Connect with us

Tocantins

Especialista avalia que faltou cautela na gestão do IGEPREV

Publicado

em

A situação do Instituto de Gestão Previdenciária do Tocantins (IGEPREV) que passa por dificuldades, que já rendem prejuízos na casa dos milhões, foi comentada pelo atuário Antônio Mário Rattes de Oliveira. Para o especialista em administrar e mensurar os riscos do mercado financeiro, faltaram cuidados na gestão dos recursos do fundo previdenciário.

Em Palmas, para ministrar curso no Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre os Regimes Próprios de Previdência (RPPS), o especialista falou sobre cálculos e metas atuariais, políticas de investimentos e regras determinadas pelo Ministério da Previdência Social (MPS) e Conselho Monetário Nacional (CMN).

Meta

A meta atuarial, índice que define quanto o fundo deve buscar para manter-se em equilíbrio, é calculada sobre o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

O atuário afirmou que o índice do IGEPREV (IPCA + 6%) é alto e de risco relativo. “É uma taxa alta hoje. Muitos regimes usam 6% como meta atuarial e isso traz um problema, porque a economia tem sinalizado taxas de juro abaixo disso. Essa taxa está em descompasso com aquilo com que a economia pode dar de retorno”, ressaltou Rattes.

Cautela

A questão da alta meta atuarial é também central na discussão sobre os investimentos irregulares feitos pelo IGEPREV, pois justifica aplicações com risco alto. Como os detectados pelo MPS no caso dos fundos, com papéis do Banco BVA, liquidado pelo Banco Central e que receberam aportes que causaram um em prejuízo de R$ 153 milhões ao fundo.

Rattes lembrou que, com relação aos riscos dos investimentos, é preciso levar em consideração que “se você não for mais ousado nos investimentos vai ter, evidentemente, rentabilidades mais baixas. Isso vai provocar revisão dessa meta atuarial alta e aumento do déficit atuarial”.

Entretanto, o especialista afirmou que isso não pode significar falta de cuidado com os investimentos. “O que não se pode ser é imprudente. Você tem que analisar onde vai aplicar o dinheiro e não só que tipo de aplicação”, explicou Rattes, que complementou detalhando a necessidade de saber com exatidão quem irá administrar o investimento feito pelo RPPS.

Planejamento

De acordo com Rattes, a política de investimento dos recursos é o primeiro passo para uma boa gestão. “Colocar na política e executar na prática às vezes tem algumas diferenças. É preciso um pouco de prudência e planejamento”, afirmou.

Ele ressaltou as medidas para evitar desenquadramentos, situação onde o valor aplicado pelo IGEPREV está fora do percentual limite que exige o MPS. O atuário afirmou que “o que deveria ter sido feito foi ter evitado fundos com poucos investidores”.

O atuário ainda explicou que é a partir disso que se pode evitar os fundos fraudulentos, como os identificados na operação Miqueias da Polícia Federal (PF). “É preciso analisar a solidez da entidade que gere o fundo, a liquidez do fundo e as garantias legais. Hoje os órgãos de controle exigem certificação até de representantes d as corretoras.” (Jornal do Tocantins)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Tocantins

Enem 2020 chega ao fim com balanço positivo do gabinete de monitoramento no Tocantins

Publicado

em

Sem nenhuma ocorrência grave, a realização das duas etapas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no Tocantins teve balanço positivo do ponto de vista da segurança. Essa é a avaliação do diretor do Sistema Integrado de Operações (SIOP), delegado Ricardo Francisco Real. Ele atribuiu o bom resultado ao Plano Estratégico de Atuação Integrada da Segurança Pública (PEAISP), que foi pensado exclusivamente para o Enem 2020.  “Com isso foi possível reunirmos logística, energia e segurança no Gabinete de Monitoramento que montamos na sede do SIOP, em Palmas, para atender com rapidez qualquer eventualidade”, observou o diretor.

Como parte das ações do PEAISP, o Gabinete de Monitoramento centralizou e sistematizou, todas as ocorrências do Estado do Tocantins relacionadas ao Enem 2020, em tempo real. Conectado ao Sistema Córtex, do Ministério da Justiça, o Gabinete teve a participação dos representantes da Secretaria da Segurança Pública, Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins, Guarda Metropolitana, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana, Exército Brasileiro, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Texeira (Inep), Cesgranrio, Correios e Energisa Tocantins.

Plano Estratégico

O PEAISP foi elaborado para dar suporte à realização do Enem 2020 no Tocantins. O plano também cumpriu o objetivo de promover a integração, coordenação, comunicação, comando e controle do processo de atuação integrada dos órgãos de segurança pública atuantes no Estado, em apoio Inep. Participaram da elaboração do PEAISP representantes da Segurança Pública, órgãos e agências Federais, estaduais e municipais que participaram do Plano Estadual de Segurança Integrada. (Shirley Cruz)

Continue lendo

Tocantins

Confira o cronograma das obras da BRK Ambiental em Gurupi para a semana de 25 a 30 de Janeiro

Publicado

em

A BRK Ambiental, responsável pelos serviços de saneamento em 47 cidades do Tocantins, continua trabalhando para garantir saneamento para mais famílias de Gurupi, no sul do Estado.  Nesta semana, as obras de expansão das redes de coleta de esgoto ocorrem no centro da cidade e no setor Nova Fronteira. Mais de 50 mil metros de redes estão sendo implantadas e trarão mais saúde e qualidade de vida para a população.

Durante os trabalhos, algumas ruas e avenidas serão interditadas para garantir a segurança às equipes e aos pedestres, as interdições ocorrerão das 07h às 18h. Confira abaixo o cronograma e opte por transitar em rotas alternativas.

Centro de Gurupi

Segunda-feira (25)Av. Maranhão entre Av. Beira Rio e rua 20AAvenida Paraíba entre rua contorno e rua 21Avenida Beira RioRua A entre as ruas M e K
Terça-feira (26)Av. Maranhão entre as ruas 20A e 20Avenida Paraíba entre as ruas 21 e 20Avenida Beira RioRua A entre rua K e Avenida E
Quarta-feira (27)Av. Maranhão entre as ruas 20 e 19Rua F entre rua contorno e 21Avenida Beira RioAvenida E entre as ruas A e contorno
Quinta-feira (28)Av. Maranhão entre as ruas 19 e 10Rua F entre as ruas 21 e 20Avenida Beira RioAvenida E entre as ruas A e D
Sexta-feira (29)Av. Maranhão entre as ruas 10 e 09Rua F entre as ruas 21 e 20Avenida Beira RioAvenida E entre as ruas A e D
Sábado (30)Av. Maranhão entre as ruas 09 e 08Setor Nova Fronteira

Setor Nova Fronteira

Segunda-feira (25)Rua 80 entre a rua 80E e Avenida ERua 80E entre as ruas 80 e 78CRua 70C entre as ruas 80 e 78C
Terça-feira (26)Rua 80 entre as ruas 80E e Avenida ERua 80E entre as ruas 80 e rua 78CRua 70C entre as ruas 80 e rua 78C
Quarta-feira (27)Rua 80 entre as ruas 80E e Avenida ERua 80E entre as ruas 80 e 78CRua 70C entre as ruas 80 e 78C
Quinta-feira (28)Rua 80 entre a rua 80E e avenida ERua 80D entre as ruas 80 e 78CRua 62 entre as ruas 80 e 78C
Sexta-feira (29)Rua 80 entre a rua 80E e Avenida ERua 80D entre as ruas 80 e 78CRua 62 entre as ruas 80 e 78C
Sábado (30)Rua 80 entre a rua 80E e Avenida ERua 80D entre as ruas 80 e 78CRua 62 entre as ruas 80 e 78C

Continue lendo

Tocantins

Covid-19: mortes chegam a 1.347 e casos somam 99.485 no Tocantins

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que neste domingo, 24 de janeiro, foram contabilizados 200 novos casos confirmados para Covid-19.

Deste total, 89 foram registrados nas últimas 24 horas e o restante por exames coletados em dias anteriores e que tiveram seus resultados liberados na data de ontem.

Desta forma, hoje o Tocantins registra um total de 318.623 pessoas notificadas com a Covid-19 e acumula 99.485 casos confirmados da doença. Destes, 88.393 pacientes estão recuperados e 9.745 estão ainda ativos (em isolamento domiciliar ou hospitalar), além 1.347 óbitos.

Clique AQUI e veja o boletim completo.

Continue lendo
publicidade Bronze