- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_img
terça-feira, 23 / julho / 2024

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

ESPERANTINA: Amélio Cayres apoia 16ª edição da tradicional Festa do Cupu

Mais Lidas

Entre os dias 18 e 21 de maio, o município de Esperantina foi palco da tradicional Festa do Cupu, evento cultural que atrai milhares de visitantes da região e estados vizinhos. O deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), Amélio Cayres, é apoiador do evento, com articulação junto ao Governo do Tocantins, para fomentar a festividade cultural. 

A Festa do Cupuaçu já está na 16ª edição, contando com vasta programação cultural fixa anualmente como capacitação para agricultores, shows artísticos, campeonato de futebol e o  enduro do Cupu, que atrai os motoqueiros amantes das trilhas da região e de estados vizinhos como Pará e Maranhão. 

Devido à tradição na região, a Festa do Cupu faz parte do calendário cultural do Estado pelo Governo do Tocantins, por meio de portaria editada pela Secretaria de Estado da Cultura em fevereiro de 2022, com o objetivo de valorizar as diversas manifestações culturais dos municípios tocantinenses, considerando o papel significativo na economia das cidades, a relevância para a geração de renda e o reconhecimento da cultura popular.

A festividade é inspirada pela riqueza de frutos nativos, e ocorre sempre em maio desde o ano de 2006, quando foi criada juntamente com professores do município. O evento possui valor histórico, social, cultural e econômico para o Tocantins e homenageia o cupuaçu produzido com qualidade na região. Também é uma experiência aproveitar as receitas feitas a partir do cupuaçu que são comercializadas nas bancas durante os dias de Festa. 

Amélio Cayres acompanha o evento todos os anos, pois chegou à região do Bico do Papagaio ainda em 1976 e atuou como prefeito de Esperantina por dois mandatos, entre 1996 e 2004, além de trabalhar por melhorias no município durante toda sua carreira parlamentar. Neste ano, o presidente da Aleto não pode participar da Festa devido a recuperação de uma cirurgia emergencial realizada na quarta-feira, 17, mas a família representou o deputado na festividade. (Lauane dos Santos / Foto: Amanda Germiniani)

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -
- Publicidade -

Últimas Notícias