação Básica (Ideb) no Brasil, e não no 17º lugar, considerando os investimentos.

Melhores

Os destaques no 5º ano foram as escolas estaduais São José (Dianópolis) e Municipal Casemiro Ferreira Soares (Araguaína), com notas 8,8 e 8,6, respectivamente. Já no 9º ano, os melhores resultados foram os das escolas Educandário Evangélico Ebenezer (Gurupi), com 6,3, e, Estadual Darcinópolis (Buriti do Tocantins) com 5,48 de média.

O diretor da escola Estadual Darcinópolis, Nilmar Mendes Leite, atribuiu o bom resultado a motivação que os professores levam aos alunos, ressaltando sempre a eles a importância da formação na busca de oportunidades profissionais e pessoais. “Tentamos estar perto de nossos alunos e manter a auto estima deles, pois o aluno precisa estar motivado e decidido a buscar novos caminhos”, pontuou. (Jornal do Tocantins)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
21 Comments

Bico do Papagaio

Municípios do Bico ainda não sabem cota e quando iniciam imunização contra Covid-19

Publicado

em

Com a chegada do primeiro lote de vacinas CoronaVac, contra Covid-19, nesta segunda, 18, ao Tocantins, os municípios do Bico do Papagaio ainda não tem definida a data de inicio da vacinação e nem a quantidade de doses que serão recebidas.

É aguarda para esta terça, 19, que a Secretaria de Estado da Saúde (SES), informe as Secretaria Municipais de Saúde, cada cota.

A princípio, a SES recebeu o comunicado do Ministério da Saúde, que neste primeiro lote, seriam enviadas 29.840 doses da CoronaVac, depois, esse número cresceu para 44 mil.

As vacinas para os municípios do Bico, serão transportadas ainda nesta terça, para a Central de Distribuição, em Araguaína. De lá, os municípios farão a retirada e ficam responsáveis pela aplicação do imunizante e pela escolha das pessoas dos grupos prioritários indicados pelo Ministério da Saúde.

A CoronaVac foi desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, e está sendo produzida, no Brasil, pelo Instituto Butantan, em São Paulo. O uso emergencial da vacina foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no último domingo, 17. A agência também aprovou o uso emergencial da vacina de Oxford.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Vacinas CoronaVac para o Bico serão levadas para Centro de Distribuição em Araguaína

Publicado

em

Começou na noite desta segunda, 18, à campanha de vacinação contra a Covid-19. As três primeiras pessoas escolhidas, que pertencem aos grupos prioritários, já foram imunizadas durante a solenidade de lançamento da campanha, realizada no Laboratório Central do Estado (Lacen), em Palmas, capital do estado.

O secretário de Estado da Saúde, Edgar Tollini, ressaltou que as vacinas serão enviadas imediatamente para todos os municípios, sendo que o ente municipal será responsável pela aplicação do imunizante e pela escolha das pessoas dos grupos prioritários indicados pelo Ministério da Saúde.

As vacinas destinadas aos 27 municípios do Bico do Papagaio, serão enviadas ainda nesta terça, 19, para um centro de Distribuição, na cidade de Araguaína. Lá, cada município biquense fica responsável pela retirada de sua cota. “Cada município tem a responsabilidade por seus cidadãos e com as pessoas dos grupos prioritários”, frisou o secretário Edgar Tollini, ao adiantar que a expectativa é vacinar a maior parte da população tocantinense ainda neste semestre.

A CoronaVac foi desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, e está sendo produzida, no Brasil, pelo Instituto Butantan, em São Paulo. O uso emergencial da vacina foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no último domingo, 17. A agência também aprovou o uso emergencial da vacina de Oxford.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Confira as vagas de emprego no Sine para esta terça, 19

Publicado

em

SINE – ARAGUATINS
Rua 13 de outubro, n° 1073, Centro.
Fone: 3474-3003 / 1100
CEP: 77.950-000 – Araguatins – TO
Veja as vagas de emprego em Araguatins e outras cidades do estado clicando AQUI

Continue lendo
publicidade Bronze