Connect with us

Bico do Papagaio

ESPERANTINA: Vereador denuncia no MPE problemas na saúde pública

Publicado

em

Ambulâncias paradas do pátio da Prefeitura

Ambulâncias paradas do pátio da Prefeitura

O vereador Cássio Costa (PSB) entrou com denúncia junto ao Ministério Público Estadual (MPE) em Augustinópolis cobrando da Prefeitura Municipal melhorias urgentes no sistema de saúde pública em Esperantina. Segundo o vereador todas as ambulâncias do município estão paradas, usuários não conseguem ser atendidos no hospital municipal e falta de medicamentos.

“Alguns dos atendimentos são feito por carros particulares, fretados pelo município, deixando a desejar no serviço, uma vez que os veículos não são adequados para este tipo de atendimento”, afirmou o parlamentar. Cássio disse que junto com outros vereadores já havia procurado o prefeito Bina Cardoso (PT), para cobrar solução para os casos, mas o prefeito não tomou nenhuma atitude. “Protocolei estas reclamações na promotoria para que o prefeito resolva o problema com urgência, estamos lidando com vida e com o sofrimento humano, não temos como ficar esperando quietos”, disse Cássio.

O secretário municipal de Saúde, João da Saúde, alegou que mesmo as ambulâncias estarem com problemas mecânicos nenhum doente ficou sem atendimento até o momento, informou ainda que todos os dias existem médicos atendendo no hospital municipal e que o prefeio Bina estaria providenciando reparo nas ambulâncias.

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
3 Comments

Bico do Papagaio

Veja quantas doses da CoronaVac cada município do Bico vai receber nesta quarta, 20

Publicado

em

Após o pedido do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO), a Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) encaminhou nesta terça-feira, 19, a relação de doses da vacina CoronaVac, contra a Covid-19 que serão distribuídas aos municípios.

As doses chegam a Central de Distribuição em Araguaína no final da tarde desta terça, 19, e serão entregues aos municípios biquenses, a partir das 14h, desta quarta, 20.

Confira quantas doses cada município deve receber:

Continue lendo

Bico do Papagaio

Municípios do Bico poderão retirar vacinas CoronaVac nesta quarta, 20

Publicado

em

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), começou no inicio da tarde desta terça, 19, o transporte de 16.288 doses da vacina CoronaVac, para a Central de Distribuição em Araguaína. É lá, que as Secretarias Municipais de Saúde do Bico e do norte do estado, deverão retirar suas cotas.

Ao todo, a Central de Araguaína, vai atender 58 municípios do Bico e Norte.

As Secretaria de Saúde do Bico, já poderão fazer a retirada do imunizante, a partir das 14h, desta quarta, dia 20.

Nesta primeira fase, serão imunizados trabalhadores da Saúde, população indígena vivendo em terras indígenas e idosos com 60 anos ou mais, que estejam em instituições de longa permanência.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Municípios do Bico ainda não sabem cota e quando iniciam imunização contra Covid-19

Publicado

em

Com a chegada do primeiro lote de vacinas CoronaVac, contra Covid-19, nesta segunda, 18, ao Tocantins, os municípios do Bico do Papagaio ainda não tem definida a data de inicio da vacinação e nem a quantidade de doses que serão recebidas.

É aguarda para esta terça, 19, que a Secretaria de Estado da Saúde (SES), informe as Secretaria Municipais de Saúde, cada cota.

A princípio, a SES recebeu o comunicado do Ministério da Saúde, que neste primeiro lote, seriam enviadas 29.840 doses da CoronaVac, depois, esse número cresceu para 44 mil.

As vacinas para os municípios do Bico, serão transportadas ainda nesta terça, para a Central de Distribuição, em Araguaína. De lá, os municípios farão a retirada e ficam responsáveis pela aplicação do imunizante e pela escolha das pessoas dos grupos prioritários indicados pelo Ministério da Saúde.

A CoronaVac foi desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, e está sendo produzida, no Brasil, pelo Instituto Butantan, em São Paulo. O uso emergencial da vacina foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no último domingo, 17. A agência também aprovou o uso emergencial da vacina de Oxford.

Continue lendo
publicidade Bronze