A estudante Milane Brandão dos Santos, do 8°/9° ano do ensino fundamental, matriculada regularmente no Centro de Ensino Leda Tajra, foi uma das vencedoras do concurso nacional Escola, Roteiro e Cinema, com o curta metragem “A baleia que sobreviveu ao dilúvio”. Como prêmio ela ganhou uma viagem a Espanha, juntamente com mais quatro roteiristas premiados, entre mais de 140 trabalhos de todas as regiões do país.
Aluna da CE Leda Tajra, escola da rede estadual de ensino localizada em Buriti Bravo, Milane Brandão foi uma das selecionadas no concurso Escola, Roteiro e Cinema, com o tema “O lugar onde vivo”, promovido pela Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI), em parceria com a secretaria de Educação Básica (SEB) e a TV Escola, do Ministério da Educação (MEC).
O tema “A baleia que sobreviveu ao dilúvio”, que será gravado entre os dias 6 e 8 de agosto pela TV Escola, foi um dos cinco roteiros de curta metragem premiados. A exposição do curta metragem será no Congresso de Línguas da Ibero-América, a realizar-se na cidade de Salamanca, na Espanha, durante o mês de setembro.
Milane Brandão, estudante da escola da unidade regional de educação de São João dos Patos, viajará a Salamanca juntamente com mais quatro roteiristas. Também foram premiados Dener Silva de Oliveira (PE), Sibeli Rocha de Barros (co-autora: Daiane Monteiro), Poliana Aguiar Ferreira e Maria Luiza Rodrigues da Silva, João Pedro Braff Cardoso (RS) e Pabikyt Santos Cinta Larga (RO).
O concurso, realizado em escolas públicas participantes do programa “Mais Educação”, consistiu na elaboração de roteiros e posterior produção, em formato de curtas metragens. O evento visa ainda estimular a produção escrita dos jovens, fomentando seu desenvolvimento pleno por meio da expressão do pensamento, das ideias e dos sentimentos, aproximando-os das indústrias criativas, como o cinema e a televisão.