- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
quinta-feira, 28 / março / 2024

- Publicidade -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

FABIC dá vexame no ENADE. FAIARA tem desempenho satisfatório

Mais Lidas

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (INEP) divulgou na segunda-feira, 7, as notas dos cursos que foram avaliados no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE 2012). Neste ano, 30% dos cursos de ensino superior ficaram com notas insatisfatórias. O ENADE tem o objetivo de medir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação quanto aos conteúdos programáticos, às suas habilidades e competências. Ele é usado para compor o Conceito Preliminar de Curso (CPC), que mede a qualidade dos cursos em uma escala de 1 a 5. A avaliação é feita a cada três anos.

Em 2012, foram avaliados 7.228 cursos da áreas de ciências sociais aplicadas e ciências humanas, além de cursos de tecnologia. Os cursos avaliados foram: bacharel em administração, ciências contábeis, ciências econômicas, comunicação social, design, direito, psicologia, relações internacionais, secretariado executivo e turismo. Também vão ser avaliados estudantes dos cursos que conferem diploma de tecnólogo em gestão comercial, gestão de recursos humanos, gestão financeira, logística, marketing e processos gerenciais.

O ENADE tem notas de 1 a 5, os resultados 1 e 2 são considerados insatisfatórios, o 3 é razoável e o 4 e 5 são bons.  A maior parte dos cursos teve nota 3 no exame (43,9%), avaliação mínima acima da média. Outros 19% dos cursos avaliados tiveram nota 4 e apenas 5,4% conseguiram a nota máxima no exame nacional, avaliação 5.

No Bico do Papagaio duas instituições participaram do ENADE 2012, a Faculdade Integrada de Araguatins (FAIARA), que teve o curso de Administração avaliado e a Faculdade do Bico do Papagaio (FABIC) com os cursos de Direito e Ciências Contábeis.

A FABIC voltou a ter resultado negativo no exame, mostrando que educação e política não combinam. A instituição é palco de diversas disputas internas pelo controle da instituição que até hoje não conseguiram reverter os resultados em benefícios para os alunos, que continuam passando vexame e tirando notas baixas em todas as avaliações. Desta vez o curso de Ciências Contábeis ficou na faixa 1, a pior nota. O curso de Direito também ficou em faixa insatisfatória com a nota 2. 19 estudantes de Direito e 15 de Ciências Contábeis participaram do exame.

Já a FAIARA, de Araguatins, obteve um resultado razoável, mas considerado satisfatório e coloca a instituição em um nível aceitável pelo Ministério da Educação e a ponto de concorrer com outras instituições do Estado. 21 estudantes participaram da avaliação.

CLIQUE AQUI E VEJA O RESULTADO COMPLETO

 

 

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

8 Comentários

  1. o engraçado é que a FABIC cobra tanto dos acadêmicos, mais na hora da qualidade é essa vergonha. Essa nova diretoria pra que veio? o único benefício produzido até agora foi o aumento dos requerimentos administrativos. Pode cobrar R$ 100,00 por um desses? e os acadêmicos que nada fazem?! é apatia de todo lado.

  2. O que se vê no resultado do exame é tão somente a realidade da instituição, que peca já desde o processo seletivo, antes vestibular, hoje simples redação. O problema do ENADE é que não penaliza o estudante caso este compareça para se submeter ao exame, porém a IES sim, que por ter nota negativa, além de ser alvo de críticas vira alvo do MEC. É notório que no curso de Direito há pessoas que buscam conhecimento e se dedicam de verdade, e também há aqueles que buscam, buscam, buscam e não encontram nada…. Todavia, a Fabic é uma instituição nova, carente, e ainda engatinha rumo a excelência. Sou apenas um simples acadêmico que vê a Fabic como instrumento de mudança e agregação de valores, tanto econômicos quanto culturais a essa região, considerada a mais pobre do Tocantins. Se formos olharmos em um aspecto stricto há ex-acadêmicos que já lograram êxito em menos de um ano de concluído o curso, ou seja, o interesse da graduação bem feita é personalíssimo, e não existe meios de uma abrangência erga omnes dentro de um grupo de 19 pessoas, todavia a nota aferida foi a média destes, que a meu ver 30% se saiu bem.

  3. Mas esse jornalzinho de 5ª categoria tem uma tendência pra puxar saco pra essa cidadezinha mediocre que é Araguatins. Cadê a imparcialidade que é necessária pra ditar notícias? Se vocês querem ser tendenciosos, vão pra um blog!
    O Curso de Direito teve um desempenho de nota 2. Ainda que não seja um bom número pra Instituição, também não foi o pior!
    Esse cursinho de Administração só tem gente ridícula, metida que não tem onde cair morta. É muita falta do que fazer mesmo, viu………
    A Ana Maria está aqui na faculdade tentando ao máximo melhorar ela, e vocês aí publicando notícias desse nível!!!!!!! Que ridículos

  4. Esse observador é uma graça, o jornal só está falando a verdade, que não pode ser omitida, é uma pena que doeu em você. A grande realidade é que a culpa é de todos, mas principalmente dos estudantes, que fazem da faculdade um palco, uma passarela em vez de estudar. Um dia, quem sabe, os tocantinenses aprendam o que é estudar e parem de reclamar da vida. Não é atoa que em todos os concursos no estado mais de 90% das vagas são ocupadas por profissionais de outros estados, principalmente do Maranhão, e olha que a educação do maranhão não é lá essas coisas viu. Abram os olhos meu povo e procurem antes de tudo o conceito de educação e estudo, quem sabe assim vocês encontrem onde está o erro e comecem a mudar esse conceito. Fica a dica…. 😉

  5. So deixando bem claro aqui que na FAIARA nao tem nenhum Acadêmico metido nem muito menos lascado por que se estão la é porque tem condicões de pagar seu estudo e outra valoriza muito bem tudo o que é lhe ensinado, a faculdade pode ate ser humilde ter passado por varias crises, mas isso mostra que nao é um predio q faz um profissional e sim seus conhecimentos.
    Agora se esta lhe encomodando o fato da Faiara ter tido um bom desempenho no ENADE isso prova que ela valoriza muito bem seus Acadêmicos. E ridicula é quem falou um tipo de coisa dessa.
    Parabéns a nós Acadêmicos e Futuros Profissionais!!!!

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimas Notícias