Connect with us

Bico do Papagaio

FABIC dá vexame no ENADE. FAIARA tem desempenho satisfatório

Publicado

em

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) divulgou na segunda-feira, 7, as notas dos cursos que foram avaliados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE 2012). Neste ano, 30% dos cursos de ensino superior ficaram com notas insatisfatórias. O ENADE tem o objetivo de medir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação quanto aos conteúdos programáticos, às suas habilidades e competências. Ele é usado para compor o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que mede a qualidade dos cursos em uma escala de 1 a 5. A avaliação é feita a cada três anos.

Em 2012, foram avaliados 7.228 cursos da áreas de ciências sociais aplicadas e ciências humanas, além de cursos de tecnologia. Os cursos avaliados foram: bacharel em administração, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo e turismo. Também vão ser avaliados estudantes dos cursos que conferem diploma de tecnólogo em gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais.

O ENADE tem notas de 1 a 5, os resultados 1 e 2 são considerados insatisfatórios, o 3 é razoável e o 4 e 5 são bons.  A maior parte dos cursos teve nota 3 no exame (43,9%), avaliação mínima acima da média. Outros 19% dos cursos avaliados tiveram nota 4 e apenas 5,4% conseguiram a nota máxima no exame nacional, avaliação 5.

No Bico do Papagaio duas instituições participaram do ENADE 2012, a Faculdade Integrada de Araguatins (FAIARA), que teve o curso de Administração avaliado e a Faculdade do Bico do Papagaio (FABIC) com os cursos de Direito e Ciências Contábeis.

A FABIC voltou a ter resultado negativo no exame, mostrando que educação e política não combinam. A instituição é palco de diversas disputas internas pelo controle da instituição que até hoje não conseguiram reverter os resultados em benefícios para os alunos, que continuam passando vexame e tirando notas baixas em todas as avaliações. Desta vez o curso de Ciências Contábeis ficou na faixa 1, a pior nota. O curso de Direito também ficou em faixa insatisfatória com a nota 2. 19 estudantes de Direito e 15 de Ciências Contábeis participaram do exame.

Já a FAIARA, de Araguatins, obteve um resultado razoável, mas considerado satisfatório e coloca a instituição em um nível aceitável pelo Ministério da Educação e a ponto de concorrer com outras instituições do Estado. 21 estudantes participaram da avaliação.

CLIQUE AQUI E VEJA O RESULTADO COMPLETO

 

 

publicidade
FAÇA UM COMENTÁRIO
Atenção: Os comentários aqui publicados são de responsabilidade dos usuários e não representam a opinião do Jornal. Se achar algo que viole ou fira sua honra pessoal, envie para o email: [email protected] que iremos analisar.
8 Comments

Bico do Papagaio

AUGUSTINÓPOLIS: Regional está com 80% das UTIs Covid ocupadas

Publicado

em

Segundo informações consolidadas da Secretaria de Estado da Saúde (SES), para esta quarta, 20, a taxa de ocupação de leitos UTI Covid-19, no Hospital Regional de Augustinópolis (HRAug), está em 80%. A unidade possui ao todo, 10 leitos, estando portanto, apenas 2 desocupados.

Os números só são menores que do Hospital Estadual de Combate a Covid-19 (Hospital de Campanha), que está com todos os seus 10 leitos de UTI ocupados.

A situação geral do estado, quanto aos leitos de UTI para Covid-19, é nesta quarta de 60% de ocupação. Ao todo, o estado tem 147 leitos, estando 88 ativos.

Com relação a ocupação de leitos clínicos, o HRAug está em uma situação um pouco melhor, com tomada de 67%. A unidade dispõe de 12 leitos, estando 8 com pacientes.

Continue lendo

Bico do Papagaio

ARAGUATINS: Confira as vagas de emprego no Sine para esta quarta, 20

Publicado

em

SINE – ARAGUATINS
Rua 13 de outubro, n° 1073, Centro.
Fone: 3474-3003 / 1100
CEP: 77.950-000 – Araguatins – TO
Veja as vagas de emprego em Araguatins e outras cidades do estado clicando AQUI

Continue lendo

Bico do Papagaio

XAMBIOÁ: Mercado Municipal e Feira Coberta passarão por reforma

Publicado

em

O Mercado Municipal Antônio Alves de Sousa e a Feira Coberta do Município Antônio Goiano de Lucena passarão por reformas e adequações na estrutura para melhor atender às necessidades da comunidade local.

As melhorias vão priorizar medidas sanitárias e de saúde pública. A ideia é que as obras ofereçam otimização do local, proporcionando maior segurança para atender aos moradores, turistas e profissionais locais.

Continue lendo
publicidade Bronze