Connect with us

Bico do Papagaio

Escolas da rede estadual do Bico são convidadas a participar de programa da Unesco

Publicado

em

Gestora da Seduc recebe articuladoras estadual e nacional do Programa de Escolas Associadas da Unesco

As escolas da rede estadual de ensino de todo o Bico do Papagaio, bem como do restante do estado do Tocantins, foram convidadas a participar do Programa de Escolas Associadas (PEA) da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O convite partiu da coordenadora nacional do Programa, Myriam Tricate, durante visita à secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Adriana Aguiar, na tarde dessa terça-feira, 25. Durante o encontro, realizado no gabinete da Seduc, a coordenadora apresentou o programa, que tem como objetivo fundamental criar uma rede internacional de escolas que trabalhem em prol da cultura da paz.

“É um programa que só tem pontos positivos para as escolas que se associam. Queremos trazer as escolas públicas para perto e estamos conseguindo fazer isso com facilidade”, frisa a coordenadora, ao explicar que o PEA estimula o desenvolvimento de projetos ligados ao tema central trabalhado no Ano Internacional proposto pela Unesco, bem como trabalhos voltados a fortalecer a consciência da cidadania.

O programa está presente em 130 países, sendo o Brasil um dos signatários de sua criação. No Tocantins, a articulação local está por conta de Luciana Carvalho, que está à frente de uma unidade de ensino privada, cadastrada no PEA. Sua meta é ampliar a participação do Estado, fortalecendo o comprometimento social com as causas defendidas pela Unesco. “Estamos ligados a várias escolas em prol dos mesmos objetivos, que é da segurança, da humanidade, do respeito ao planeta, respeito ao outro, tolerância ao outro, de formar uma pessoa para poder viver neste mundo globalizado de forma responsável. É um compromisso muito sério e tem sido muito importante para a comunidade escolar como um todo. Os pais estão envolvidos totalmente nos projetos que a gente trabalha com os temas da Unesco. A escola avançou muito. A rede PEA/Unesco só veio agregar, fortalecer e aprimorar os nossos ideais, tornando mais sólida a missão da instituição de ensino”, explica Luciana Carvalho

As escolas associadas recebem um certificado internacional de escola membro e podem utilizar a marca do programa e do Ano Internacional em vigor; além disso, podem receber materiais produzidos pela Unesco e participar de concursos internacionais.

“Receber este convite é um presente. Representa uma grande oportunidade para as nossas escolas, que já desenvolvem projetos surpreendentes, com temáticas conectadas aos propósitos da Unesco. Participar do Programa será mais uma oportunidade de ver esses trabalhos serem reconhecidos para além dos muros da escola, alcançando destaque até mesmo internacional”, considera Adriana Aguiar, reforçando que realizará, junto à equipe pedagógica da Seduc, um trabalho voltado para a mobilização das escolas da rede estadual a participarem do programa. (Patrícia Saturno/Foto: Márcio Vieira)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Ronaldinho intensifica visitas nos bairros

Publicado

em

O candidato do PT à Prefeitura de Araguatins, no Bico do Papagaio, Ronaldinho, tem focado em visitas de casa em casa, nos bairros da cidade, nesse momento da campanha, acompanhado de seu vice, Aparecido da Belina (PT) e de candidatos a vereador.

Ronaldinho destacou a nossa equipe, que o diálogo direto com o eleitor nesse momento de campanha, é importante para ajudar a compreender ainda mais as necessidades populares, bem como amostra com mais clareza e diretamente os projetos que tem para Araguatins.

“Nossa campanha é isso. Popular, sem gastos absurdos que vão comprometer a gestão. Não queremos virar prefeito a qualquer custo, para depois ter de tirar do patrimônio público para cobrir dívidas de campanha e penalizar a população. Vamos com muita humildade, mostrando casa a casa, eleitor a eleitor nosso projeto”, disse.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Cláudio e Aquiles aceleram campanhas

Publicado

em

Ação da Coligação “Justos Por Araguatins”

Os candidatos a prefeito de Araguatins, Cláudio Santana (MDB), da Coligação “Justos Por Araguatins” e Aquiles da Areia (PP), da Coligação “Uma Nova Política Para Um Novo Tempo”, intensificaram suas ações de campanha.

Cláudio nesta terça, 20, realizou caminhada no comércio e fechou a noite com comício no cruzamento das Ruas Marechal Rondon e Getúlio Vargas, na região do setor Cerâmica.

Aquiles da Areia concentrou em visitas durante o dia e reunião política de vereadores no período noturno.

Ação da Coligação “Uma Nova Política Para Um Novo Tempo”
Continue lendo

Bico do Papagaio

NAZARÉ: Justiça nega pedido de Elvira e aprova candidatura de Clayton

Publicado

em

A Justiça Eleitoral julgou improcedente o pedido constante da Ação de Impugnação ao Registro de Candidatura (AIRC), promovido pela Coligação “Unidos Venceremos”, da candidata a reeleição, Elvira Araújo (SD), e deferiu o registro de candidatura de Clayton Paulo Rodrigues (PTB) para o cargo de prefeito do município de Nazaré.

A decisão foi proferida no final da tarde desta terça, 20.

No tocante aos processos ajuizados contra Clayton, tanto na Justiça Estadual Comum, quanto na Justiça Federal, a análise individualizada não revelou a existência de sentença condenatória que autorize aplicar alguma causa de inelegibilidade preconizada pela Lei da Ficha Limpa.

Uma decisão do próprio Poder Judiciário, anterior a análise do registro de candidatura por parte da Justiça Eleitoral, havia suspendido os efeitos da decisão do Poder Legislativo Municipal que reprovava a prestação de contas da gestão de Clayton, a frente da Prefeitura Municipal. A Justiça considerou que os parlamentares não seguiram o rito de ampla defesa ao ex-prefeito. “É fato suficiente para afastar a causa de inelegibilidade do art. 1º, inciso I, alínea “g”, da Lei Complementar 64/1990 (Lei da Ficha Limpa)” diz trecho da decisão da Justiça Eleitoral.

Continue lendo
publicidade Bronze