- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
terça-feira, 24 / maio / 2022
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_img

ESPERANTINA: Incra diz que lote em assentamento é de Amélio Cayres

Mais Lidas

Durante levamento ocupacional em projetos de assentamento em Esperantina, o presidente da Comissão de Retomada de Parcelas Rurais Objeto de Reforma Agrária do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Thiago Costa, relatou que uma área de cinco alqueires destinada a assentamento seria do deputado estadual Amélio Cayres (PR).

Costa disse que a informação foi obtida após vizinhos da propriedade  denunciarem que o banheiro do local estava depositando os dejetos no Rio Araguaia. Ao constatar a denúncia, o técnico do Incra conversou com o caseiro da área, Manuel da Conceição, que confirmou que a terra seria do deputado e não do assentando Eugênio Vieira Sousa, como consta nos dados do instituto.

Segundo Costa, a fiscalização foi feita em 18 de julho deste ano. Na ocasião, o caseiro narrou que ganha um salário mínimo, que é pago por 12 pessoas, que disporiam da área apenas para lazer, sendo que 8 delas seriam parentes do deputado. O caseiro se disse revoltado por não ter a carteira de trabalho assinada. O técnico do Incra levou a informação ao conhecimento do Ministério Público Federal no Tocantins (MPF-TO), para que sejam feitas as investigações necessárias e também deve acionar o Ministério Público do Trabalho (MPT).

Lazer

“Fui filmar a praia que fica no fundo do lote e é muito bonita. É um lote utilizado exclusivamente para lazer, não tem produção agrícola nenhuma e esta é a finalidade do lote”, explica Costa, que destaca que a área é destinada para veraneio. “É um absurdo que uma pessoa com tanto poder aquisitivo fique se beneficiando de um lote de reforma agrária”, disse. O Incra vai notificar o assentado Eugênio Vieira Sousa para que ele desocupe a área em 15 dias ou apresente a defesa, que será analisada pelo órgão. (Jornal do Tocantins)

- Publicidade -spot_img

9 Comentários

Assinar
Notificar-me
guest
9 Comentários
Mais antigo
Mais recente Mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
eleitor

Só agora o INCRA descobriu isso. Não só o deputado Amélio Cayres como outros politicos da região do bico e tambem empresários como Sousa Dola de Axixá e outros demais tem lotes de assentamento em nome de laranjas localizados na beira do rio Araguaia no municipio de Esperantina. Lotes esses que é usados apenas em periodo de veraneio só para laser, não tendo nenhum tipo de produção agropecuária.

Vandervaldo

Muitos agricultores familiar deste municipio reclamam da “frequeza” da terra e da dificuldade de conseguirem máquinas para fazer algum tipo de beneficiamento na mesma( máquinas essas controladas pela prefeitura nos oitos anos de mandato do então deputado citado bem como nos demais, inclisive neste, da mulher do deputado). São incucados que a terra não serve e acabam abrindo mão da mesma, que passa para as mãos de quem tem muito dinheiro e ainda podem fazer uso das máquinas ” da prefeitura” ou largam lá e vem viver na cidade com o bolsa família e se virando como pode. É fato,( não psso provar com documentos), que a terra citada pertence ao grupo do Cayres, tanto é que quando alguma escola quer fazer um passeio por lá tem que pedir autorização para um deles. O mais solicitado é Mazim, prefeito de Buriti e Irmão do deputado, tem fama de mais legal( por aqui, inclusive, o lote é mais conhecido como “Terra do Mazim”)… E o fato de não assinarem a carteira, deve ser Carencia, apesar da quantidade de verbas queste municipio ja recebeu e o mesmo está tão sucateado, um deles não pode parar sozinho e de maneira legal o caseiro. Talvez por isso formaram um grupo para pagar o homem. Parabéns pela materia e para o técnico q fez a denuncia.

sousa

esses politicos são mesmo todos iguais fedem como gambá de tanta corrupção e usurpação dos bens q a eles não desdem, todos ilícitos e se houver investigação clara, transparente e acima de tudo justa vai aparecer mais coisas aí. Vai aparecer também a ilha (com muito gado)do Jaime irmão do prefeito lá de praia norte.

Júnior

Muito boa a denúncia e melhores ainda os comentários.

Infelizmente srs, daqui a pouco começarão a aparecer os bajuladores… aqueles que dependem de políticos para sobreviverem. E como é assim, realizam o ridículo de defender o inegável, o errado.

Não tenho dúvidas que Amélio é dono sim desse lote!
Não tenho dúvidas que seu irmão antônio do bar foi o maior comprador de votos da região!(pelo menos foi cassado)!

Não tenho dúvidas que sua mulher só ganhou a eleição por compra de votos!!

Francisco Sulo

Que as investigações deparem-se com o óbvio.

macacos-me-mordam!!!

Já estamos no Brasil importando tantas coisas da China, por que não importarmos também umas leis como PENA DE MORTE para corrupção, aqui tudo é superfaturado, desviado, fraudado, ISSO AQUI JÁ NÃO É DEMOCRACIA, pode até ser ANARQUIA, LIBERALISMO, TRADUZINDO É SAFADEZA MESMO!!

Se colocarmos na ponta da caneta o que mais mata no Brasil não é a violência É A CORRUPÇÃO que além de tirar vidas, tira também a oportunidade de muitos brasileiros e é a principal causadora da violência em todos os níveis.

valha-me-deus!!!!

Governador

essa familia almeida ai é uma das familias que enriqueceu que ninguém sabe como ninguém viu empresa enm nada só viu comprar, comprar.A DESCULPA ME LEMBREI COMO ESSAS BAHIANADA ENRIQUECEU ROUBADDO .

Severoc

O DEPUTADO PODE!! ELE É O MANDA CHUVA DO BICO…
QUEM NÃO PODE É A POBREZA QUE NÃO TEM CONDIÇÕES DE FAZER UM PIER PARA OS BARCOS…CHALÉS PARA O PESSOAL DE PALMAS, GARAGEM PRA JET SKI. E TAL…
ELE PAGA ATÉ BEM: 12 PESSOAS PARA PAGAR UM SALÁRIO MÍNIMO. COITADO DESTE SENHOR CASEIRO. PROCURE O MINISTÉRIO DO TRABALHO AMIGO!

joão batista vizinho

A sociedade Tocantinense espera que nossos componentes do ministério Publico apurem. A denuncia ta feita. Esperamos que os senhores realmente procurem fazer justiça. Esqueçam que o hemem é deputado. Não acredito que isso dê alguma coisa mas….

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_img

Últimas Notícias