Connect with us

Bico do Papagaio

ESPERANTINA: Atrativos do município

Publicado

em

Uma composição virtuosa da natureza é o “Encontro das Águas”, na região do Bico do Papagaio, onde a massa líquida dos rios Araguaia e Tocantins se abraça e segue serpenteando, em canal único, até o mar. As belezas deste capricho geográfico transformam-se em atrativo turístico, ainda mais visitado durante a o mês de julho, quando baixam as águas e o Tocantins recebe para um verão sazonal de sol e praia.

A praia de Bacuri Grande, em Esperantina, último município no norte do estado, a 750 km da capital, Palmas, é o ponto de partida para o “Encontro das Águas”, a 25 km dali. O barqueiro Manoel Gomes Soares é conhecido no local como o dono do Bico, porque tem uma posse de terra bem no Extremo-Norte, para onde conduz em seu barco os turistas. Franzino, 43 anos e nove filhos, manobra há dez a embarcação de madeira rústica, com lastro de cinco metros e motor a diesel.

Ancorado no porto e sempre feliz, o ribeirinho, morador do distrito de Pedra Grande, faz até cinco viagens por mês ao “Encontro das Águas”, cobrando R$ 200,00 em regime de fretamento. Durante o passeio ele é o guia turístico, respondendo perguntas e mostrando as belezas ao longo do rio. Levando uma hora na ida e duas na volta porque é de subida, o visitante tem que ser aventureiro, com aquele espírito apreciador da simplicidade, já que o receptivo do seu Manoel não oferece nenhuma tecnologia e conforto.  

Funcionário da prefeitura de Esperantina, o “dono do Bico”tem outro posto de trabalho: no período de aulas atravessa em seu barco os estudantes que moram nos barrancos do outro lado do rio Tocantins para a escola na cidade. Ele também é pescador e agrega a venda dos pescados à renda mensal da família.

Em Esperantina, o turista pode conhecer uma típica fábrica de farinha. Organizadas em associativismo, mulheres da região descascam a mandioca, colocada em tanques e levada para torrar em seguida de modo bem artesanal. A comercialização é feita diariamente. Também saborear suco de cupuaçu com a fruta retirada diretamente da árvore, na chácara do senhor Nonato Câmara, onde uma jandaia (periquito) também é atração.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

Diplomação dos eleitos em Araguatins, Buriti, Cachoeirinha, Esperantina e São Bento será na próxima quarta, 9

Publicado

em

A Sessão de Diplomação dos Candidatos Eleitos e Suplentes nas Eleições 2020, dos eleitos em Araguatins, Buriti, Cachoeirinha, Esperantina e São Bento, para os cargos de vereador, vice-prefeito e prefeito, acontecerá na próxima quarta, dia 9.

O evento será às 10h, por videoconferência, em cumprimento a determinação do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins, através da Resolução TRE-TO nº 494/2020.  

A Justiça Eleitoral aconselhou aos eleitos que como a referida sessão é pública e poderá ser gravada, que os participantes estejam com vestimentas adequadas à aparição pública para evirar constrangimentos e também pediu que por questões de limitações técnicas da plataforma de transmissão, quanto à quantidade de participantes na sala virtual, que os candidatos eleitos e suplentes entre na sessão virtual com pelo menos dez minutos de antecedência.

Continue lendo

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Em Brasília, Antônio do Bar inicia articulação de recursos

Publicado

em

O prefeito eleito de Augustinópolis, Antônio do Bar (PSC), esteve esta semana em Brasília, pela primeira vez após a eleição. Entre os primeiros contatos com parlamentares da bancada federal do Tocantins no Congresso Nacional, ele esteve com o senador Eduardo Gomes (MDB), acompanhado do deputado estadual, Vilmar do Detran (SD) e da deputada federal, Professora Dorinha (DEM).

Na ocasião ele também já visitou o gabinete do deputado federal Carlos Gaguim (DEM), como também o do deputado federal Vicentinho Júnior (PL).

Antônio disse que quer começar seu mandato construindo obras em Augustinópolis e reforçou que empenhará todos os esforços para a realização das propostas do Plano de Governo.

Continue lendo

Bico do Papagaio

De 7 a 11 de dezembro acontece em Araguatins e Augustinópolis a Semana de Renegociação e Crédito

Publicado

em

Renegociar dívidas é uma atividade que um empreendedor deve ter o costume de fazer, em especial nos momentos de aperto no fluxo de caixa. Isso pode ser uma solução nesse momento em que muitos estão vendo o faturamento cair, ou mesmo zerar, devido às medidas de isolamento social.

Por isso, o Sebrae em parceria com diversas instituições financeiras realizarão a  Semana de Renegociação e Credito, de 07 a 11 de dezembro, nos municípios de Araguatins e Augustinópolis, no Bico do Papagaio, além de Palmas, Paraíso, Porto Nacional, Gurupi, Dianópolis, Araguaína e Colinas, no restante do estado.

A campanha da Semana foi iniciada no dia 27 de novembro com palestras, seminários, orientações para crédito e rodadas de crédito. As instituições financeiras que participarão das renegociações de dívidas e ofertarão linhas de créditos, são: Banco do Brasil, Caixa, Banco da Amazônia, Santander, Bradesco, SICOOB e SICREDI.

Programação

Araguatins

09/12 – 19h – O Impacto da Gestão Financeira Para os Resultados do Negócio

09/12 – 20h – Analise de Crédito Para o Controle da Inadimplência

07/12 a 11/12 – Atendimento Individual Sobre Linhas de Crédito

07/12 a 11/12 – Renegociação de Dívidas Com as Instituições Financeiras

Augustinópolis

10/12 – 19h – O Impacto da Gestão Financeira Para os Resultados do Negócio

10/12 – 20h – Analise de Crédito Para o Controle da Inadimplência

07/12 a 11/12 – Atendimento Individual Sobre Linhas de Crédito

07/12 a 11/12 – Renegociação de Dívidas Com as Instituições Financeiras

Continue lendo
publicidade Bronze