Connect with us

Bico do Papagaio

ETSUS articula com municípios do Bico curso de Redução de Mortalidade

Publicado

em

A articulação entre Estado e municípios, para atender pacto com meta de redução da mortalidade materna e neonatal em 5% ao ano, tem prioridade nas ações da Escola Técnica de Saúde Dr. Gismar Gomes – ETSUS.

A diretora de Integração Social, Marilyne Soares Monteiro, e a coordenadora geral de cursos da ETSUS, Alexsandra Cardoso Souza, visitaram, nesta semana, de 8 a 10 de junho, os secretários municipais de saúde de quatro municípios do Bico do Papagaio, Esperantina, Araguatins, Tocantinópolis e Augustinópolis, para definir data do próximo curso Redução da Mortalidade, destinado a auxiliares e técnicos de enfermagem que fazem parte da Estratégia Saúde da Família (ESF).

De acordo com Marilyne, todos se comprometeram em viabilizar a participação dos servidores. “Estamos empenhados na qualificação destes profissionais, que estão diretamente ligados à comunidade. O contato com os gestores é muito importante, pois, para cumprir as ações definidas no pacto, é necessário a contrapartida do município,” disse.

O curso para os auxiliares e técnicos de enfermagem terá carga horária de 180 horas e será realizado no Polo de Araguaina, em setembro deste ano.

Durante a visita aos municípios, também foi entregue, pela servidora Claudene Resplandes Torres, certificados aos agentes comunitários que participaram do primeiro curso da redução, com o tema “A Prevenção da Morte Materna e Neonatal: atuação do Agente Comunitário de Saúde”. (Lívea Aguiar)

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
Faça um comentário

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Sr. Quincas morre aos 97 anos

Publicado

em

Faleceu na sexta, 27, um dos pecuaristas mais respeitados de Araguatins, no Bico do Papagaio, Joaquim José de Araújo, mais conhecido como Sr. Quincas. Ele faleceu de causas naturais aos 97 anos.

O velório está acontecendo em sua residência, na Avenida Siqueira Campo, 475, no centro da cidade.

O sepultamento será às 17h, no Cemitério Municipal.

Continue lendo

Bico do Papagaio

Imagens de flat e boate contradizem depoimento de modelo que acusa Irajá de estupro

Publicado

em

A pedido da defesa do senador Irajá Abreu, a boate Café de la Musique e o hotel La Residence entregaram à Justiça de São Paulo imagens que mostram o parlamentar acompanhado da modelo Hellen Haas na noite do último dia 22 e também da madrugada do dia 23.

Ao acusar Abreu de estupro, a modelo alegou ter sofrido um “apagão” e recobrado a consciência “já com o investigado em cima de si, mantendo conjunção carnal”.

Ao se manifestar nos autos do inquérito, o advogado Daniel Bialski afirma que a versão de Haas “não condiz com a realidade”.

“Todas as imagens de CFTV requisitadas, de todos os locais em que estiveram naquela data, revelam justamente o contrário, ou seja, de que eles chegaram de mãos dadas, caminhando tranquilamente, e, mais que isso, mostrando que ela manuseara seu celular, conduta incompatível com alguém que estaria alegadamente sem a capacidade e  discernimento de seus atos.”

O advogado acrescenta que o exame de corpo de delito de Irajá também rebate a tese de que houve luta corporal e que a modelo se recusou a entregar o celular, cujo conteúdo pode ajudar a “esclarecer detalhes ainda não totalmente esclarecidos” do episódio. (O Antagonista)

Continue lendo

Bico do Papagaio

RIACHINHO: Saúde oficializa primeira morte por Covid-19

Publicado

em

Nesta sexta, dia 27, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), oficializou por meio de seu Boletim Epidemiológico, a primeira morte por Covid-19, no município de Riachinho, no Bico do Papagaio.

A vítima é um homem de 67 anos, com hipertensão. Ele morreu em 22 de agosto no Hospital Regional de Araguaína.

Continue lendo
publicidade Bronze