O grupo que representa a Comissão de Criação da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) esteve em Brasília para uma reunião com parlamentares da bancada federal do Tocantins. Estavam presente a deputada Professora Dorinha (Democratas), os deputados
Osires Damaso (PSC), Vicentinho Júnior (PL) e Célio Moura (PT) e o senador Eduardo Gomes (Solidariedade).

A UFNT terá câmpus em Tocantinópolis e Xambioá, no Bico do Papagaio, além de Araguaína e Guaraí, no norte do Tocantins.

No encontro os parlamentares reforçaram o apoio da bancada para a nomeação da professora Kênia Ferreira Rodrigues e do professor Nataniel Gonçalves para os cargos de reitora e vice-reitor pro tempore da UFNT. A indicação já foi formalizada junto ao MEC e após a homologação será dado início ao processo de transição.

Os nomeados ocuparão o cargo por um prazo de 180 dias, prorrogável pelo mesmo período, e terão a responsabilidade de conduzir a criação do estatuto da UFNT e a realização do primeiro processo eleitoral para os cargos de reitor e vice-reitor. Nessa etapa também serão trabalhada as propostas orçamentarias e a captação recursos junto ao Governo Federal para o início das atividades.

“A formalização da reitoria da UFNT é um grande passo para a realização desse sonho da comunidade tocantinense, tanto a comunidade acadêmica quanto a comunidade da região norte do estado que sabe de todas as novas oportunidades de desenvolvimento regional que serão criadas por meio da UFNT”, afirmou o professor Nataniel Gonçalves.

O grupo também está trabalhando na realização de um evento ainda este ano para um lançamento oficial da Universidade. “Queremos fechar o ano com a bancada reunida no Tocantins formalizando esse momento muito importante para o ensino superior do Tocantins”, afirmou a professora Kênia Ferreira Rodrigues.

- Publicidade -

FAÇA UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.