Estudantes da Escola Família Agrícola do Bico do Papagaio Padre Josimo Tavares, de Esperantina, participaram do Seminário Regional da Juventude e Sucessão Rural, em Manaus

Debates sobre a agroecologia estiveram no centro da agenda de jovens estudantes de escolas agrícolas do Tocantins. Nesta semana, os estudantes da Escola Família Agrícola do Bico do Papagaio (Efabip) Padre Josimo Tavares, de Esperantina, participaram do Seminário Regional da Juventude e Sucessão Rural, e estão presentes no 5º Encontro Tocantinense de Agroecologia, que ocorre na comunidade Sete Barracas, município de São Miguel, de 24 a 27 de outubro.

O Seminário Regional da Juventude e Sucessão Rural reuniu cerca de 70 jovens da região Norte, nos dias 21 a 23 de outubro, em Manaus (AM) para construir a pauta e definir outras questões preparatórias para o 4º Festival Nacional da Juventude Rural, que ocorrerá em Brasília, entre os dias 28 e 30 de abril de 2020.  Entre eles jovens do Estado Tocantins, estão três alunos da EFA de Esperantina. Na ocasião, eles apresentaram relatos de experiências e práticas agroecológicas exitosas e como está acontecendo à sucessão rural.

De acordo com a diretora da unidade de ensino, Suely Carvalho Lima da Silva, as atividades fortalecem a política de ensino e aprendizado proposta aos estudantes. “Temos a preocupação de proporcionar aos nossos alunos conhecimentos que promovam sua permanência no campo, mas uma permanência com qualidade de vida, em que eles desenvolvam atividades agrícolas e ecológicas, que deem retorno”, ressaltou.

Participaram do seminário, representando a EFA, as estudantes Anabele Cristina Carvalho da Silva, Siang Soares dos Santos e Yhasmy Silva dos Santos, da 3ª série do ensino médio e o aluno egresso, Matheus dos Santos Filho, que atualmente é técnico da unidade de ensino e atualmente  é aluno do curso de Licenciatura em Educação do Campo, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

Cerca de 70 jovens da região Norte se reuniram para construir a pauta e definir outras questões preparatórias para o 4º Festival Nacional da Juventude Rural

No seminário, Matheus dos Santos Filho relatou a importância da agroecologia na sua trajetória de vida, demonstrando as experiências desenvolvidas na sua propriedade: “plantação de amendoim, apicultura e produção de morango e mudas, produzidas sem o uso de agrotóxicos”.  Ele também frisou a importância da família no desenvolvimento das atividades e no fortalecimento da aprendizagem. “No início, meus avós não acreditavam no trabalho que comecei a desenvolver, mas hoje eles têm bastante orgulho e confiam nas minhas experiências agroecológicas”.

Já o 5º Encontro Tocantinense de Agroecologia, reúne agricultores e agricultoras familiares de comunidades tradicionais e povos originários, como quilombolas, quebradeiras de coco babaçu, povos indígenas, ribeirinhos, pescadores artesanais, e também integrantes de movimentos sociais, cooperativas, associações e sindicatos que atuam no campo da agroecologia.

O objetivo do encontro é promover trocas de conhecimentos e práticas, além da integração de iniciativas relacionadas ao campo e da promoção da agroecologia no Tocantins. O Encontro será permeado por atividades formativas, rodas de conversa, atividades culturais e oficinas.

Agenda

Do dia 31 ao dia 1º de novembro de 2019, a Escola Família Agrícola do Bico do Papagaio Padre Josimo Tavares realizará a II Jornada Agroecológica, com o tema ‘A Contribuição da Agroecologia para conservação da biodiversidade’. Trata-se de um momento de integração entre escola, família e comunidade, propiciando momentos de formação, debates e a construção de conhecimento com bases agroecológicas.  

- Publicidade -

FAÇA UM COMENTÁRIO

Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.